Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, maio 10, 2007

Nalva Aguiar

Informações coletadas no site Boa Musica Brasileira do cumpadre Ricardinho

Cantora de diversos estilos e também Atriz, Nalva de Fátima Aguiar nasceu no Triângulo Mineiro, na cidade de Tupaciguara-MG no dia 09/10/1945, tendo vivido uma infância humilde. Seu pai era alfaiate e também foi proprietário de um hotel.

Com apenas três anos de idade, Nalva já sonhava ser Cantora e começava a "ensaiar os primeiros passos". Aos sete anos, passou a estudar Acordeon. Nalva também chegou a ser professora da técnica desse Instrumento Musical.

Mais tarde, Nalva Aguiar começou a cantar em festas e também na emissora de rádio de sua cidade-natal, além de outras emissoras de rádio da região e também na TV Triângulo Mineiro. Na primeira metade da década de 1960 participou de um dos Discos da dupla "Nísio e Nestor".

É bem verdade que Nalva Aguiar é uma cantora bastante versátil e o destaque que quero dar nesse resumo biográfico é à sua belíssima voz quando interpreta, de forma impecával, o Repertório Caipira Raiz.

No ano de 1966, Nalva trocou sua Tupaciguara natal pela Capital Paulista, época em que a Jovem Guarda estava no auge e era o que atraía a jovem cantora. No ano seguinte, ela representou o Estado das Minas Gerais num concurso na que teve lugar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro-RJ, onde fez sucesso ao interpretar em inglês a famosa canção "Jambalaya" (Hank Willians).

Ainda em 1967, Nalva Aguiar participou do filme "Adorável Trapalhão" ao lado de Renato Aragão (o famoso Didi). E em 1969 participou do filme "2000 Anos de Confusão" também com Renato Aragão, além de seu companheiro Dedé Santana.

No início da década de 1970, Nalva Aguiar (à esquerda, foto de João B. Da Silva - SBT) fazia sucesso com o estilo da Jovem Guarda, sendo que um dos seus grandes "hits" era a versão de Wando para o famoso "Tema do Cristiano" (personagem interpretado por Francisco Cuoco) da novela "Selva de Pedra", na Rede Globo, em 1972: "Não Volto Mais (Rock And Roll Lullaby)" (Barry Mann - Cyntia Weil - adapt.: Wando). Foi nessa época que Nalva decidiu optar pela Música "Country e Sertaneja", estilo pelo qual ela chegou inclusive a ser reconhecida internacionalmente.

Lembrar que, na época, a Música Sertaneja já vinha experimentando algumas inovações, com o sucesso crescente de Léo Canhoto e Robertinho, Milionário e José Rico e do Trio Parada Dura. E foi no ano de 1976 que Nalva Aguiar "estourou" nas paradas de sucesso com a gravação de "Beijinho Doce" (Nhô Pai) (apesar de ter sido num "ritmo pop"), gravação feita no ano anterior e que fez parte da trilha sonora do filme "O Conto-Do-Vigário" de Kléber Afonso e Barros de Alencar. O Compacto Simples com essa gravação (Epic/CBS Nº 66280) vendeu mais de 500 mil cópias e tinha no Lado B a música "Amigos Como Antes" (Totó).

Em 1977, Nalva participou do filme "Entre o Céu e o Inferno ", juntamente com a dupla "Duduca e Dalvan". E em 1979 ela participou também do filme "Sinfonia Sertaneja", com Geraldo Meirelles e Marcelo Costa.

Como Compositora, Nalva Aguiar teve a Música "Coração Sofredor" (Nhô Pai - Nalva Aguiar) gravada em 1983 pela dupla Tonico e Tinoco no LP "Viva A Viola", lançado em 1982 pela Copacabana (COELP 41873) e que, para nossa felicidade, foi remasterizado em CD. Nalva é também autora de "Triângulo Mineiro" (Nalva Aguiar - Itamar dos Santos), "Sombra dos Laranjais (Tupaciguara)" (Nalva Aguiar - Itamar dos Santos), "Reportagem" (Teixeirinha - Nalva Aguiar), "Rosana" (Nalva Aguiar - Itamar dos Santos) e "Cortina da Saudade" (Tião do Carro - Nalva Aguiar), apenas para citar algumas.

Em 1984, Nalva Aguiar gravou em dueto com Teixeirinha o LP "Guerra dos Desafios" (Chantecler 2.74.405.157).

Consta em algumas biografias que Nalva Aguiar foi a primeira cantora a gravar Músicas de Renato Teixeira, apesar de que, ao que consta, o registro mais antigo de uma música de autoria desse compositor é de 1968, ano em que sua composição "Madrasta" (Beto Ruschel - Renato Teixeira) foi gravada pelo "Rei" Roberto Carlos (LP "O Inimitável" - CBS 137585) e também pelo próprio Renato Teixeira (no LP "IV Festival Da Música Popular Brasileira - Vol. 3" - 1968 - Philips R-765.067-L), além de Taiguara (LP conhecido como "O Vencedor de Festivais" - Odeon MOFB 3570). As três gravações em 1968. Nalva, no entanto, realmente foi das intérpretes pioneiras em composições de Renato Teixeira, tendo gravado "Interlagos" (Renato Teixeira) e "Não Corto Mais Os Meus Cabelos) (Renato Teixeira) em 1971 (7ª. e 8ª. faixas do LP "Nalva" - Beverly - SBLP-19009).

Dentre várias outras composições de Renato Teixeira, Nalva também gravou, numa belíssima interpretação, "Nó Na Garganta" (Renato Teixeira) (LP "Nalva Aguiar" - Entré/CBS - 104500 - 1981) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página), além de "Amora" (Renato Teixeira), "Amado Irmão" (Renato Teixeira) e "Doradinho" (Renato Teixeira) (LP "Doradinho" - Chantecler - 2.11.405.623 - 1983). Foto à direita de João B. Da Silva - SBT.

Além das composições de Renato Teixeira, Nalva Aguiar também gravou belíssimas páginas do Repertório Caipira Raiz, como por exemplo "Tá De Mal Comigo" (Nhô Pai), "Dia de Formatura" (Moacyr Franco), "Cabecinha No Ombro" (Paulo Borges), "Coração Da Pátria" (Barrinha), "Coração Redomão" (Tião do Carro - Moacyr dos Santos), "Aurora do Mundo" (Goiá), "Avenida Boiadeira" (José Fortuna - Paraíso) e "Peito de Aço (Tião Carreiro - Lourival dos Santos), apenas para citar algumas.

Nalva também participa do CD que homenageia Tião Carreiro, lançado em 1996 pela Warner Music ("Saudades De Tião Carreiro - Os Amigos Cantam Seus Sucessos" - 06301715-2), na faixa 14 "Raízes Do Amor" (Paraíso - José Fortuna), juntamente com Tião Carreiro e Pardinho, dueto que ela fez "com a gravação que já existia anteriormente". Nessa gravação podemos ouvir também um dos melhores momentos da belíssima voz de Nalva Aguiar.

Nalva Aguiar é considerada como pioneira da Música Country e já ganhou diversos prêmios, dentre os quais, o de "Rainha dos Caminhoneiros", por três anos seguidos. Nalva também recebeu cinco vezes o título de "Rainha do Peão de Boiadeiro" na famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos-SP. Ganhou também da Rádio Country Norte-Americana de Nashville (Estado do Texas) uma Placa de Ouro como "The Queen of Country Music in Brazil" ("A Rainha da Música Rural no Brasil).

Após um período ausente das gravações, tendo inclusive morado no Exterior, Nalva retornou ao Brasil e, após ter sido apresentada pelo Marcelo Costa (TV Record) à gravadora Velas, ela gravou o CD "Nalva Aguiar" (012 948-2) em 1999, o qual contou com a participação de Ivan Lins (na faixa 7: "Bandeira Do Divino" (Ivan Lins - Vitor Martins)), Chitãozinho e Xororó (na faixa 1: "Meu Bem Querer" (Djavan)), e Sérgio Reis (na faixa 4: "Vende-se" (Dêne)), além do locutor de rodeios Barra Mansa (declamando versos na faixa 10: "Oração do Peão de Boiadeiro" (Renato Teixeira)). Ao que consta, esse é o CD mais recente gravado pela Grande Dama da Música Sertaneja, como vem sendo considerada a Nalva Aguiar.

A trajetória artística e pessoal de Nalva Aguiar (à esquerda, foto de João B. Da Silva - SBT) é realmente uma Lição de Vida, com muitos "altos e baixos", e importantes momentos de superação. Nalva reside atualmente na Zona Norte da Paulicéia Desvairada e continua "na estrada". Ela considera como um sonho o retorno à carreira após tantos obstáculos e afirma que "...não quero ficar com mágoa, com tristeza. Nada disso não. Eu quero ser uma velha cheia de vida. E ainda cantar muito... Eu não quero chorar, quero sorrir sempre..." Clique aqui e conheça mais um pouquinho da vida dessa "guerreira" que é Nalva Aguiar numa entrevista que ela concedeu à TV Record para o programa "Domingo Espetacular" que foi ao ar no dia 22/10/2006, produzido por José Luiz Tavares.



Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias principalmente do Livro de Rosa Nepomuceno "Música Caipira - Da Roça Ao Rodeio", do Livro de Ayrton Mugnaini Jr. "Enciclopédia das Músicas Sertanejas" e também dos sites Dicinário Cravo Albin de Música Popular Brasileira, Rede Record (Entrevista no Programa "Domingo Espetacular" - 22/10/2006) e SBT (Programa "Rei Majestade). Ver mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível.

quarta-feira, maio 09, 2007

Encontro

Informações coletadas no Grupo Caipira Raiz


Cumpadre, Cumadre;

Neste sábado, dia 12 de maio, a partir das 21 horas, nos encontraremos na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, em Bicanga, para mais um Encontro dos Caipiras.

Nesta sétima edição, continuaremos nossa homenagem ao Trio Parada Dura apresentando causos e músicasjavascript:void(0)
Publicar da carreira deste Trio que soma muitos sucessos e muito carinho de todo o público.

Os violeiros, cantadores e cantadoras estarão presentes para apresentarem modas de viola, muita música caipira e sertaneja.

Vamos presentear as mães com um repertório especial e dedicado a elas.

Venha participar, a entrada é franca. Convide os seus amigos e parentes para fazerem parte desta festa.

Se você gosta de cantar ou tocar algum instrumento, venha se apresentar em nosso palco. O espaço é dedicado a você!

Veja, abaixo, mapa para se chegar até a Associação da Caixa, em Bicanga, na Serra.

Visite o nosso site (www.encontrodoscaipiras.com.br) e veja as fotos dos Encontros já realizados. Prestigie os artisitas capixabas!!

Um abraço dos compadres,

José Carlos | Ronaldo | Tranqüillo
www.encontrodoscaipiras.com.br


Samuel dos Reis Garcia

" O CAIPIRA DO SUR DE MINAS GERAIS "

Fundador do Grupo Caipira Raiz


Visite:
http://br.groups.yahoo.com/group/CAIPIRA_RAIZ/
FAÇA PARTE DA HISTÓRIA DA MÚSICA CAIPIRA!

Duo Glacial

Apesar do "nome gelado", as "vozes quentes" dos irmãos Miguel Servan Vidal, nascido em Mirassol-SP no dia 10/01/1936, e Ana Servan Vidal, nascida em Onda Verde-SP no dia 01/05/1941, integram o famoso "Duo Glacial" que, na década de 1960, conseguiu a vendagem de mais de um milhão de discos com a belíssima música "Poeira" (Luiz Bonan - Serafim Colombo Gomes), cujo trecho o Apreciador ouve no momento em que essa página é aberta (Por ironia e por erro ortográfico, o Servan dos irmãos Miguel e Aninha começa com a letra "S", enquanto que os demais irmãos e familiares possuem o sobrenome Cervan registrado corretamente).

Miguel e Aninha já cantavam desde cedo, sendo que Aninha, com apenas 12 anos, venceu um concurso num circo que passava pela região. E, em 1955, com o nome "Irmãos Cervan", a dupla começava a se apresentar na Rádio Cultura de Araraquara-SP.

Em 1956, os irmãos decidiram tentar a carreira artística na Paulicéia Desvairada, onde foram morar no bairro Tucuruvi, na Zona Norte. E foi nesse bairro que Miguel e Aninha conheceram o já renomado compositor José Fortuna, que os convidou para participar do programa "Onde Cantam Os Maracanãs", que ia ao ar pelas ondas da Rádio Piratininga.

Três anos depois, Miguel e Aninha adotaram o nome artístico de Duo Glacial, o qual foi sugerido por José Fortuna. Sucederam-se apresentações nas Rádios Tupi, Nove de Julho e Nacional de São Paulo e, ainda em 1959, o Duo Glacial gravou seu primeiro disco 78 RPM, com a Canção Rancheira "Orgulho" ( José Fortuna) e a Valsa "O Amor e a Rosa" (José Vidal - Piraci), pelo selo Sertanejo. E, nos programas de rádio, a vinheta que os anunciava dizia: "Apesar do nome frio, a voz é quente..."

Vieram depois mais dois discos 78 RPM: em 1960, o rasqueado "Si Queres" (João Vidal) e a Rancheira "Desde Que O Dia Amanhece" (Pepe Guizar - José Fortuna), pelo selo Sertanejo. E, em 1961, o tango "Reconciliação" ( Zé do Rancho - Ado Benatti) e a Canção Rancheira "Traição" (Francisco Lacerda), pelo selo Sabiá.

E foi em 1967 que o Duo Glacial conquistou o primeiro lugar no Primeiro Festival Sertanejo da Rádio Nacional com a interpretação da belíssima Toada "Poeira" (Serafim Colombo Gomes - Luiz Bonan). No ano seguinte, a dupla recebeu também o Troféu Cornélio Pires e gravou um LP no qual foi incluída a música vencedora.

"Poeira", na verdade, havia sido eliminada na primeira fase; Luiz Bonan, no entanto, fez algumas mudanças na letra e a composição foi classificada para a final. E é sucesso até hoje, essa belíssima página musical que tão bem homenageia o Interior Paulista.


Em 1970, o Duo Glacial participou do filme "Sertão Em Festa", estrelado por Tião Carreiro e Pardinho, Simplício, Saracura, Nhá Barbina, Francisco Di Franco, Marlene Costa e Clenira Michel, com músicas de Tião Carreiro e Pardinho, Duo Glacial, Mariazinha e Zenilton, Luiz Gomes e também os Catireiros de Sorocaba e Piracicaba. O filme contou com a Direção de Produção de Sergio Ricci (assistido por Enzo Barone), roteiro de Osvaldo de Oliveira e Enzo Barone e estória original de Cornélio Pires. A Direção esteve a cargo de Osvaldo de Oliveira.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o filme "Sertão Em Festa" no site Tião Carreiro Home Page elaborado por Claudio Bittencourt de Jales-SP.

No mesmo ano de 1970, o Duo Glacial lançou um LP com 12 composições de autoria de João Pacífico (ocasião na qual Brás Baccarin era diretor artístico da Chantecler/Continental), o qual, para nossa felicidade, foi remasterizado em CD pela Warner em Maio de 2000 na "Coleção Raízes da Música Sertaneja - Duo Glacial Em Homanagem A João Pacífico". Esse disco, de um certo modo, "redescobriu" esse grande Poeta e Compositor. Quero destacar a belíssima interpretação de "Gostinho De Saudade" ( João Pacífico - Piraci), composição que me emocionou bastante com sua letra falando sobre um gostoso Café, a fazenda, o torrador, a moenda, o Interior de São Paulo e a saudade...

A partir desse excelente disco, João Pacífico passou a ser chamado para entrevistas e participações em programas de Televisão, além de ser freqüentemente regravado e também reconhecido pela Imprensa.

Participações no circo também fizeram parte da carreira artística do Duo Glacial. Num desses diversos circos, a Companhia Teatral Circense, Mariazinha e sua filha Noeli eram as estrelas juntamente com Bueno Filho, Jair Roberto, além de Miguel e Aninha, integrantes do Duo. Eram encenadas peças teatrais tais como "A Vingança Do Lavrador" e "O Lavrador Não É Covarde" que, apesar de serem consideradas como "dramas", também arrancavam gostosas gargalhadas da platéia que se divertia com o personagem Chico, que era representado por Ivo Rodrigues.

Merece ser lembrado que Mariazinha e sua filha Noeli eram respectivamente esposa e filha do Zé do Rancho e, conforme já foi mencionado nesse site, Noeli e seu esposo Xororó (da dupla com Chitãozinho) são os pais de Sandy e Junior.

E Aninha, por motivos particulares, em 1974, afastou-se do Duo Glacial e, em seu lugar, quem passou a cantar juntamente com Miguel foi Maria Vieira da Silva, a já mencionada Mariazinha, ex-esposa e que também já cantou em dupla com Zé do Rancho. Lembrar que Mariazinha havia deixado de cantar com Zé do Rancho em 1972, dois anos antes de integrar o Duo Glacial. Na foto acima e à esquerda, o Duo Glacial integrado por Miguel e Mariazinha.

Foi mantido o nome "Duo Glacial" que, com a nova formação, gravou já em 1975 o LP "Eterna Lembrança", pela Continental. Seguiram-se mais três LP's, com o "Duo Glacial" composto por Miguel e Mariazinha.

Algum tempo depois, Mariazinha decidiu encerrar sua carreira artística e, em 1983, Aninha voltou a integrar o "Duo Glacial" juntamente com seu irmão Miguel. E é dessa forma como conhecemos na atualidade o "Duo Glacial", que prossegue fazendo shows e realizando gravações, além de participar em excelentes programas de TV como o "Viola Minha Viola" na TV Cultura de São Paulo-SP, contando boas histórias de Caipiras e cantando com a mesma voz "nada gelada" dos bons tempos do Rádio!





Quero convidar o Apreciador a conhecer o site Amantes da Viola, desenvolvido por José Cervan, Manoel Moreno e Toni Mineiro, riquíssimo em informações sobre a Cultura Caipira e também com informações sobre o Duo Glacial.


Contato para shows:
Falar com José Servan: (16) 3336-1768
Ou por e-mail:

contato@amigosdaviola.com.br
cervanproducoes@hotmail.com

Infomações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso Cumpadre Ricardinho

segunda-feira, maio 07, 2007




Violeiros Matutos:


Criado em 2002, o grupo "Violeiros Matutos" é composto por excelentes Violeiros que se conheceram na Escola de Música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim). Os integrantes do conjunto são Cantores e Violeiros, todos Músicos Profissionais altamente qualificados que elaboram solos com Violas, além de tocarem Violão, Contrabaixo e Percussão. Também já fizeram parte da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo Maestro Rui Torneze.

Os "Violeiros Matutos" têm como objetivo o resgate da autêntica Música Caipira Raiz, com a interpretação de Canções e Temas de Inspiração Rural, que eram ouvidos e cantados por Ségio Penna, que é o principal Solista de Viola e Líder do grupo. Sendo filho de Caboclo, nascido e criado na roça, Sérgio trabalhou na lida do Campo, lavrando a terra junto com seu pai e seus sete irmãos. Como não poderia deixar de ser, chegava a noite e era hora de ouvir, no radinho de pilha, as mais consagradas Modas de Viola nas
vozes de Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e Zilo e Zalo, dentre outros. Tais elementos diretos conferem ao excelente conjunto o Estilo de Música cujos integrantes executam com Simplicidade e Maestria!

