Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, outubro 12, 2010

Rodrigues Viola e Henrique:


Adilson Rodrigues da Silva, o Rodrigues Viola, nasceu em Corbelia-PR, no dia 26/11/1976 e trouxe do berço a paixao pela Música. Filho de cantores, começou os Estudos de Violão em 1991 e se encontrou com a Viola Caipira em 1997, com os Ponteios e performances do Violeiro Roberto Correa de quem é grande admirador.

Henrique Blini Sierra, o Henrique, nasceu na "Capital do Boi", Araçatuba-SP, no dia 28/04/1983. Apaixonado pelas coisas do campo, tem na Viola Caipira a inspiraçao oriunda dos Ponteios e Composições dos Mestres Tião Carreiro e João Mulato, de quem é também amigo particular.

A jovem Dupla nasceu em Setembro de 2004, num momento em que Adilson e Henrique não formavam dupla com nenhum parceiro e resolveram se unir para participar do Festival da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, organizado pelas Secretarias de Cultura dos Municípios de Araçatuba-SP e Birigui-SP. Na modalidade Música Inédita, eles apresentaram "Tietê Sangue da Terra" (Rodrigues Viola) com a qual conquistaram o Primeiro Lugar!!

De acordo com Graziela Nunes, em nota no Jornal Folha da Região, de Araçatuba-SP, no dia 04/07/2007, "...O evento só permitia a inscrição de Duplas e, como Rodrigues Viola estava sem parceiro, ligou para Henrique, convidando-o para participar. 'Os candidatos tinham que apresentar composições próprias, tanto na letra como na melodia. Falei com ele às 11h:00 e disse que já estava com o material pronto. Pedi para ele me encontrar às 13h:00 para passar o som. Nesse intervalo de duas horas escrevi a canção e fiz os arranjos', revela o Violeiro, que contou a verdade para o amigo só no fim do festival. 'Se eu falasse que ainda não tinha nada preparado, a poucos dias do concurso, ele não iria querer participar', diverte-se. A composição instantânea garantiu aos dois Violeiros o Primeiro Lugar no concurso (...) Conforme os Violeiros, nos festivais são avaliadas a postura e a afinação da Dupla e do instrumento que está sendo tocado. 'Geralmente, as pessoas esperam senhores Violeiros, trajando roupas iguais e com uma postura vocal parecida. Daí, aparece um cara baixinho, de óculos, com cara de roqueiro e um cara grande, todo devagar (referindo-se ao parceiro). Ninguém dá nada para a gente, até começarmos a cantar', admite Rodrigues Viola. Para o Músico, o Violeiro nato é aquele que masca fumo, bebe uma pinguinha e lida com a terra, enquanto que ele não sabe nem andar a cavalo. 'O Henrique é nosso cartão de visitas, ele tem um jeitão mais matuto', brinca... Rodrigues Viola se aproximou da Música Caipira para sentir a presença do pai, logo que ele faleceu. A influência paterna é a mesma no caso de Henrique, que carrega como herança o gosto eclético do pai. 'Ele me apresentou várias coisas, mas optei por Tião Carreiro e Pardinho', conta..."

E, de acordo com Henrique, "...alguns achavam que pensávamos muito diferente sobre a Música, mas a diferença se tornou nossa maior Qualidade. Trazemos em nosso Repertório Músicas dos maiores Compositores de Raiz do Brasil, misturado com alguns Instrumentais, dentre eles, o que colocou Rodrigues Viola entre os 16 Melhores do brasil no Segundo Prêmio Syngenta de Música de Viola em 2005... Ao ouvir 'Rodrigues Viola e Henrique' você vai viajar por épocas e paisagens onde jamais esteve... Nas canções, descobrirá o Verdadeiro Estilo Sertanejo..."

Quero aqui destacar o CD "Te Esperando" gravado recentemente pela Dupla no Estúdio 2000 de Birigui-SP, tendo como Produtor Executivo André Sierra Assencio "Andy Sierra"; Direção Musical e Arranjos a cargo de Rodrigues Viola e Henrique; Técnico de Gravação e Mixagem: Clebinho; Masterização: MCK; Seleção de Repertório também a cargo de Rodrigues Viola e Henrique; Direção de Arte e Projeto Gráfico: Denise Sierra e MCK; Fotografado por Márcio no Rancho Renascer em Araçatuba-SP.

O CD conta com a participação de Rodrigues Viola e Henrique, na Viola, Violão Solo e Violão Base, além de Clebinho no Acordeon, Baixo, Bateria e Percussão, além das participações especiais de Cléo (Declamação em "Boiada Cuiabana" (Raul Torres)) e também Andy Sierra e Altamir (Catira em "Pescador e Catireiro" (Cacique - Carreirinho)).

Destaque para as belíssimas interpretações de suas Composições Próprias "Tietê Sangue da Terra" (Rodrigues Viola) e "Lembranças de Boiadeiro" (Henrique - Rei do Valle), além de Clássicos do Repertório Caipira Raiz, tais como "Boiada Cuiabana" (Raul Torres), "Hoje Eu Não Posso Ir" (Lourival dos Santos - Tião Carreiro), "Pescador e Catireiro" (Carreirinho - Cacique), "A Mâo do Tempo" (Jose Fortuna - Tião Carreiro) e "Raízes do Amor" (José Fortuna - Paraiso), e também Composições de Valdemar Reis tais como "Minha Amiga" (Valdemar Reis - Rodrigues Viola), "Jeitão de Caboclo" (Valdemar Reis - Liu), "Tô Fora e Tô Dentro" (Valdemar Reis), além da faixa-título "Te Esperando" (Valdemar Reis - Nilson Nunes).

Ainda de acordo com Graziela Nunes, em nota no Jornal Folha da Região, de Araçatuba-SP, no dia 04/07/2007, "Cantar o Sertão, com seu chão de terra batida, paixões avassaladoras e amores não-correspondidos ao som da Viola Caipira, é um tributo permanente ao Homem do Campo. O desafio foi encarado pela Dupla 'Rodrigues Viola e Henrique', que, há três anos juntos, dispensou as impressões de atípicos. Eles têm menos de 30 anos de idade e se dedicam às genuinidades da Música Raiz. Tal comprometimento pode ser conferido no CD 'Te Esperando', primeiro álbum da Dupla, lançado recentemente. O disco traz 14 Músicas, com faixas inéditas e regravações de modas de Tião Carreiro e Pardinho, como 'Raízes do Amor' (José Fortuna - Paraiso) e 'Hoje Eu Não Posso Ir' (Lourival dos Santos - Tião Carreiro), que ganhou arranjos mais longos. Quem não conhece as proezas da região terá a oportunidade de ouvir a versão original de 'Jeitão de Caboclo' (Valdemar Reis - Liu), do Músico Araçatubense Waldemar Reis. 'Essa música tem tudo a ver com a região, pois o Compositor morava no bairro Baguaçu', diz Rodrigues Viola. Os arranjos apresentam sonoridade tradicional e não recebem nenhum tipo de recurso eletrônico. As passagens de Violão e Viola de Base e Solo foram feitas pela Dupla, que recebeu a ajuda de outro Músico [Clebinho] na Percussão, Baixo e Acordeão."


Contato para shows e venda de CDs:

Em Araçatuba-SP: (18) 3623-8399
Em Birigui-SP: (18) 3642-0840

e-mail: violeirossertanejos@yahoo.com.br

Material coletado no site boa musica brasileira, do nosso cumpadre Ricardinho