Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sábado, novembro 08, 2008

Palmeira e Piraci

Postagem colhida no blog saudade de minha terra

Palmeira & Piraci

Bem..! Vcs gostam de mandioca, aqui vai uma dos tempos dos agaís.Capa fantasia criada no Photoshop. Pra enriquecer, uma pequena biografia de Piraci e da Dupla.

"Filho de Francisco Lopes Rodrigues e de Encarnación Puga Rodrigues, o compositor Miguel Lopes Rodrigues, caboclo dos Marins, bairro da cidade paulista de Piracicaba, iniciou sua carreira artística em 1937, quando formou com o irmão Santiago Lopes sua primeira dupla sertaneja, os Irmãos Piracicabanos. Durante os quatro anos em que Miguel e Santiago trabalharam juntos a dupla se apresentou em inúmeros shows, que incluíam 'causos', humorismo e alguma música caipira. Por sugestão de Oduvaldo Viana, Miguel associou-se então a Palmeira, fazendo
Palmeira e Piraci surgir em 1941, na Rádio Difusora de São Paulo, a dupla caipira mais importante da década seguinte: Palmeira e Piracicabano, que em 2002 completou 60 anos de criação. Com o imediato sucesso que obteve em todo o interior e na capital do Estadode São Paulo, por influência de Serrinha (Antenor Serra) e do Capitão Furtado, a nova dupla partiu para o Rio de Janeiro para gravar seu primeiro disco. Seu primeiro LP - composto por dez faixas musicais, entre as quais Mulheres Célebres (Capitão Furtado e ítalo Izzo) e Carro de Boi (Capitão Furtado e Orlando Puzone) gravado na RCA Victor - alcançou grande repercussão em todo o Brasil. No lastro de seu amplo sucesso nacional, Palmeira e Piracicabano foram então contratados pelas casas de espetáculo de maior prestígio daquele momento, a Rádio Nacional e o Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, que viviam seu período áureo. Foi por aquela época que Miguel Lopes Rodrigues, aceitando sugestão do padrinho e amigo Zé da Zilda, abreviou seu pseudônimo para Piraci e a dupla passou a gravar com o nome artístico de Palmeira e Piraci.
Em 1944, retornando a São Paulo como contratada da Rádio Difusora, a dupla Palmeira e Piraci participou dos programas sertanejos Longe da Cidade e Arraial da Curva Torta, este último conduzido com grande eficiência pelo Capitão Furtado, e passou a gravar pela Continental. Canções como O Mundo Daqui a Cem Anos, Louvação a São Gonçalo, Sina de Beija-Flor (Palmeira, Piraci e Capitão Furtado), Promessa de Caboclo (Anacleto Rosas Junior), Paraguaia e Pepita de Ouro (Capitão Furtado e Palmeira), entre outras lançadas com o selo da nova gravadora, foram muito bem recebidas pelo público. Em seguida, a convite da Força Expedicionária Brasileira, a dupla voltou ao Rio de Janeiro para cantar na Vila Militar, onde Piraci musicou A Carta do Expedicionário e Palmeira criou a melodia de A Resposta para o Expedicionário, ambas com versos do Capitão Furtado.
Desfazendo-se a dupla Palmeira e Piraci em 1945, os antigos companheiros saíram à procura de parceiros para formar novas duplas. Palmeira juntou-se então ao cantor Luizinho e Piraci reuniu-se a Jorginho. Piraci e Jorginho logo ficaram conhecidos como Os Garimpeiros da Música Sertaneja.


1. O BURRO E O CANÁRIO – (Palmeira) – 2’16”
2. MULHERES CÉLEBRES – (Capitão Furtado – Bandeirante) – 2’59”
3. CARRO DE BOI – (Capitão Furtado – Orlando Puzone) – 2’44”
4. CABOCLINHO APAIXONADO – (Serrinha – Palmeira – Piraci) – 2’55”
5. FRANGUINHO CARIJÓ – (Raul Torres – Nhô Pai) – 3’12”
6. SEGUNDA MODA DOS MÊSES – (Capitão Furtado) – 2’50”
7. ADEUS MORENA – (Palmeira – Piraci) – 2’56”
8. O NARIZ DA MULHER – (Capitão Furtado – Palmeira) – 3’29”
9. SERENO DO VARJÃO – Serrinha – João Merci) – 2’54”
10. NÓIS DA ÓROPA – (Palmeira – Piraci) – 2’29”
11. O MUNDO DAQUI CEM ANOS – (Capitão Furtado – Palmeira – Piraci) – 2’55”
12. LOUVAÇÃO A SÃO GONÇALO – (Capitão Furtado – Palmeira – Piraci) – 2’44”
13. NÃO FICO MAIS NA CIDADE – Jaime Martins – Piraci) – 2’41”
14. SINA DO BEIJA-FLOR – (Capitão Furtado – Palmeira – Piraci) – 3’03”
15. PARAGUAYA PEPITA DE ORO – (Capitão Furtado – Palmeira) – 2’35”
16. PROMESSA DE CABOCLO – (Anacleto Rosas Júnior) – 3’24”
17. VOLTA COMIGO, MORENA – (Palmeira) – 2’49”
18. ARARAQUARA – (Osvaldo Benjamin) – 2’23”
19. A CARTA DO EXPEDICIONÁRIO – (Capitão Furtado – Piraci) – 2’58”
20. CARTA PARA O EXPEDICIONÁRIO – (Capitão Furtado – Palmeira) – 3’15”
21. SALADA INTERNACIONAL – (Capitão Furtado – Palmeira – Piraci) – 3’03”