Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

POVO CAIPIRA DE LUTO

Foi com profunda tristeza que a Cultura Caipira recebeu a notícia do falecimento de José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, no início da noite de 08/02/2010, após sofrer um infarto em sua residência no bairro paulistano do Jaçanã.

Nascido em Igarapava-SP no dia 04/09/1939, José Ramiro formou junto com seu irmão Ranulfo Ramiro da Silva uma das Duplas mais afinadas e mais representativas da nossa Música Caipira Raiz, que foi a inesquecível Dupla Pena Branca e Xavantinho!

Além das belíssimas interpretações no Estilo Caipira Raiz, a Dupla Pena Branca e Xavantinho também se notabilizou pelo "casamento harmonioso" da Fina Flor da MPB com a Música Caipira Raiz, tendo terçado as vozes em belíssimas Composições de Milton Nascimento, Chico Buarque, Paulinho Nogueira, Djavan e Guilherme Arantes, apenas para citar alguns!

Tendo passado mal em casa, Pena Branca foi conduzido às pressas pela Esposa Maria de Lourdes e por sua vizinha para o Pronto-Socorro do São Luiz Gonzaga (PS Jaçanã), onde faleceu às 18h:10min.

Para Pena Branca, que nunca havia apresentado nenhum sinal de problemas no coração, esse dia havia transcorrido dentro da normalidade em sua casa, onde ele tinha inclusive tocado algumas Músicas em sua Viola. Foi um enfarte fulminante que levou o "Mano Véio" Pena Branca ao reencontro com Xavantinho...

Seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque dos Pinheiros, próximo à Rodovia Fernão Dias.

MATERIA COLETADA NO SITE BOA MUSICA BRASILEIRA DO NOSSO CUMPADRE RICARDINHO