Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Tonico e Tinoco

*Filhos de um imigrante espanhol, os irmãos João e José Perez nasceram no estado de São Paulo em 1917 e 20, respectivamente. Netos de um requisitado sanfoneiro, logo se iniciaram na viola e começaram a se apresentar como dupla de serenata em eventos locais. Foram incentivados a tentar uma carreira no rádio, e acabaram se firmando como a maior dupla sertaneja do país. Foram contratados pela Rádio Tupi e, a partir de 1950, das emissoras associadas, conquistando assim espaço na TV. Lançaram seu primeiro compacto em 1944, “Em Vez de Agradecer” e em 57, saiu pela "Tonico e Tinoco com suas modas sertanejas", considerado o primeiro LP sertanejo gravado no país. Além da música, a dupla participou de diversos filmes e peças teatrais, lançaram livros, fizeram mais de 40 mil shows e venderam mais de 20 milhões dos quase 300 discos lançados (entre 78 RPM, LPS e CDs). A dupla acabou em 1994, após a morte de Tonico, mas Tinoco continua se apresentando, agora ao lado do filho, Tinoquinho.

*Informações coletadas no site http://gradiente.icd.com.br


1) Rancho vazio - Anacleto Rosas Júnior/Arlindo pinto
2) Recado - Anacleto Rosas Júnior/Arlindo pinto
3) Triste despedida - Anacleto Rosas Júnior/Tonico / Tinoco
4) Boi de carro - Anacleto Rosas Júnior/Tonico
5) Falsidade - Anacleto Rosas Júnior/Tonico/Chiquinho
6) Filho de mato grosso - Anacleto Rosas Júnior
7) Aparecida do norte - Anacleto Rosas Júnior/Tonico
8) Cavalo preto - Anacleto Rosas Júnior
9) Cortando estradão - Anacleto Rosas Júnior
10) Rei da guasca - Anacleto Rosas Júnior/Tonico
11) Burro picaço - Anacleto Rosas Júnior
12) Gaúcho guapo - Anacleto Rosas Júnior/Tonico

Informações coletadas no site Ponteio Caipira do nosso cumpadre e grande violeiro João Vilarim

Ainda não disponibilizei o link do cd acima pois estou com problemas com o servidor rapidshare

quarta-feira, agosto 23, 2006

Tuta e Tota

"A Música Sertaneja deve continuar com toda a pureza que o nosso Caipira conhece muito bem. Porque ela é o rosto daquelas pessoas que a fazem, é o nosso rosto, são nossas Raízes Históricas. E raízes são para segurar a árvore; sem elas, a árvore cai e morre. "

(Gerson Guerra, o Tota, em sua excelente monografia "A História da Música Sertaneja no Século XX" - Dezembro/2003)

Filhos de Augusto Guerra (Italiano) e Maria Arca (Espanhola), os irmãos Oziel Guerra (o Tuta) e Gérson Guerra (o Tota) nasceram na cidade de Avaré-SP, onde passaram seus tempos de criança.

Ainda jovens, Oziel e Gérson trocaram sua Avaré natal pela Capital Paulista onde, no início da década de 1950, iniciaram a carreira artística na Rádio Nacional (hoje Rádio Globo), no programa "Alvorada Cabocla", que era apresentado por José de Moura Barbosa, o famosíssimo Nhô Zé, programa esse no qual os dois irmãos se apresentavam todas as Quintas-Feiras, cantando da mesma forma como já faziam nos sítios e fazendas onde moraram.

Até que em 1956, atendendo ao convite do Comendador Biguá, trocaram a Rádio Nacional pela Rádio Bandeirantes, onde passaram a participar do programa "Brasil Caboclo", que era apresentado pelo Comendador Biguá e também pelo Capitão Barduíno. E, em paralelo, Tuta e Tota também trabalharam durante um ano ao lado do humorista Saracura na Rádio Tupi e também durante um ano na Rádio Record.

Em 1960 Tuta e Tota, juntamente como o saudoso Nascim Filho, passaram a produzir e apresentar na Rádio Bandeirantes o programa "Bom Dia Sertão" que ia ao ar todos os Domingos, programa esse que permaneceu no ar até 1995!

No ano seguinte, 1961, Tuta e Tota gravaram seu primeiro disco de 78 RPM pela gravadora Chantecler (hoje Warner Music), tendo no Lado A a Guarânia "Falso Juramento" (Tuta - Nelson Gomes)e, no Lado B, a Moda de Viola "O Preço Da Mentira” (Tuta - Tota), as quais são consideradas até hoje como sendo os maiores sucessos da dupla, e bastante solicitadas em programas de rádio e apresentações.

Tuta e Tota gravaram o já mencionado Disco 78 RPM, 3 LP's e 1 Compacto Simples. Desconheço até o momento qualquer remasterização em CD dos discos gravados pela dupla.

Em 1968, gravaram ainda um Compacto Simples com "A Força Do Amor" (Nascim Filho - Cláudio Durante), música essa que foi vetada pela censura da época... Composição musical que falava apenas de amor...

Tuta fazendo a Primeira Voz, tocando o Violão; Tota fazendo a Segunda Voz, tocando a Viola; além de excelentes intérpretes, também têm bastante destaque como compositores (principalmente o Tuta), com mais de 300 Obras Musicais gravadas por renomadíssimos intérpretes do quilate de Tonico e Tinoco, Leôncio e Leonel, Zico e Zeca, Liu e Léu, Abel e Caim, Pedro Bento e Zé da Estrada, Lourenço e Lourival, "Vadico e Vidoco", Zilo e Zalo e "Mário e Marin", apenas para citar alguns. Segundo Tuta, ele só não conseguiu que uma música sua fosse gravada pela inesquecível dupla Tião Carreiro e Pardinho, apesar da idéia ter sido cogitada pouco antes do falecimento do Criador e Rei do Pagode.

Tuta e Tota viajaram por esse imenso Brasil em memoráveis apresentações, incluindo também diversos circos, por onde ajudaram a construir a História da genuína Música Caipira Raiz. Tuta atualmente reside em Diadema-SP e Tota em Santo André-SP, sendo que a dupla continua se apresentando por todo o Brasil e participando ativamente de diversos programas de Rádio e TV, apesar do pequeno número de discos gravados.

Além de integrar a excelente Dupla Caipira Raiz aqui homenageada, Gerson Guerra, o Tota, é Palestrante e Pesquisador e também possui Formação Superior em Administração de Empresas e é pós-graduado em Administração da Produção e Produções Mecânicas. Tota foi também Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas do Instituto de Ensino Superior Senador Flaquer de Santo André-SP, ministrando as Cadeiras de Administração de Produção, Planejamento, Controle da Produção e Estratégia Empresarial.

Tota prossegue fazendo Pós-Graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e trabalha também na realização do Projeto "Violas e Violeiros" em parceria com o Ministério da Cultura.

O Apreciador poderá ouvir diversas músicas gravadas pela dupla no excelente programa Brasil Caboclo, produzido e apresentado por Maikel Monteiro e que vai ao ar todos os Domingos das 06:00 às 07:00 da manhã pela Rádio Paraná Educativa - AM - 630 kHz em Curitiba-PR.

Infomações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nossso compadre Ricardinho

terça-feira, agosto 22, 2006

João Mineiro e Marciano

João Mineiro & Marciano - Série Dois Em Um
Esta coletania é uma contribuição da nossa comadre Leila Senna Alvin do site Acervo Caipira


Joao Mineiro e Marciano - Serie Dois em Um

Poesia



Lembrança das estradas

O luar, plano meigo e luminoso
Traz lembranças de estradas,
Contos de lobisomem
Viagens cósmicas,
Fantasmas que cruzam a noite
Fogueiras acesas
Cinzas apagadas ao vento
Traz o cancioneiro e sua canção;
A lua lhe traz o inspiração do sonho
Traz o seresteiro e as madrugadas
A lua lhe traz a beleza da donzela
Traz o violeiro e a paixão em ponteios
A lua lhe traz o amor do cantador

Poesia coletada no Site Ponteio Caipira do grande violeiro João Vilarim

segunda-feira, agosto 21, 2006

Viola Enluarada




Este é o Grupo Viola Enluarada, idealizado pelo Professor Aureo, por mim, Ariel Camargo, e mais um grupo de amigos. A ideia inicial era curtir a boa musica caipira com os violeiros amadores amigos da gente, e tomar umas cervejinhas no bar do seu joaquim, bar este que agora é sede do grupo... a coisa ficou mais séria, (mais ou menos), pois até agora toda reunião marcada para se decidir alguma coisa acabou em muita musica e cerveja e nada ficou decidido, a unica coisa que sempre concordamos é que a musica caipira não vai morrer nunca. A foto à esquerda é da 1ª Reunião.
os componentes são Professor Aureo, Ariel, Dario, Angelo, Joaquim Vieira, Marcio, Luiz Antonio e os violeiros Emerson, Mauro, Jean e Gerson, Paulinho e Claudinei, Nico e Neu, Moraes e Moreira.