Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, agosto 28, 2007

Vadico e Vidoco

Informações colhidas no site Boa Musica Brasileira


Milton Passos, o Vadico, é natural de Olímpia-SP. João Nietto, o Vidoco é natural de Pirangi-SP e, de início, formou uma dupla juntamente com seu irmão.

Foi no ano de 1959 que Milton e João se conheceram na Capital Paulista e começaram a cantar juntos, nascendo então a dupla que ficou conhecida como a "Dupla Café Com Leite" (título pelo qual também é conhecida atualmente a dupla Mococa e Paraíso).

Sulino e Marrueiro levaram a jovem dupla "Vadico e Vidoco" aos estúdios da Rádio Nacional de São Paulo-SP. E foi com a ajuda do Compositor e Radialista Anacleto Rosas Jr. que eles foram contratados pela gravadora Copacabana, onde gravaram pelo selo Sabiá os dois primeiros discos 78 RPM e o LP "Relíquias de Amor".

Vadico e Vidoco, com suas belíssimas vozes, as quais possuíam certa semelhança com as vozes de Tonico e Tinoco, foram ganhando prestígio no meio artístico, reconhecidos como grandes Violeiros.

A dupla se apresentou nas Rádios Tupi, Aparecida e Record, além terem realizado "tournées" em circos pelo Interior Paulista, além dos Estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Vadico e Vidoco também se apresentaram na TV Tupi e na TV Globo.

Vadico e Vidoco chegaram se separar por um curto período de tempo e, na ocasião, Vidoco chegou a formar dupla juntamente com José Vieira, o Abel, que na época ainda não havia formado com seu primo Sebastião Silva a famosíssima dupla Abel e Caim.

Vidoco convidara o José Vieira que tinha a voz parecida com a voz do Vadico. Atuaram juntos em alguns programas de rádio e shows em circos, até que apareceu uma oportunidade para gravarem um disco.

Vidoco, no entanto, achou melhor chamar o antigo parceiro, sem nada ter dito ao José Vieira. Este, por sua vez, quando chegou ao estúdio de gravação na hora combinada e soube que o Vidoco já havia feito a gravação com o "Vadico original", decidiu então deixar a dupla.

Ao que consta, a dupla Vadico e Vidoco gravou apenas 2 discos 78 RPM e 5 LP's. Eis abaixo a relação das quatro Músicas que foram gravadas pela dupla em seus dois primeiros "bolachões" 78 RPM, pela gravadora Sabiá:


"Envergonhado" (Valseado) (Luiz Rosas Sobrinho - Anacleto Rosas Jr.)
Número: S-580-A
Matriz: M-3181

"Folha Da Espada" (Moda de Viola) (Anísio José Teodoro - Vadico)
Número: S-580-B
Matriz: M-3182

"Desprezo" (Arrasta-Pé) (Tuta - José Russo)
Número: S-601-A
Matriz: M-3364

"A Moda Dos 30" (Cateretê) (Anacleto Rosas Jr. - Ivo Signorini)
Número: S-601-B
Matriz: M-3365


Quero aqui destacar o CD "Mágoa de Boiadeiro", o qual foi lançado inicialmente como LP em 1969 e, ao que consta, parece ser o único disco de Vadico e Vidoco que foi remasterizado e se encontra à venda no formato de CD. Destaque para as belíssimas interpretações de "Zulmira" (Vadico - Vidoco), "Desprezo" (Tuta - José Russo), "Gaiola de Ouro" (Marrueiro - Bolinha), "Zé da Carolina" (Goiá - Leonardo Amâncio), "A Muié do Tião" (Zulmiro), "A Volta do Menino" (Tanabi), além da faixa-título "Mágoa de Boiadeiro" (Índio Vago - Nonô Basílio) e também a belíssima "Mãe Amorosa" (Tanabi - Aleixinho) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página), que foi o maior sucesso de Vadico e Vidoco, tendo sido gravado também por excelentes intérpretes do quilate de Abel e Caim, Pedro Bento e Zé da Estrada e Sérgio Reis, apenas para citar alguns.

O encarte do LP original, e também do CD, traz o seguinte comentário do Radialista Nhô Zé (a pedido do Compositor e Radialista Geraldo Meirelles):

"Meu Caro Geraldo Meirelles: Foi com indizível alegria que recebi o convite para escrever duas palavras que servissem de intróito ao novo LP de Vadico e Vidoco, a conhecida e mais que apreciada 'Dupla Café Com Leite'. Pois bem. Não será necessário adjetivar evasivamente para apresentar esse trabalho. Direi apenas, com toda sinceridade, tratar-se, sem dúvida alguma, de uma das grandes duplas da 'Capital dos Violeiros', diferente de verdade e com características absolutamente suas. Dona de um repertório caprichosamente escolhido, já vem conseguindo o seu lugarzinho ao Sol, pois conta com apreciável legião de apreciadores o que, de certa forma, a coloca em situação privilegiada. Vadico e Vidoco, como muitos cartazes sertanejos contemporâneos, ensaiou seus primeiros passos na vida artística ao nosso lado, na velha 'Alvorada Cabocla' da Rádio Nacional e, desde seu início, já prevíamos que seria dessa forma. Temos certeza, portanto, que esse novo LP da 'Dupla Café Com Leite' será um sucesso e, por esse motivo, felicito o selo Sabiá pela aquisição e você, meu caro amigo, pela feliz escolha."

Nhô Zé
São Paulo, Janeiro/69

Como "nem tudo é perfeito", esse CD tem apenas um "pequeno defeito", já que tem na capa apenas o nome das Músicas, na ordem correta, não citando no entanto o nome dos Compositores das mesmas. De resto, porém, é um disco que não pode faltar na coleção de quem aprecia a Música Caipira Raiz!

Vadico faleceu no dia 01/02/1989 vítima da doença de Chagas. Vidoco faleceu 15 anos depois, em 18/10/2004, em Itapira-SP, cidade na qual já foi Vereador e recebeu o título de Cidadão Itapirense.

E, conforme consta na Ata da 34ª Sessão Ordinária, no dia 18 de Outubro de 2004, na cidade de Itapira-SP, o Vereador Dirceu de Oliveira fez o seguinte pronunciamento:

"Hoje, nesta Casa, houve o velório de um grande Músico de Itapira-SP, Cantor de Música Raiz, Sr. João Vidoco Nieto. O Vidoco, como era conhecido, gravou Músicas juntamente com seu companheiro Vadico. Ele foi Vereador e teve grande Participação Legislativa. Ele fez vários programas na Rádio Clube, teve grande importância para a cidade e, nada mais justo, esta Casa suspender os trabalhos em homenagem a este Grande Cidadão. Portanto, quero requerer ao Presidente da Câmara para que, com a anuência do Plenário, encerre os trabalhos em homenagem ao nosso Vidoco."

E tal requerimento verbal foi colocado em votação e... Aprovado por Unanimidade!



Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias da excelente Revista Viola Caipira, editada pelo Pinho em Belo Horizonte-MG, e também do site da Câmara Municipal de Itapira-SP.