Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Braz da Viola




Professor

• Trabalhou em salas de aula mais de 12 anos, nesse tempo desenvolveu métodos próprios de ensino, editados em forma de livros, CD's e Vídeo - aulas.
• Ministrou oficinas, dentro do projeto "Violeiros do Brasil" no SESC Pompéia em São Paulo e no SESC de Catanduva, São Carlos, Baurú, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

• Ministrou oficinas também em Londrina - PR, Itamonte - MG e, dentro do FESTIVALE no vale do Jequitinhonha em Bocaiúva e Montes Claros - MG.

Luthier

• Aprendeu o ofício da construção da Viola Caipira com Renato Vieira, luthier/proprietário da fábrica de violas XADREZ de Catanduva - SP.

• Implantou em 1994, duas oficinas de construção em São José dos Campos - SP e uma oficina em São Francisco Xavier - SP, alem de ter ministrado em várias cidades do interior de São Paulo, oficinas de construção.

• Atualmente constrói em oficina própria a Viola Caipira e a Viola-de-Cocho, instrumento típico do Pantanal Matogrossense.

• Suas Violas de Cocho vêm sendo usadas por violeiros como Paulo Freire, Pereira da Viola, Orquestra de Viola Caipira de Londrina, Ricardo Vignini, entre outros.

Regente

• Fundou em 1991, em São José dos Campos - SP a Orquestra de Viola Caipira, com o objetivo de divulgar e popularizar a Viola Caipira e, também de formar e agrupar violeiros.

• Desenvolveu trabalho semelhante em Londrina-PR com a "Orquestra Viola de Coité" desde agosto de 1.999.
Fundou, também em 1.999 o grupo "Viola Serena" em Itamonte - MG.

Violeiro

• Mineiro de Consolação, Braz Participou de projetos importantes como "Instrumental Sesc Brasil", "Balaio Brasil", "Música do Brasil" produzido por Hermano Vianna para a Abril Cultural, apresentado em CD's, livros e apresentado na MTV e TV Cultura por Gilberto Gil.

• Participou também do projeto "Brasil 500" da Fundação Roberto Marinho, "Viola Brasileira" do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, "Violeiros do Brasil" Gravado ao vivo no SESC Pompéia em São Paulo, editado em CD e uma série de programas exibidos pela TV Cultura e "Balaio Brasil" do SESC São Paulo.

• Na TV tem divulgado seu trabalho em programas como Jô Soares, Xuxa, Viola Minha Viola, Amigos, entre outros.

• Com os violeiros Paulo Freire, Roberto Corrêa, Ivan Vilela e Pereira da Viola tocou em várias cidades do interior de São Paulo e em Belo Horizonte - MG com o show "No Encontro das Cordas", Com Inezita Barroso trabalhou dois anos num show onde a Orquestra de Viola Caipira acompanhava a Cantora, tocou tambem com Renato Andrade e Zé Mulato e Cassiano no projeto "Violeiros do Brasil" em shows pelo interior de São Paulo.

Bibliografia:

"A Viola Caipira ", Técnicas para ponteio
( RICORDI, 1992 )

"Manual do Violeiro"
( RICORDI, 1998 )

"Um Toque de Viola", 10 peças para tocar
INDEPENDENTE 2001

"Pagode de Cabo a Rabo"
INDEPENDENTE 2003

"Viola-de-Cocho",
INDEPENDENTE 2004

"Ponteios, O Pulo do Gato"
INDEPENDENTE 2004


Vídeo-aulas em VHS:
Curso Básico de Viola Caipira Vol. I e II
M.W.M. PRODUÇÕES 1997


Vídeo-aulas em DVD:
Curso Básico de Viola Caipira Vol. I e II
M.W.M. PRODUÇÕES 2005


Em CD:
"Paraíba vivo, o rio da minha terra"
ORQUESTRA,1994

"Modas e Violas do Vale"
ORQUESTRA, 1995

"Clarão do Luar"
BRAZ DA VIOLA, 1997

"Violeiros do Brasil"
VÁRIOS ARTISTAS, 1998

"Feito na Roça"
ORQUESTRA, 1998

"Festa no Lugar"
ORQUESTRA, 2000

"Florescê"
BRAZ DA VIOLA 2001

"Viola de Coité"
Orquestra de Viola Caipira de Londrina - Londrina, 2001


Em CD-Rom:
Guia do Patrimônio Histórico de Londrina
Trilha Sonora - 2000

Nenhum comentário: