Bariani Ortêncio:
Nascido em Igarapava-SP, Valdomiro Bariani Ortêncio, além de Compositor, é também Escritor, Pesquisador da Cultura Popular e Presidente da Comissão Goiana de Folclore, além de ser também membro da Academia Goiana de Letras.
Como escritor, publicou diversos livros, dentre os quais "Dicionário do Brasil Central" - Editora Ática - 1983, "O Homem Que Não Teimava" - Editora Saraiva - 2000, "Cartilha do Folclore Brasileiro" - Editora da UCG - Universidade Católica de Goiás - 1997, "O Enigma do Saco Azul" - Editora Atual, "Cozinha Goiana - Estudo e Receituário" - Kelps Editora - 2001 e "Medicina Popular do Centro-Oeste" (1997).
Caso deseje, o Apreciador poderá adquirir livros escritos por Bariani Ortêncio na Submarino. Para isso, basta clicar no "banner" abaixo:
Como compositor, Valdomiro é autor de tangos, guarânias, congadas e corridos, entre outros ritmos e teve suas primeiras composições gravadas a partir de 1957, por diversos intérpretes, dentre os quais "Irmãs Santos", "Duo Paranaense", "Trio da Vitória", "Duo Estrela D'Alva" e "Duo Guarujá", entre outros.
Também a Orquestra e Coro RGE gravou a marcha "Brasília, 21 de abril", que homenageou a inauguração da nova Capital Federal, em 21/04/1960.
Além de seu excelente trabalho pelo Folclore e pela Boa Música Brasileira, esse "Paulista de Coração Goiano", também é famoso pelo seu "Bazar Paulistinha" (o "Bazar do Valdomiro") em Goiânia-GO, que é inclusive citado em diversos clássicos do repertório Caipira Raiz, como por exemplo "Pagode em Brasília" (Lourival dos Santos - Teddy Vieira), "Visita a Goiás" (Goiá - Sidon Barbosa) e "Saudade de Goiás" (Goiá - Amaraí). O "Bazar do Valdomiro" pode ser visitado no Goiania-Shop.
Algumas composições de Bariani Ortêncio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário