Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

segunda-feira, maio 07, 2007




Violeiros Matutos:


Criado em 2002, o grupo "Violeiros Matutos" é composto por excelentes Violeiros que se conheceram na Escola de Música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim). Os integrantes do conjunto são Cantores e Violeiros, todos Músicos Profissionais altamente qualificados que elaboram solos com Violas, além de tocarem Violão, Contrabaixo e Percussão. Também já fizeram parte da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo Maestro Rui Torneze.

Os "Violeiros Matutos" têm como objetivo o resgate da autêntica Música Caipira Raiz, com a interpretação de Canções e Temas de Inspiração Rural, que eram ouvidos e cantados por Ségio Penna, que é o principal Solista de Viola e Líder do grupo. Sendo filho de Caboclo, nascido e criado na roça, Sérgio trabalhou na lida do Campo, lavrando a terra junto com seu pai e seus sete irmãos. Como não poderia deixar de ser, chegava a noite e era hora de ouvir, no radinho de pilha, as mais consagradas Modas de Viola nas
vozes de Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e Zilo e Zalo, dentre outros. Tais elementos diretos conferem ao excelente conjunto o Estilo de Música cujos integrantes executam com Simplicidade e Maestria!

Sérgio Penna é Cantor, Compositor e Professor de Viola Caipira. Formou-se em Música pela antiga ULM (Universidade Livre de Música), hoje Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM). Sérgio também foi baixista da dupla "Álvaro e Serginho" da cidade de Mogi das Cruzes-SP. Participou também do II Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, em 2005. No ano seguinte, Sérgio ganhou o Projeto de Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Amparo-SP - CD Terra Brasil - projeto esse que consiste numa pesquisa sobre Música Caipira com os integrantes do Coro de Meninos de São Francisco de Assis e gravação de algumas manifestações culturais mineiras, além de músicas de sua autoria.

Além de Sérgio Penna, também fazem parte dos "Vio
leiros Matutos" os seguintes Músicos:

Fabíola Mirella: Jovem Cantora, Compositora e Violeira Paulistana, é amante da Música Raiz e apaixonada pela Viola Caipira. Seu primeiro contato com o Tradicional Instrumento Musical se deu com a Orquestra de São José dos Campos, regida por Braz da Viola. Estudou durante três anos na ULM, ocasião na qual conheceu diversas pessoas importantes em sua Carreira Musical. Além de fazer parte dos "Violeiros Matutos", Fabíola também ensina o Tradicional Instrumento Musical Caipira Raiz.

Cláudio Rugene: Nascido na Capital Paulista, sendo de Origem Nordestina, "traz no sangue" o gosto pela Música Raiz, sendo fã de Luiz Gonzaga, Liu e Léu, Tião Carreiro e Pardinho e Tonico e Tinoco. Estudou a Técnica da Viola Caipira também na ULM durante três anos; tendo também belíssima voz inconfundível, já cantou em algumas Dupla Caipiras alguns anos antes de se tornar o Cantor Principal no Grupo "Violeiros Matutos".

Wesley Naberezny: Violeiro e Professor, conseguiu seu espaço nos "Violeiros Matutos", pela sua rápida desenvoltura com o Instrumento Musical. Executa Solos de Viola em contraponto com Sérgio Penna, criando novas sonoridades que enriquecem os arranjos e composições do grupo. Estuda atualmente Viola Caipira no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM).

Ari Freitas: Médico Anestesista, é também um apaixonado pela Viola Caipira e incentivador dos "Violeiros Matutos"; aproveita as horas vagas para tocar com os amigos e também se dedica à realização de estudos informais sobre a História da Música Caipira.

Vinícius Almeida: Baixista e Professor, também possui experiência com estúdios de gravação. Entrou para o grupo com a finalidade de unir o som do Baixo ao som da Viola Caipira, proporcionando dessa forma novas combinações musicais, timbrísticas e harmônicas.

Robson Russo: Músico de banda, experiente em estúdio, toca vários instrumentos e, rapidamente, identificou-se com a Viola Caipira, Instrumento Musical que ele estudou também na ULM. No grupo "Violeiros Matutos", toca Baixola, Instrumento Musical com as mesmas características de uma Viola, porém com a função de Contrabaixo, por ser afinado uma oitava mais abaixo.




Quero destacar aqui também o Rancho dos Matutos que, em plena Capital Paulista, é o local de ensaios, aulas de Viola Caipira e eventos culturais promovidos pelos próprios integrantes do grupo "Violeiros Matutos". Tem também um cantinho com fogão à lenha onde o grupo recepciona os amigos e visitantes em geral. Costuma ser servido um delicioso Almoço Caipira à média de uma vez a cada dois meses e, foi num desses encontros, no dia 17/03/2007 que conheci o Rancho dos Matutos, juntamente com Netinha, a minha Esposa.

O Rancho dos Matutos fica na Rua Doutor Zuquim Nº 80, no Bairro Santana - São Paulo-SP - CEP: 02035-020 - Fone/Fax: (11) 6950-0792 / (11) 9823-1110. Sem dúvida, "Um Maravilhoso Cantinho Caipira em Plena Paulicéia Desvairada"!


Informações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadre Ricardinho

Nenhum comentário: