Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, julho 20, 2007

Rosalina Meira Machado

Existem pessoas que passam pelo mundo e ninguém percebe, existem pessoas que Deus coloca na vida da gente para que possamos aprender com elas e às vezes nós não percebemos e não damos a devida importância à essas pessoas.
A Rosa foi uma dessas pessoas... sempre de bom humor, mesmo nas horas difíceis ela nunca deixou transparecer o seu sofrimento... sempre alegre... firme... nas rodas de viola ao lado de seu companheiro, o Mauro Viola ela cantava, brincava...e é claro tomava a cervejinha gelada...
Eu tenho certeza de que Rosalina Meira Machado chegou no céu...cantando e sendo recepcionada por São Gonçalo do Amarante...
Fica registrado aqui o nosso pesar, mas fica a boa lembrança... e aquela sensação de que perdemos muito tempo... em não aproveitar as horas em que estavamos perto... para aprender com o seu jeito de ser.

Rosa. Saudades... Sua falta dói, mas sua lembrança nos reanima. Exemplo de aproveitamento da vida, alto astral até os últimos momentos. Agora é um ser encantado (Prof. Aureo)



Felicidade não se compra na loja da esquina. Adquire-se com o passar do tempo, mesmo que sejam em poucos momentos. A sensação de eternidade permanece. Mauro, João, minha mãe e Rosa (saudades).(Professor Aureo)

Lançamento

Mais uma vez é sexta feira e dia da gente divulgar novidades... quero falar hoje de um pessoal de Birigui, a capital nacional do calçado infantil. Trata-se de Cido Teixeira e Giovani.
Uma dupla muito boa como os cumpadres poderão apreciar neste link.

prisioneiro



















Vale um destaque especial para a participação do grande violeiro Rodrigues Viola, que fez o arranjo e tem participação na parte instrumental.
Telefone para contato: (018)3642-3167 - Giovani em horario comercial.
e-mail: cd-on@ig.com.br

quarta-feira, julho 18, 2007

Eu sei que ja falei sobre este cidadão mas nunca é falar demais de quem mereçe. Com voces





João Vilarim


Violeiro, cantor, compositor e arranjador.

O seu trabalho é inspirado na música regional – do interior de São Paulo, Minas Gerais, norte do Paraná, Goiás e Mato Grosso – MPB e world music. Em seus arranjos busca a fusão de instrumentos como a viola caipira, violino, contra baixo, flautas e percussão.

A opção pela harmonia simples e melodias suaves ditadas pelo violino mistura-se com o som grave do baixo que forma um casamento harmônico com a viola caipira, dando um contexto exótico às suas composições, fazendo com que a sua poesia agregue-se a este contexto musical.

A parceria com seu irmão Antonio Carlos, Nico, atravessa mais de uma década de boas idéias, incluindo em seus temas ecologia, filosofia; espiritualidade e a vida caipira. A busca pela linguagem simples faz com que as idéias sejam passadas de uma forma clara e objetiva.

Em seu repertório além de suas composições, interpreta músicas de grandes nomes como Renato Teixeira, Almir Sater, Tião Carreiro, Rolando Boldrin, etc.

Iniciou seus estudos musicais aos doze anos aprimorando-se no contra baixo e viola caipira. Teve como mestres Valdevido de Souza, Antonio Marcos Conceição, Celso Pixinga, etc.

Leciona viola caipira, teoria musical e demais instrumentos de corda em sua residência, em oficinas culturais e na escola de música NAM - Núcleo de Arte Musical, na zona leste de São Paulo.

É autor de um conjunto de métodos de ensinopara viola caipira:

  • A viola caipira sem mistérios: método teórico e desenvolvimento técnico para viola caipira;
  • Ponteio Caipira: repertório para viola caipira - contendo 3 volumes de músicas caipira totalizando 600 canções dos mais diversos compositores e interpretes da música caipira;
  • Toque de viola: contendo introduções de musicas caipiras;
  • Ponteio caipira 2: músicas soladas na integra para viola caipira.

Este material didático abrange o estudo da viola caipira de um modo prático, tratando de assuntos como: técnicas, escalas, ritmos, teoria musical e ponteios.

Como instrumentista, em seus trabalhos anteriores destaca-se: “BANDA KRIG-HÁ, BANDOLO!”, que foi fundador e participava como baixista e violeiro, banda esta que interpretava a obra de Raul Seixas.

Acompanhou a cantora paranaense Erimeide Zanchettini por dois anos contando com a sua primeira participação no programa “VIOLA MINHA VIOLA” da TV CULTURA, e também o violeiro paranaense Alecir Carrigo, ambos como violeiro, violonista e baixista.

Com o poeta popular Costa Senna, dividiu o palco no show “Cantos e cordéis”, apresentando-se em faculdades e eventos culturais.



Acompanhou a dupla
caipira Liu e Léu em algumas apresentações como violeiro.

