Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, abril 30, 2009

Oficina de Viola Caipira

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Osvaldo Cruz, promove oficina de Viola Caipira

Aula fica por conta do maestro Nelson Pego, coordenador da Orquestra Caipira de Cordas de Presidente Epitácio
A Orquestra Caipira de Cordas é uma das atrações de domingo na 7ª FAICO / Foto: Divulgação
OSVALDO CRUZ – O maestro Nelson Pego, coordenador da Orquestra Caipira de Cordas de Presidente Epitácio, estará à frente da primeira oficina de Viola Caipira, que será realizada neste domingo (3). O desejo é formar em Osvaldo Cruz uma orquestra de viola nos mesmos moldes da já existente em Epitácio, segundo Olavo Garcia, secretário de Cultura, Esportes e Turismo.

O maestro, que também é professor de violão popular do Conservatório Musical Municipal de Epitácio, vai ensinar noções de viola e quais os principais passos para se montar grupos, duplas e orquestras caipira.

A oficina tem caráter teórico e prático, segundo Nelson. “É direcionada tanto ao público interessado e com conhecimento, quanto ao leigo que pretende iniciar no manuseio desse maravilhoso e encantador instrumento, que é a nossa Viola Caipira”.

Temas como a história e anatomia do instrumento, afinações, acordes e escalas, ritmos e batidas, repertório e formação de grupos, também estão dentro do programa. “Não há limite de idade, mas o participante tem que trazer seu próprio instrumento”, orienta.

Horas depois, a Orquestra Caipira de Cordas de Presidente Epitácio sob batuta do maestro Nelson Pego vai se apresentar na 7ª Feira Agroindustrial e Comercial de Osvaldo Cruz (FAICO), no conjunto esportivo Jubileu de Ouro.

O encontro, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Osvaldo Cruz, acontece a partir das 15h, na Associação Cultural Nipo Brasileira (antiga ADOC) e é gratuito. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, antiga Estação da Fepasa.
Postada no Site http://www.ocnet.com.br