Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, novembro 30, 2006

Negrinho Parafuso

*Letra da musica foi coletada da pagina www.tiaocarreiro.com.brNEGRINHO PARAFUSO

(autores:Tião Carreiro e Nhô Chico)


Existiu uma velha casa perto da linha fepasa antiga sorocabana

Lembrança que ainda resta de quem foi o rei das festas das noites interioranas

Era ele um trovador renomado cantador de versos improvisados
Por esse interior afora muita gente ainda chora o parafuso afamado


Vivia aquele negrinho rodeado de carinho todos lhe queriam bem

Quando o povo lhe cercava parafuso não negava um sorriso pra ninguém

No lugar que ele cantava o povão aglomerava para ouvir seu repente
Além de bom repentista era também humorista divertia toda gente


Na cidade ou na fazenda onde houvesse uma contenda era sempre convidado

Das pousadas do divino velhos moços e meninos amanheciam acordados

Tietê capivarí sorocaba tatuí laranjal butucatu

Em qualquer localidade era ele na verdade o pelé do cururu


Depois de tantas viagens tantas noites na friagem parafuso adoeceu

Nem mesmo estando doente ele cantava contente e nunca se retrocedeu

Mais um dia eu me lembro naquele 2 de dezembro a sua hora chegou

A região toda chorava quando a rádio anunciava a morte do cantador


Naquela tarde chuvosa uma multidão chorosa cabisbaixa encontristada

Carregava seu artista o maior dos repentistas para derradeira morada

No mundo tudo se acaba a linda piracicaba perdeu mais um trovador

O negrinho idolatrado que também foi convocado para seleção do Senhor


Uma justa homenagem ao grande Antonio Candido (Neguinho Parafuso)
segue abaixo um link para uma roda de cururu... a origem é desconhecida; mas é muito importante para quem quer resgatar a musica caipira

http://www.4shared.com/dir/1351338/6b12de24/sharing.html


terça-feira, novembro 28, 2006

Uma dica para o Natal

Uma mensagem postada pelo cumpadre Luciano Queiroz no grupo Caipira Raiz

Olá Tatuzada ! Como vão ?
Estou passando por aqui hoje simplesmente para deixar uma dica de um ótimo presente de natal!!!!

O Grupo Viola Urbana foi criado em 2004 com o objetivo de comemorar 25 anos de aprendizado e de verdadeira paixão pela música brasileira do cantor, compositor, produto e cronista João Araújo e seu professor de viola Zé Antonio. Somaram-se ao projeto a belíssima voz de Marisa Minas e a expressiva musicalidade do percussionista Ronan Peres.
Já a partir do primeiro show, o quarteto foi convidado a participar do seleto grupo de artistas patrocinados pela CEMIG S/A, que viu na pesquisa Viola Urbana um importante ato pela conservação do patrimônio cultural do Brasil. Mal começaria a distribuição do CD em dezembro de 2005 veio o reconhecimento em forma de convite para participar do programa Sr. Brasil, no palco de Rolando Boldrin na TV Cultura.
O CD fruto da pesquisa busca demonstrar quanto e como a viola caipira influenciou a Música Popular Brasileira. Através de vários segmentos, o grupo registra, regrava e relembra verdadeiras pérolas da cultura autenticamente brasileira, cujas criações remetem à viola, por vários artistas importantes na música brasileira nos últimos anos.
Produção de João Araújo, direção musical do violonista internacionalmente conhecido Geraldo Vianna, participações especialíssimas dos grandes nomes da viola na atualidade Roberto Correa, Chico Lobo e Fernando Sodré.

No site do grupo (www.violaurbana.com.br) todos poderão conferir a pesquisa completa que originou o CD, bem como trechos das músicas, galeria de fotos, vídeos de participações na TV, e muito mais...

É uma obra que merece destaque total no Brasil de hoje, tão desligado à preservação da nossa memória, que presa tanto por valores vindos de fora.

Ajudem a divulgar e comprem o CD pelo site!!!!! Mais fabuloso que o CD só mesmo o encarte preparado com tanto gosto!!!!! Garanto a todos que quem compra um acaba comprando mais um monte pra presentear as pessoas importantes em nossas vidas !!!!

Abraços

Luciano Queiroz - Luthier

Home page: www.lucianoqueiroz.com

segunda-feira, novembro 27, 2006

Tem sangue novo na praça

A música destino de violeiro, composição de Zé Mulato, serviu como uma luva para os jovens violeiros Fernando e Osmair que vieram da cidade mineira de Frutal para Brasília atraídos pelo embalo da viola do Zé Mulato e o chamado do CD "Sangue Novo" que diz "tem sangue novo na praça, caipira se sente honrado a viola e o violeiro vai muito bem obrigado". Uma vez em Brasília em busca de repertório para a gravação do primeiro CD tiveram a sorte de ser apadrinhados pela dupla Zé Mulato e Cassiano e receber do Zé Mulato, cinco músicas inclusive "Destino de Violeiro", que dá nome ao CD. Juntando a outros compositores de Brasília e de outros estados como António Vitor, Tião do Carro, Dino Franco etc. surgiu um dos melhores discos de música caipira dos últimos anos no Brasil. Destino de Violeiro é a própria história dessa dupla; dueto cristalino, bons instrumentistas e disponibilidade para seguir o destino de violeiro. No show a dupla mostrará o repertório do CD e mais coisas que Fernando e Osmair trazem na bagagem pelos caminhos da vida de violeiro.
Radicados há muitos anos em Frutal, não tem mais como dizer que são de outro lugar, foi em Frutal que se encontraram e começaram a dupla. Escutados por artistas como Gino e Geno, Goiano e Paranaense, Chico Rey e Paraná que mesmo antes do CD ficar pronto já os elegeu como a melhor dupla dos últimos tempos e o Zé Mulato disse que este é o melhor primeiro disco de uma dupla que já viu. Fernando e Osmair, estão sendo vistos também como a grande esperança para a manutenção do estilo dupla caipira, pois são jovens e com talento comparados aos mais experientes e renomados violeiros do país.

CD: DESTINO DE VIOLEIRO COM FERNANDO E OSMAIR



• FERNANDO
NOME: ANTÔNIO FERNANDO COELHO
N D. NASC: 25/12/69
NATURAL: Morro Agudo - SP

• OSMAIR
NOME: OSMAIR VIEIRA LEMOS
NATURAL DE GOIÂNIA - GO
NASC. 28/09/1967


* Informções coletadas no grupo Caipira Raiz através do Cumpadre Ronaldo de Duartina - SP