Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, março 09, 2007

Lançamento

Boa tarde Cumpadres e Cumadres, o que se segue abaixo é uma postagem colhida no Grupo Caipira Raiz, e postada aqui para a divulgação destes grandes talentos, um grande abraço ao cumpadre João Araujo.
Em tempo, um bom final de semana para todos os cumpadres e cumadres, com bastante moda caipira, uma boa branquinha e cerveja gelada. E que Deus pela intercessão de São Gonçalo abençoe a todos.


Carissimos,

Graças a Deus, o Viola Urbana vai se consolidando como um trabalho de homenagem à viola
caipira,

assim como aos violeiros brasileiros, o que muito me honra !!!

Em primeira mão para os amigos da internet (antes mesmo de ser colocado à venda no nosso site),

gostaria de lhes apresentar, com muita alegria, mais dois belíssimos trabalhos de viola caipira, os cds :







"Nas Entrelinhas"

Lançamento de Bilora, (www.bilora.com.br) grande violeiro ganhador de vários festivais da canção no Brasil (inclusive o 3.o lugar Festival da Música Brasileira de 2000, promovido pela Rede Globo de Televisão). Neste seu terceiro trabalho, Bilora nos traz interpretações maravilhosas (particularmente,

adoro os calangos desse "cabra"!) e as participações especiais de : Chico Lobo, Paulinho Pedra

Azul, Zé Alexandre e vários outros...











"Viola Caipira - instrumental"

Rodrigo Delage (www.rodrigodelage.com.br) , logo nesse seu primeiro trabalho, já abocanhou o Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, em 2004; com um pé no sertão de Guimarães Rosa, esse maravilhoso trabalho faz parte de várias trilhas de programas de tvs, e tem faixas selecionadas para o cd Sons do Sertão, que acompanha o "Dossiê Guimarães Rosa", excelente publicação do Instituto de Estudos Avançados da USP. Instrumental na maior parte, quando tem coisa cantada é do nível das participações especialíssimas de Pena Branca e Chico Lobo...

AMBOS ESTÃO A PARTIR DE AGORA À VENDA PELO SITE WWW.VIOLAURBANA.COM ,

além dos outros já destacados lá, dos grandes amigos violeiros :





"Akpalô", de Pereira da Viola










"Andejo", de Joaci Ornelas.

ÓTIMAS OPÇÕES PRA QUEM GOSTA DA VIOLA DE 10 CORDAS !

Pra quem quiser adquirir essas jóias raras, o preço é de R$ 20,00 cada.

Fazendo o pedido diretamente em resposta à esse email,

GANHA POSTAGEM PARA QUALQUER LUGAR DO BRASIL ao pedir pelo menos 02 títulos.

Estudo também promoções para pedidos maiores,

qualquer coisa estou aqui pra combinarmos...

E vamos proseando !!!


Grande abraço do JOÃO ARAÚJO




Diretor do Grupo Viola Urbana
joaoaraujo@joaoaraujo.mus.br
Celular : (31) 9952-1197

Visite os sites :

http://www.violaurbana.com (A influência da viola caipira na MPB)
http://www.joaoaraujo.mus.br (site oficial de João Araújo, de Belo Horizonte/MG)
http://violasertaneja.blog.uol.com.br
http://violasertaneja.sites.uol.com.br
(site e blog "O Violeiro", do mestre Luiz Viola, de Bauru / SP)
http://www.boamusicaricardinho.com (site do Ricardinho "Boa Música", de Santo André / SP)
http://www.lucianoqueiroz.com (site de Luciano Queiroz, violeiro e luthier de Nova Andradina / MS)

quinta-feira, março 08, 2007

Grandes Compositores

As informações aqui postadas foram colhidas no site Boa Musica Brasileira do nosso Cumpadre Ricardinho e postadas na integra.

Bariani Ortêncio:


Nascido em Igarapava-SP, Valdomiro Bariani Ortêncio, além de Compositor, é também Escritor, Pesquisador da Cultura Popular e Presidente da Comissão Goiana de Folclore, além de ser também membro da Academia Goiana de Letras.

Como escritor, publicou diversos livros, dentre os quais "Dicionário do Brasil Central" - Editora Ática - 1983, "O Homem Que Não Teimava" - Editora Saraiva - 2000, "Cartilha do Folclore Brasileiro" - Editora da UCG - Universidade Católica de Goiás - 1997, "O Enigma do Saco Azul" - Editora Atual, "Cozinha Goiana - Estudo e Receituário" - Kelps Editora - 2001 e "Medicina Popular do Centro-Oeste" (1997).

Caso deseje, o Apreciador poderá adquirir livros escritos por Bariani Ortêncio na Submarino. Para isso, basta clicar no "banner" abaixo:



Como compositor, Valdomiro é autor de tangos, guarânias, congadas e corridos, entre outros ritmos e teve suas primeiras composições gravadas a partir de 1957, por diversos intérpretes, dentre os quais "Irmãs Santos", "Duo Paranaense", "Trio da Vitória", "Duo Estrela D'Alva" e "Duo Guarujá", entre outros.

Também a Orquestra e Coro RGE gravou a marcha "Brasília, 21 de abril", que homenageou a inauguração da nova Capital Federal, em 21/04/1960.

Além de seu excelente trabalho pelo Folclore e pela Boa Música Brasileira, esse "Paulista de Coração Goiano", também é famoso pelo seu "Bazar Paulistinha" (o "Bazar do Valdomiro") em Goiânia-GO, que é inclusive citado em diversos clássicos do repertório Caipira Raiz, como por exemplo "Pagode em Brasília" (Lourival dos Santos - Teddy Vieira), "Visita a Goiás" (Goiá - Sidon Barbosa) e "Saudade de Goiás" (Goiá - Amaraí). O "Bazar do Valdomiro" pode ser visitado no Goiania-Shop.


Algumas composições de Bariani Ortêncio:

  • 13 de Dezembro (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • A Última Serenata (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Acalma Coração (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Brasília, 21 de Abril (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Despedindo de Ti (Valdomiro Bariani Ortêncio - Rezendinho)
  • Destinos Iguais (Valdomiro Bariani Ortêncio - Caetano Somma)
  • Entre Copas (Valdomiro Bariani Ortêncio - Zacarias Mourão - João de Deus)
  • Folia de Reis (Waldomiro Bariani Ortêncio)
  • Folia de São João (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Folia do Divino (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Galo de Briga (Valdomiro Bariani Ortêncio - Augusto Roselen)
  • Não me Pergunte (Valdomiro Bariani Ortêncio - Nízio)
  • Não Saberei Sofrer (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • No Abandono (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Nossa Senhora da Guia (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • O Que é o Amor (Valdomiro Bariani Ortêncio - Zacarias Mourão)
  • Quinta Comarca (Valdomiro Bariani Ortêncio - Odilon Faria)
  • Santa Isabel (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Senhora da Abadia (Valdomiro Bariani Ortêncio)
  • Voltarás (Valdomiro Bariani Ortêncio - Heitor Cardoso)
  • Vou-se Embora (Valdomiro Bariani Ortêncio - Ramiro Hernández)
  • quarta-feira, março 07, 2007

    Grandes Compositores

    Continuando a saga dos grandes compositores da musica raiz, é hora de felicitar o cumpadre Ricardinho, pelo excelente trabalho no site Boa Musica Brasileira

    Athos Campos:

    Athos Campos, assim como Rolando Boldrin, possui também o nome artístico igual ao seu nome completo. Nasceu em 14/07/1923 na cidade de Bebedouro-SP e faleceu no dia 01/11/1992 em Bragança Paulista-SP.

