Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, março 15, 2007

Grandes Compositores

Taí mais um dos grandes compositores, lembrando que esses dados foram coletados no site Boa Musica Brasileira do grande cumpadre Ricardinho.

Capitão Barduíno:

Pedro Anestori Marigliani, o Capitão Barduíno nasceu em Socorro-SP no dia 13/11/1904 e faleceu em São Paulo-SP no dia 01/08/1967. Filho de italianos, como se pode observar no sobrenome, desde criança sonhava trabalhar em rádio.

Em 1937, foi levado pelo Ariowaldo Pires, o Capitão Furtado, à Odeon, onde estreou como compositor, quando “Nhá Zefa e Juca Matias” lançaram sua Moda de Viola “Casá?!... Só Ansim” (Capitão Barduíno - Nhá Zefa (Maria de Léo)).

Foi em 1939, na Rádio Bandeirantes, de São Paulo-SP, quando foi contratado por Otávio Gabus Mendes, diretor artístico da emissora, que Pedro Anestori Marigliani acabou recebendo o apelido pelo qual ficou conhecido em toda a sua carreira artística.

Capitão Barduíno também comandou o programa ”Brasil Caboclo” na Rádio Bandeirantes, que era na época o programa de maior audiência no Brasil. A mesma emissora também apresentava o programa “Na Serra da Mantiqueira”, que era comandado pelo Comendador Biguá, outro grande sucesso do Rádio.

Um fato curioso é que na mesma época, as meninas iniciantes Mary Zuil Galvão (Ourinhos-SP 04/05/1940) e Marilene Galvão (Palmital-SP 27/04/1942), as Irmãs Galvão, desde 1954 se apresentavam nessa emissora (inicialmente no programa “Na Serra da Mantiqueira” e posteriormente no “Brasil Caboclo”) e seus nomes já eram pronunciados com admiração pelos profissionais e ouvintes.

E, ouvindo o programa “Brasil Caboclo”, comandado pelo Capitão Barduíno, foi que Diogo Mullero, também conhecido como Palmeira, que era na época diretor artístico da RCA, “previu o futuro" da dupla feminina e convidou Mary e Marilene para gravar seu primeiro disco, o que aconteceu no Rio de Janeiro em 1957.

Capitão Barduíno dedicou-se esporadicamente à composição; merece destaque a belíssima mensagem na letra de “A Enxada e a Caneta” (Capitão Barduíno - Teddy Vieira), lançada por Zico e Zeca na gravadora Columbia, e gravada também por outros renomados intérpretes, tais como Nestor da Viola e também Lourenço e Lourival.

Como redator e apresentador de programas de rádio, destacou-se também com o programa “A Câmara dos Despeitados”, sátira política que fez também bastante sucesso na época.

E, em sua homenagem, a SP-08, Estrada que liga os municípios de Bragança Paulista-SP e Socorro-SP, recebeu o nome de Rodovia Capitão Barduíno.

Ao contrário dos demais compositores e poetas homenageados nessa página, há pouquíssima informação disponível sobre o Capitão Barduíno e seus dados biográficos foram encontrados somente no Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira e na Enciclopédia Musical Brasileira.

Algumas composições de Capitão Barduíno:
• Abre a Janela (Capitão Barduíno - Piraci)
• A Enxada e a Caneta (Capitão Barduíno - Teddy Vieira)
• A Vingança do Soldado (Capitão Barduíno - Chiquinho)
• Caboclo (Capitão Barduíno - Anacleto Rosas Jr.)
• Carmen Miranda (Palmeira - Capitão Barduíno)
• Casá?!... Só Ansim (Capitão Barduíno - Nhá Zefa)
• La Gilota (Capitão Barduíno)

Nenhum comentário: