Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Juliana Andrade e Daniel Viola

Segue um link para um show de viola, gente de muito talento






Juliana Andrade e Daniel Viola

Programa Viola Brasil

Bom dia, cumpadres e cumadres...

Vamos defender a musica caipira. Mais uma vez a boa musica raiz, se ve ameaçada... por falta de patrocinio, o programa do cumpadre Chico Lobo, corre o risco de ser retirado do ar por falta de dinheiro... eta paizinho este nosso... os que deviam cuidar da cultura estão preocupados em si próprios e os que batalham pelo resgate e a manutenção da tradição são deixados de lado jogados à sua propria sorte...
Mas nao vamos perder essa batalha, sem luta... vamos usar todos os meios para defender essa nossa trincheira, que é o Programa Viola Brasil
Segue abaixo os endereços eletronicos para mensagens.

"Na verdade, se apenas enviar o e-mail para a TV Horizonte parabenizando o Programa Viola Brasil já é um grande feito.

Para TV SESC é só pedir o retorno do Programa Viola Brasil à sua grade televisiva". (palavras do cumpadre Cleber Vianna do site Casa dos Violeiros)

Os endereços a serem enviados os e-mails são:

De:
Para: tvhorizonte@tvhorizonte.com.br
Cc: diretoriaartistica@tvhorizonte.com.br ; coordcomercial@tvhorizonte.com.br
Cco: violabrasil@terra.com.br

e mais este:

De:
Para: lotierzo@sescsp.org.br
Cc: secretaria@tvaparecida.com.br ; programacao@tvaparecida.com.br
Cco: violabrasil@terra.com.br

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Chico Lobo

* Chico Lobo

Nascido em São João Del Rey (MG), este filho de seresteiro, ex-integrante do grupo Aruanda de Danças Folclóricas, é, além de aplicado violeiro, folclorista atuante. Atuando como compositor e intérprete, Chico Lobo participou do CD "Canta Minas"(95), lançado pela Som Livre. Seu primeiro CD solo, o independente "Nos Braços Dessa Viola"(97), lhe rendeu uma indicação para o Prêmio Sharp na Categoria Revelação da Música Regional Brasileira e uma turnê na Itália. No ano seguinte, ao lado do ator e parceiro Jackson Antunes, lançou o CD "Nosso Coração Caipira", com 25 clássicos da canção sertaneja, declamados por Jackson e pontuados por sua viola. Seu terceiro CD, "Reinado", lançado pela Kuarup Discos, é o seu mais novo trabalho, recheado de toadas, calangos e modas-de-viola, e vem com participações de Renato Borghetti, da dupla Caju e Castanha e de Jackson Antunes.

Patrocine, Promova Cultura e Se Comunique Através do Viola Brasil.
**" O Viola Brasil, programa televisivo idealizado, produzido e apresentado pelo violeiro Chico Lobo - hoje um dos artistas mais ativos, efetivos e respeitados no processo de popularização musical mineira, brasileira e inclusive internacional. O Viola Brasil leva ao ar a cultura da viola caipira - nas suas diversas leituras(tradicionais e atuais, o que mostra o quanto esse instrumento e sua cultura raiz estão em plena ascensão). E apresenta de modo qualitativo e cativante a nobreza das raizes, tradições, causos e as crenças do universo dos violeiros, por toda Minas Gerais através da TV HORIZONTE.

Chico Lobo enfoca a cada semana um convidado especial em 30 minutos, com dois blocos, de muita música e boa prosa. E nos quadros "Dicas Do Lobo" e "Tradições, Causos e Crenças" dá a sua indicação pessoal sobre livros, eventos culturais, serviços ou produtos (a)provados pelo artista. Além de contar sempre uma história da tradição oral do universo dos violeiros e do folclore brasileiro. O destaque exclusivo sobre a cultura e a musicalidade que nascem do bojo da viola caipira (também conhecida por viola de 10 cordas, viola brasileira), ou que nela se inspiram, é a marca original desse programa que já atinge uma gama 3 milhões de telespectadores (claro que não todos ao mesmo tempo), e os surpreende com a beleza e o diferencial qualitativo de seu conteúdo. A essência do programa segue a vocação e o perfil histórico da viola caipira - apenas encontrada e produzida no Brasil (embora de origem Ibérica) e portanto -, instrumento típico brasileiro. Por isso os convidados são artistas populares, conhecidos (ou não), que tenham em seu repertório a valorização de folguedos, de literatura ou ritmos que nasceram e pelos quais o instrumento é o "mestre"; a exemplo disso temos: os catiras, as folias de Reis, os batuques de viola, as modas, os fandangos, reisados, poetas e escritores populares, grupos de projeção folclórica, orquestras de violas, e tantos mais. A maior contribuição do VIOLA BRASIL além de revelar a beleza e nobreza (oculta) da raiz cultural brasileira e seus desdobramentos atuais. É sem dúvida criar, formar e já ser considerado uma referência no que há de mais típico, vivo e pulsante presente no "embornal" da viola brasileira!
Fale conosco: (31) 3459 8026 / 9954 6580 / Fax: (31) 3454 7279

* Informaçoes coletadas no site
www.imusic.com.br
** Informaçoes coletadas no blog do artista
http://www.blogdochicolobo.blogspot.com
***Mais informações sobre o artista no site http://www.chicolobo.com.br

terça-feira, janeiro 23, 2007

Helena Meirelles


Helena Meirelles (Campo Grande, 13 de agosto de 1924 — Campo Grande, 28 de setembro de 2005) foi uma violeira, cantora e compositora brasileira, reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora da denominada viola caipira (às vezes denominada simplesmente viola).
Nasceu numa fazenda no pantanal do Mato Grosso do Sul e cresceu rodeada de peões, comitivas e violeiros. Fascinada pelas violas caipiras, a família não permitia que aprendesse a tocar, o que acabou fazendo por conta própria, às escondidas. Aos poucos ficou conhecida entre os boiadeiros da região. Casou-se por imposição dos pais aos 17 anos, abandonando o marido pouco tempo depois para juntar-se a um paraguaio que tocava violão e violino. Separou-se novamente e, resolvida a tocar viola em bares e farras, deixou os filhos dos dois casamentos com pais adotivos e ganhou a estrada até encontrar o terceiro marido, com quem está junto há mais de 35 anos. Depois de desaparecer por mais de 30 anos, foi encontrada bastante doente por uma irmã, que a levou para São Paulo, onde foi "descoberta pela mídia" a partir de uma matéria elogiosa na revista norte-americana "Guitar Player". Apresentou-se em um teatro pela primeira vez aos 67 anos, e gravou discos em seguida. Foi escolhida em 1993 pela Guitar Player como uma das "100 mais" por sua atuação nas violas de 6, 8, 10 e 12 cordas.
Sua música é reconhecida pelas pessoas nativas do Mato Grosso do Sul, como expressão das raízes e da cultura da região.
A instrumentista teve a sua vida relatada no filme Helena Meirelles, a dama da viola. Faleceu vítima de parada cardiorespiratória aos 81 anos, e deixou onze filhos.

* Dados coletados no site http://cliquemusic.uol.com.br e no site http://pt.wikipedia.org

Segue abaixo um link de um excelente trabalho dela, postado pelo cumpadre Fábio Lopes da Silva (Kiko) no grupo Caipira Raiz


HELENA MEIRELES - FLOR DA GUAVIRA (1996)
01. Cambaqua (Helena Meirelles)
02. Saudades do meu velho pai (Helena Meirelles)
03. Chão batido (Helena Meirelles)
04. Xote bem-te-vi (Helena Meirelles)
05. Chuita (Helena Meirelles)
06. Limpa banco (Helena Meirelles)
07. O passo do tico-tico (Helena Meirelles)
08. Lembrança do Mato Grosso (Helena Meirelles)
09. Linda manhã (Helena Meirelles)
10. Flor da guavira (Folclore)
11. Vida de cachorro (Helena Meirelles)
12. Carreta campesina (Ercilia Marly Maia)
13. Virgínia (Folclore)
14. Durcelina (Folclore)
15. Tropeiro (Folclore)

Download: http://rapidshare.com/files/12958019/Helena_Meirelles_-_1996_-_Flor_da_Guavira.rar

Senha: PARA_OS_TATUS_ DO_CAIPIRA_ RAIZ&ACERVO_CAIPIRA

OBS.: Se a senha falhar, utilizar a que está dentro da pasta. Qualquer problema, favor avisar. Abraços!