Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, abril 19, 2012

Cantinho do caboclo


(Ariel Camargo, apresentador do programa Cantinho do Caboclo, na Radio Comunitária Maranatha FM, 102,3, aos sábados a partir das 16:00, www.radiomaranathafm.com.br) ariel.camargo@hotmail.com

Em época de “eu quero tchu, eu quero tcha”, ou mesmo “ ai, ai, assim você me mata”, é muito bom ver que, por mais que o mercado musical e o gênero sertanejo universitário seja mesmo tentador, ainda é possível encontrar um lançamento no melhor gênero caipira, e de certa forma bastante original. Estou falando da dupla João Carreiro e Capataz, Lado A e Lado B, eles dão um verdadeiro show de interpretação, muita moda de viola e sem comprometer o belo trabalho, passeiam com muita propriedade, no Rock (Saudade “do ce”), Sertanejo Universitario (Roqueirinha, Pirei o cabeção e Saci).
É muito gostoso ouvir a dupla, imagino que o Show deve ser muito bom, apesar que prefiro ouvir o CD e curtir o DVD, do que propriamente assistir aos shows, o conforto da poltrona, sem os empurrões da multidão, é bem melhor, mas com certeza ver ao vivo, uma viola bem tocada, um dueto perfeito, compensa alguns pisões nos pés. Um outro DVD muito bom também é o Alma Sertaneja, do Cezar e Paulinho, uma verdadeira e justa homenagem a todas grandes duplas e compositores sertanejos, Cezar e Paulinho, que sempre tem emplacados alguns sucessos com teor caipira, fazendo jus à herança do pai e tio, sem duvida um excelente trabalho.
Bem, com muita tristeza, recebi a notícia da morte do grande João Mineiro, dia 24 de março de 2012, que faleceu em sua casa em Campo Limpo Paulista, vítima de uma parada cardíaca, depois de complicações devido á uma cirurgia de vesícula. Ele sofria de Diabetes e estava internado em Jundiaí, onde foi velado até às 16:30 horas e depois levado para sua cidade natal Andradas Sul, em Minas Gerais.
A dupla sertaneja, João Mineiro e Marciano, teve início em 1970, após João Mineiro desfazer uma parceria que já durava 8 anos com Zé Goiás, tendo a sorte de encontrar José Marciano, que planejava formar uma dupla sertaneja voltada para a música romântica.
O primeiro álbum, da então dupla recém-formada, foi lançado em 1973 pela gravadora Chororó Discos e obteve sucesso com as músicas: “Filha de Jesus” e “Chuvisco da Madrugada”, em parceria com o poeta Goiá, a prensagem do disco foi paga por João Mineiro.
Devido ao sucesso e também ao fato de que a música sertaneja ser muito tocada no Brasil, João Mineiro e Marciano chegaram a apresentar um programa musical no SBT nos anos 80, nas manhãs de domingo, que levava o nome da dupla.
Apesar da carreira bem sucedida até aquele momento, e fazendo turnê nos Estados Unidos, em 1990, gravando disco em espanhol em 1991, e lançando o disco “Dois Apaixonados”, a dupla se desfez em 1993, por razões desconhecidas, fazendo desse disco o último da carreira dos dois.
Após a separação, João Mineiro formou duplas como: João Mineiro e Marino e João Mineiro e Marcian (isto mesmo sem o "O" no final), ambas formações gravaram somente um disco, pois a dupla que se consolidou foi João Mineiro e Mariano que se manteve até o dia 24 de Março deste ano, quando faleceu João Mineiro. A dupla estaria preparando um DVD com a participação de grandes nomes, como Milionário & José Rico, Teodoro & Sampaio, Cezar & Paulinho e outros. O DVD (intitulado “Coração não Cansa”) conteria quatro músicas inéditas. Mais um grande nome se vai.
(informações coletadas no http://pt.wikipedia.org)