Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, setembro 29, 2006

É hora de churrasco



Hoje é Sexta Feira, a cerveja ja esta no ponto, a viola está afinada, a churrasqueira já está sendo acesa...







CHURRASCO DE COSTELA

Aprendi a assar costela! E à moda gaúcha. Isso mesmo, churrasco de costela!

A costela de boi assada desta maneira, é cultura nossa e inclusive já faz sucesso no exterior. É nossa cultura-raiz sendo reconhecida.

O churrasco de costela não é muito difícil de fazer. Implica na escolha do pedaço de costela bovina de boa qualidade, um pouco de sal grosso para churrasco e cebola. Uma grelha dessas usada para assar peixe é recomendada, para poder virar o pedaço da costela. Na falta dessa grelha, um pouco de habilidade no espeto ou na grelha comum vai resolver.


Um pedaço de costela bovina de 2 kg

sal grosso

cebola

papel alumínio ou uma tampa que cubra todo o pedaço de costela.


A cebola, vamos misturar com a medida de sal grosso. Por isso, ela deve estar bem picada, melhor ainda de passada no processador, para formar um suco que vai umedecer o sal.


Depois dessa mistura pronta, passá-la nos dois lados do pedaço. Em seguida, sobre o lado da carne, despejar uma dose de uísque, o segredo do gostinho especial. Vou experimentar trocar a dose de uísque (bebida de gringo) por uma de cachaça (bebida nossa) para ver o que acontece e ficar mais autêntico.

O FOGO

Despejar o carvão nos lados esquerdo e direito do fundo da churrasqueira. Acender. Deixar assim, com o fogo dos lados. Limpe o centro. Somente com a prática saberemos a temperatura ideal para cada churrasqueira. O carvão não deve ser muita cinza nem muita brasa. Teremos que aprender em nossa própria churrasqueira.

Está na hora de colocar a carne na grelha. Deixar assar primeiramente o lado da carne durante 15 min. Virar para o lado das ripas e deixar mais meia hora.

Depois disso, virar a cada 15 min. É um trabalho paciencioso, porque a costela demora de 6 a 7 horas para ficar no ponto e o fogo tem que ser controlado durante esse tempo.

Também é durante o assar que surge a função da tampa ou da folha de alumínio: é para cobrir a peça (não é para embrulhar), de modo que não caia cinza que será gerada pela brasa de carvão. Acontece que a costela tem um assar demorado, em fogo controlado que gera cinza, e se essa cinza cair sobre o assado...

A tampa é mais prática do que a folha, porque sa função é cobrir a peça e como temos que virá-la de 15 em 15 minutos, a folha de alumínio pode se tornar um estorvo.

Depois de assada, medimos com uma ponteira de aço a maciez da carne. Se estiver no ponto, separar a carne do osso sobre uma chapa que permanecerá aquecida.

A costela poderá ser servida acompanhada do que imaginar de caipira: arroz, farofa, cachaça, caipirinha, cerveja. Tomar cuidado com excessos. Porque a costela é nossa cultura, assim como o churrasco e a cachaça. Mas exceder é burrice.

Experimente essa receita genuinamente brasileira. E não esqueça de convidar os violeiros. E que os violeiros tragam as violas!

texto de Luiz Viola

Esta matéria foi coletada no site O Violeiro do nosso compadre Luiz Viola

Braz da Viola




Professor

• Trabalhou em salas de aula mais de 12 anos, nesse tempo desenvolveu métodos próprios de ensino, editados em forma de livros, CD's e Vídeo - aulas.
• Ministrou oficinas, dentro do projeto "Violeiros do Brasil" no SESC Pompéia em São Paulo e no SESC de Catanduva, São Carlos, Baurú, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

• Ministrou oficinas também em Londrina - PR, Itamonte - MG e, dentro do FESTIVALE no vale do Jequitinhonha em Bocaiúva e Montes Claros - MG.

Luthier

• Aprendeu o ofício da construção da Viola Caipira com Renato Vieira, luthier/proprietário da fábrica de violas XADREZ de Catanduva - SP.

• Implantou em 1994, duas oficinas de construção em São José dos Campos - SP e uma oficina em São Francisco Xavier - SP, alem de ter ministrado em várias cidades do interior de São Paulo, oficinas de construção.

• Atualmente constrói em oficina própria a Viola Caipira e a Viola-de-Cocho, instrumento típico do Pantanal Matogrossense.

• Suas Violas de Cocho vêm sendo usadas por violeiros como Paulo Freire, Pereira da Viola, Orquestra de Viola Caipira de Londrina, Ricardo Vignini, entre outros.