Além de seu trabalho solo, desenvolveu junto a Associação Cultural Brasil Inkas seu primeiro CD, onde interpreta músicas caipiras com um “toque” andino ( Charango, quenas e sampoña ), em arranjos desenvolvidos por ele.

Em suas apresentações com seu trabalho destacam-se:

  • 6 apresentações no programa “VIOLA MINHA VIOLA”;
  • Festival canta São Paulo, em duas edições;
  • SESC;
  • Festival Ibero Americano;
  • 4ª musical no Shopping Anália Franco, abrindo o show para Dominguinhos;
  • Projetos Bairro a Bairro apresentando-se várias bibliotecas casas de cultura;
  • Projeto Arte nas Ruas - prefeitura de São Paulo;
  • 4ª musical projeto Itaú metrô;
  • VI mostra de arte, Biblioteca Ipiranga;
  • Circuito de Casas de Cultura de Diadema;
  • 2ª grande festa country e sertaneja, abrindo o show do cantor sertanejo Marciano.

Seu trabalho já sofreu neste período de tempo algumas transformações desde seu início, mas nunca comprometeu sua qualidade.

Inicialmente era formado por: ALESSANDRO FERREIRA - violão e vocal de apoio; MARCOS ZANDA - violino e percussão; FERNANDO MARINHO - baixo; CLÁUDIA SPERB - teclado; ANDRÉ GEORGES - bateria.

Hoje o quadro de músicos que o acompanha forma-se assim:

  • FERNANDO MARINHO – contrabaixo
  • FABINHO – violão
  • GEOVANI – percussão
  • MARCELO SCHINEIDER – violino

E eventualmente:

  • WILLIAM LABECA – piano e teclados
  • JOSÉ CARLOS RODRIGUES – flauta

Está em fase de divulgação de seu 2º Cd e 1º trabalho solo, que contará com canções de sua autoria e Antônio Carlos. Onde participam 12 instrumentistas. Viola caipira, violão, baixo percussão, cordas, metais, harpa paraguaia, flautas, piano e outros instrumentos forão utilizados neste trabalho.

Dentre elas destacam-se:

  • Fim dos heróis - música que retrata o fim dos boiadeiros e a herança que nos deixaram;
  • Um sonho e um segredo - ...nossos sonhos e nossos segredos diante o auto conhecimento;
  • Capão do embira - este é um chamamé que foi feito em homenagem ao córrego que corta a Vila Formosa, bairro em que nasceu;
  • Canoeiro do Tietê - canção com tema voltado à ecologia que nos transporta ao leito limpo deste rio em tempos idos;
  • Chuva - nos dita que as águas vindas em forma de torrentes e devastações são as mesmas que faz o verde brotar;
  • Jardim dos Sentidos - é a canção que dá o título ao CD e que retrata a presença de Deus: em tudo está, tudo transforma, em tudo permuta...


1 - Canoeiro do Tietê

2 - Água e sal

3 - Chuva

4 - Ao longo das eras

5 - Fim dos heróis

6 - Capão do Embira

7 - No laço da viola

8 - Um sonho e um segredo

9 - No bojo do jacarandá

10 - Seguindo os passos da

imaginação

11 - Pedaços de chão

12 - Jardim dos sentidos

JARDIM DOS SENTIDOS

Este é o nosso primeiro trabalho com composições próprias. Escolhemos um repertório eclético dentro de nosso universo musical e procuramos unir as poesias, melodias e harmonias dentro de ritmos diversificados. Quando entramos em estúdio já tínhamos uma base pré definida pelos arranjos, fomos moldando gradativamente as canções e a cada nota que colocavamos a impressão de enriquecimento harmônico era surpreendente. Agradeço a ajuda de meus GRANDES AMIGOS e GRANDES MÚSICOS que colocaram, cada qual a seu modo, um toque de carinho e responsabilidade em cada faixa gravada.



Músicas 1, 4, 5, 6, 7, 8 e 9: João Vilarim
Músicas 2, 3, 10, 11 e 12: João Vilarim e Nico
Voz, viola caipira, violão e percussão: João Vilarim;
Contrabaixo:
Fernando Marinho;
Flauta: Drº José Carlos;
Violino, viola e violoncello: Marcelo Schineider;
Piano e teclados: Willian Labecca;
Sax: Sumé;
Gaita:
Marcelo Soria;
Harpa paraguaia: Dario Andino;
Berrante: Edson Araçatuba;
Bateria: João Carlos (Cabeças) ;
Arranjos de base: João Vilarim;
Arranjos de cordas: João Vilarim, Marcos Zanda e Marcelo Schineider;
Mixagem, masterização, técnica: João Carlos (Cabeças);
Produção: João Vilarim e Jesus Anibal
Associação Cultural Machu Picchu - Cuzco;
Produção Fonográfica:
Gravadora e Editora Brasil Inka's

Para comprar: (xx11) 6911-2604 / e-mail:
joaovilarim@terra.com.br
vilarim@ponteiocaipira.com.br