Sérgio Penna é Cantor, Compositor e Professor de Viola Caipira. Formou-se em Música pela antiga ULM (Universidade Livre de Música), hoje Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM). Sérgio também foi baixista da dupla "Álvaro e Serginho" da cidade de Mogi das Cruzes-SP. Participou também do II Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, em 2005. No ano seguinte, Sérgio ganhou o Projeto de Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Amparo-SP - CD Terra Brasil - projeto esse que consiste numa pesquisa sobre Música Caipira com os integrantes do Coro de Meninos de São Francisco de Assis e gravação de algumas manifestações culturais mineiras, além de músicas de sua autoria.

Além de Sérgio Penna, também fazem parte dos "Vio
leiros Matutos" os seguintes Músicos:

Fabíola Mirella: Jovem Cantora, Compositora e Violeira Paulistana, é amante da Música Raiz e apaixonada pela Viola Caipira. Seu primeiro contato com o Tradicional Instrumento Musical se deu com a Orquestra de São José dos Campos, regida por Braz da Viola. Estudou durante três anos na ULM, ocasião na qual conheceu diversas pessoas importantes em sua Carreira Musical. Além de fazer parte dos "Violeiros Matutos", Fabíola também ensina o Tradicional Instrumento Musical Caipira Raiz.

Cláudio Rugene: Nascido na Capital Paulista, sendo de Origem Nordestina, "traz no sangue" o gosto pela Música Raiz, sendo fã de Luiz Gonzaga, Liu e Léu, Tião Carreiro e Pardinho e Tonico e Tinoco. Estudou a Técnica da Viola Caipira também na ULM durante três anos; tendo também belíssima voz inconfundível, já cantou em algumas Dupla Caipiras alguns anos antes de se tornar o Cantor Principal no Grupo "Violeiros Matutos".

Wesley Naberezny: Violeiro e Professor, conseguiu seu espaço nos "Violeiros Matutos", pela sua rápida desenvoltura com o Instrumento Musical. Executa Solos de Viola em contraponto com Sérgio Penna, criando novas sonoridades que enriquecem os arranjos e composições do grupo. Estuda atualmente Viola Caipira no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM).

Ari Freitas: Médico Anestesista, é também um apaixonado pela Viola Caipira e incentivador dos "Violeiros Matutos"; aproveita as horas vagas para tocar com os amigos e também se dedica à realização de estudos informais sobre a História da Música Caipira.

Vinícius Almeida: Baixista e Professor, também possui experiência com estúdios de gravação. Entrou para o grupo com a finalidade de unir o som do Baixo ao som da Viola Caipira, proporcionando dessa forma novas combinações musicais, timbrísticas e harmônicas.

Robson Russo: Músico de banda, experiente em estúdio, toca vários instrumentos e, rapidamente, identificou-se com a Viola Caipira, Instrumento Musical que ele estudou também na ULM. No grupo "Violeiros Matutos", toca Baixola, Instrumento Musical com as mesmas características de uma Viola, porém com a função de Contrabaixo, por ser afinado uma oitava mais abaixo.




Quero destacar aqui também o Rancho dos Matutos que, em plena Capital Paulista, é o local de ensaios, aulas de Viola Caipira e eventos culturais promovidos pelos próprios integrantes do grupo "Violeiros Matutos". Tem também um cantinho com fogão à lenha onde o grupo recepciona os amigos e visitantes em geral. Costuma ser servido um delicioso Almoço Caipira à média de uma vez a cada dois meses e, foi num desses encontros, no dia 17/03/2007 que conheci o Rancho dos Matutos, juntamente com Netinha, a minha Esposa.

O Rancho dos Matutos fica na Rua Doutor Zuquim Nº 80, no Bairro Santana - São Paulo-SP - CEP: 02035-020 - Fone/Fax: (11) 6950-0792 / (11) 9823-1110. Sem dúvida, "Um Maravilhoso Cantinho Caipira em Plena Paulicéia Desvairada"!


Informações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadre Ricardinho