Regente

• Fundou em 1991, em São José dos Campos - SP a Orquestra de Viola Caipira, com o objetivo de divulgar e popularizar a Viola Caipira e, também de formar e agrupar violeiros.

• Desenvolveu trabalho semelhante em Londrina-PR com a "Orquestra Viola de Coité" desde agosto de 1.999.
Fundou, também em 1.999 o grupo "Viola Serena" em Itamonte - MG.

Violeiro

• Mineiro de Consolação, Braz Participou de projetos importantes como "Instrumental Sesc Brasil", "Balaio Brasil", "Música do Brasil" produzido por Hermano Vianna para a Abril Cultural, apresentado em CD's, livros e apresentado na MTV e TV Cultura por Gilberto Gil.

• Participou também do projeto "Brasil 500" da Fundação Roberto Marinho, "Viola Brasileira" do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, "Violeiros do Brasil" Gravado ao vivo no SESC Pompéia em São Paulo, editado em CD e uma série de programas exibidos pela TV Cultura e "Balaio Brasil" do SESC São Paulo.

• Na TV tem divulgado seu trabalho em programas como Jô Soares, Xuxa, Viola Minha Viola, Amigos, entre outros.

• Com os violeiros Paulo Freire, Roberto Corrêa, Ivan Vilela e Pereira da Viola tocou em várias cidades do interior de São Paulo e em Belo Horizonte - MG com o show "No Encontro das Cordas", Com Inezita Barroso trabalhou dois anos num show onde a Orquestra de Viola Caipira acompanhava a Cantora, tocou tambem com Renato Andrade e Zé Mulato e Cassiano no projeto "Violeiros do Brasil" em shows pelo interior de São Paulo.

Bibliografia:

"A Viola Caipira ", Técnicas para ponteio
( RICORDI, 1992 )

"Manual do Violeiro"
( RICORDI, 1998 )

"Um Toque de Viola", 10 peças para tocar
INDEPENDENTE 2001

"Pagode de Cabo a Rabo"
INDEPENDENTE 2003

"Viola-de-Cocho",
INDEPENDENTE 2004

"Ponteios, O Pulo do Gato"
INDEPENDENTE 2004


Vídeo-aulas em VHS:
Curso Básico de Viola Caipira Vol. I e II
M.W.M. PRODUÇÕES 1997


Vídeo-aulas em DVD:
Curso Básico de Viola Caipira Vol. I e II
M.W.M. PRODUÇÕES 2005


Em CD:
"Paraíba vivo, o rio da minha terra"
ORQUESTRA,1994

"Modas e Violas do Vale"
ORQUESTRA, 1995

"Clarão do Luar"
BRAZ DA VIOLA, 1997

"Violeiros do Brasil"
VÁRIOS ARTISTAS, 1998

"Feito na Roça"
ORQUESTRA, 1998

"Festa no Lugar"
ORQUESTRA, 2000

"Florescê"
BRAZ DA VIOLA 2001

"Viola de Coité"
Orquestra de Viola Caipira de Londrina - Londrina, 2001


Em CD-Rom:
Guia do Patrimônio Histórico de Londrina
Trilha Sonora - 2000

Acervo Caipira

Bom Dia Compadres e Cumadres...

Gostaria de dar os parabéns a umas cumadres caipiras que mantem o blog Acervo Caipira, que ajudam a resgatar a boa musica caipira... valeu cumadres...
Vc apreciador (como diz o cumpadre Ricardinho),dê uma olhada la, e tera, com certesa uma grata surpresa.
Como por exemplo a discografia de Jaco e Jacozinho... muito interessante, um belo trabalho de preservaçao da musica caipira.
Discografia de Jaco e Jacozinho

Parabéns Queridas Comadres

quinta-feira, setembro 28, 2006

Como ouvir a web radio Viola Enluarada

Boa Tarde Cumpadres e Cumadres

Depois de praticamente uma semana sem postagens, por diversas causas, entre elas um velorio e problemas com o servidor nosso, estamos de volta...

A web radio viola enluarada esta funcionando e para os apreciadores ouvirem em seu cpd tem umas rotinas que precisam ser seguidas como as dicas abaixo:

usando o Winamp:

Ir na opção ADD - ADD URL e digite http://192.168.0.90:8000

no Windows Media Player é a mesma rotina.
OPEM URL - http://192.168.0.90:8000

Por favor entrem em contato comigo para criticas e sugestões