    Compositor, Violeiro, Folclorista e Radialista, em 1939, com apenas 16 anos de idade, em parceria com Serrinha, compôs "Chitãozinho e Xororó", sua primeira música que foi justamente o seu maior sucesso, e que foi regravada várias dezenas de vezes pelos mais renomados intérpretes da Música Caipira Raiz tais como " Tonico e Tinoco", " Serrinha e Caboclinho", " Serrinha e Zé do Rancho" e " Pedro Bento e Zé da Estrada", apenas para citar alguns.

    Essa belíssima composição conta a estória do "inhambuxintã" e do "inhambuxororó" (Crypturellus tataupa e Crypturellus parvirostris, respectivamente, dois pássaros da família dos Inhambus) e ressalta também a beleza e a simplicidade da vida no campo, mesmo vivendo num "ranchinho amarradinho de cipó", sem vizinhos ao redor, ouvindo o canto do galo carijó, além dos pios da coruja, do jaó, do "inhambu-chitã" e do "xororó". Na foto acima e à esquerda, o Inhambuxintã.

    E na foto à direita, o "inhambuxororó", que em outras regiões é também conhecido como "sururina": a mesma "sururina" que à tarde "chora a sua viuvêz" que foi imortalizada no belíssimo poema do "Luar do Sertão" ( Catulo da Paixão Cearense - João Pernambuco). Ver também artigo sobre o "inhambuxororó" no Blog O Violeiro em matéria publicada pelo "Cumpadre" Luiz Viola em 10/02/2005, intitulada "Etimologia Enviolada".

    Athos Campos também foi radialista na Capital Paulista e, durante 17 anos foi produtor do excelente programa "Viola Minha Viola" na TV Cultura de São Paulo-SP, apresentado por Inezita Barroso.

    Athos Campos passou a residir em Mairiporã-SP no final da década de 1930, tendo inclusive composto o Hino Municipal da respectiva cidade, a qual se orgulha de ter sido a terra querida e amada pelo compositor.

    Além de "Chitãozinho e Xororó" (Serrinha - Athos Campos), Athos Campos também compôs outras belíssimas obras-primas do repertório Caipira Raiz, dentre elas, "Sinhazinha" (Athos Campos - Índio Vago), "Bate na Viola" (Athos Campos), "Samba de Roda (Athos Campos - Geraldo Meireles)" e "Viola Sem Defeito" (Athos Campos), apenas para citar algumas.

    Fazendo imitações de animais, Athos Campos também participou do primeiro LP da dupla Chitãozinho e Xororó ("Os Garotinhos Do Paraná"), quando eles ainda eram adolescentes e não haviam "mudado a voz"; e nesse LP, os meninos também interpretaram sua célebre composição que também deu o nome à nova dupla que surgia! Curiosamente, a preferida de Athos Campos não era famosa toada já mencionada que homenageia os dois passarinhos. A que ele mais gostava era "Sinhazinha" (Athos Campos - Índio Vago).

    Athos Campos foi, sem dúvida, um dos artistas mais importantes do nosso país e sempre defendeu as Raízes Culturais do povo. Através de seus programas de rádio e TV, costumava sempre denunciar o mercantilismo que já começava a deturpar a Música Caipira Raiz.

    Lamentavelmente, Athos Campos veio a falecer no dia 01/11/1992 em Bragança Paulista-SP em precárias condições financeiras, não tendo podido tratar eficientemente de duas pneumonias e de dois derrames de que foi vítima. Seus últimos dias ele passou fazendo diálises no porão da casa de sua filha num abandono total...

    Algumas composições de Athos Campos:

    # A Saudade Continua (Athos Campos - Índio Vago)
    # Bate Na Viola (Athos Campos)
    # Boiada Saudosa (Athos Campos - Serrinha)
    # Chitãozinho e Xororó (Athos Campos - Serrinha)
    # Não Sei O Que É Que Eu Tenho (Athos Campos - Aleixinho)
    # Onde Canta O Chororó (Athos Campos)
    # Samba De Roda (Athos Campos - Geraldo Meireles)
    # Sinhazinha (Athos Campos - Índio Vago)
    # Viola Sem Defeito (Athos Campos)