Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, abril 05, 2007

Uma Feliz Pascoa

Que nestes dias da semana santa, que se aproxima a pascoa, desejamos a todos os cumpadres e cumadres, que a verdadeira mensagem deste simbolismo, seja verdadeiro para cada um, que cada um renasça verdadeiramente, para as coisas que realmente vale a pena.
Que todos tenham uma Pasco Abençoada.

quarta-feira, abril 04, 2007

Grandes Compositores

Informações colhidas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadree Ricardinhoo
·
Jesus Belmiro:

Jesus Belmiro Mariano nasceu em Taiaçu-SP no dia 10/05/1943.

Foi em 1969, aos 26 anos de idade, que Jesus Belmiro iniciou como compositor. E, após se aposentar como Primeiro Sargento da Polícia Militar, passou a dedicar mais tempo à composição. As letras por ele compostas vêm sendo disputadas por diversos Violeiros de todo o Brasil.

Como exemplo, podemos citar algumas composições musicais com belíssimas letras de sua autoria, como por exemplo "Viola Vermelha" (Jesus Belmiro - Tião Carreiro), que homenageia o Florêncio, célebre parceiro do Raul Torres, além de "Fazenda São Francisco (Maior proeza)" (Jesus Belmiro - Paraíso) e "Preto Velho" (Jesus Belmiro - Tião Carreiro - Lourival dos Santos), que estão entre seus maiores sucessos.

Jesus Belmiro compõe em parceria com diversos renomados compositores tais como Paraíso, Tião do Carro, Zé Goiano, Vicente P. Machado, Lourival dos Santos, Cacique, João Mulato, Tião Carreiro, Dino Franco, Ronaldo Adriano, Benedito Seviéro, Carreirinho, e muitos outros. E suas composições têm sido gravadas por excelentes intérpretes do quilate de Tião Carreiro e Pardinho, Zilo e Zalo, Zé do Rancho e Zé do Pinho, Liu e Léu, Zico e Zeca, Eli Silva e Zé Goiano, Irmãs Galvão, Zé do Cedro e Zé do Pinho e Dino Franco e Mouraí, apenas para citar alguns.

Jesus Belmiro continua "na estrada" e reside atualmente em Monte Alto-SP, cidade interiorana da qual ele desfruta, longe das agitações e tribulações dos grandes centros urbanos.

E, ao contrário da maioria dos Compositores e Poetas homenageados nessa página, há pouquíssima informação disponível sobre Jesus Belmiro. Seus dados biográficos, bem como a segunda foto, foram encontrados somente na excelente Revista Viola Caipira (Edição de Nº 11 - Maio e Junho/2005); e a primeira foto (no início do resumo biográfico) foi fornecida pelo Radialista, Produtor e Pesquisador Maikel Monteiro que possui um excelente conhecimento sobre a trajetória de diversos compositores e intérpretes da Música Caipira Raiz (ver referências bibliográficas no final dessa página).

Algumas composições de Jesus Belmiro:

· Adeus Rio Piracicaba (Jesus Belmiro - Tião Carreiro - Craveiro)

· A Força Do Amor (Jesus Belmiro - Paraíso)

· A Loira Do Caixa (Tião do Carro - Jesus Belmiro)

· A Loura Do Carro Branco (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Amo Você (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Barba Azul (Jesus Belmiro - Zé Goiano) Interpretada por Ramiro Vióla e Pardini (3)

· Boiada Da Saudade (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Cabelos Cor De Mel (Jesus Belmiro - Teodoro)

· Candieiro Da Fazenda (Jesus Belmiro - Tião Carreiro - Lourival dos Santos)

· Cerne De Aroeira (Lourival dos Santos - Jesus Belmiro - Vicente P. Machado)

· Chão Sagrado (Jesus Belmiro - Zé Goiano)

· Cidade de Sonho (Jesus Belmiro)

· Colibri (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Couro Grosso (Jesus Belmiro - Zé Goiano)

· Dever Do Policial (Jesus Belmiro - Tião Carreiro)

· Diamante Verde (Jesus Belmiro - Juliana Andrade)

· Duelo de Paixão (Jesus Belmiro - Ronaldo Viola)

· Gente Invejosa (Jesus Belmiro - José Victor)

· Fazenda São Francisco (Maior proeza) (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Filha do Barbeiro (Jesus Belmiro - Mococa)

· Filha Do Caminhoneiro (Edson Bellodi - Paraíso - Jesus Belmiro)

· Flor de Goiás (Jesus Belmiro - Ronaldo Viola)

· Fonte Dos Prazeres (Jesus Belmiro - Tião Carreiro)

· Força Infinita (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Homem De Fibra (Eli Silva - Jesus Belmiro)

· Idolatro Quem Me Ama (Jesus Belmiro - Edson Belodi)

· Índio Pataxó (Cacique - Jesus Belmiro)

· Intervenção Divina (João Mulato - Jesus Belmiro)

· Joio No Trigo (Jesus Belmiro - Geraldo L. Mendes - Cacique)

· Justiça Divina (Jesus Belmiro - Julinho Guidini - Tião Carreiro)

· Meus Inimigos Também São Filhos De Deus (Jesus Belmiro - Lourival dos Santos - José Russo)

· Mina De Ouro (João Mulato - Jesus Belmiro)

· Mineirinho De Fibra (Jesus Belmiro - Tião Carreiro - Lourival dos Santos)

· Mosca Branca (Cacique - Jesus Belmiro)

· Noite Chuvosa (Ronaldo Adriano - Jesus Belmiro)

· Novo Amor (Jesus Belmiro - Lourival dos Santos)

· O Milagre da Traição (Jesus Belmiro - Caim)

· Por Isso Estou Com Ela (Jesus Belmiro - Zé Goiano)

· Preto Velho (Jesus Belmiro - Tião Carreiro - Lourival dos Santos)

· Prova De Fogo (Joselito - Jesus Belmiro)

· Pulover De Lã (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Rainha Do Meu Destino (João Carvalho - Jesus Belmiro)

· Rei da Pecuária (Ronaldo Viola - Jesus Belmiro)

· Relembrando Tião Carreiro (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Rodeio Do Amor (Jesus Belmiro - Paraíso)

· Sangue De Índio (Eli Silva - Jesus Belmiro - Zé Goiano)

· Saudade Me Fez Voltar (Jesus Belmiro - Tião Carreiro)

· Se Não Güenta Não Vem (Ronaldo Viola - Jesus Belmiro)

· Sombra Do Desengano (Jesus Belmiro - Carminha - Paraíso)

· Sonho De Saudade (João Mulato - Jesus Belmiro)

· Velho Poeta (Zacarias Falseti - Benedito Falseti - Jesus Belmiro)

· Veneno Da Mentira (Jesus Belmiro - Tião Carreiro)

· Viola Vermelha (Jesus Belmiro - Tião Carreiro)

terça-feira, abril 03, 2007

Grandes Compositores

Informações colhidas no site Boa Musica Brasileira do nosso Grande Cumpadre Ricardinho

· Jeca Mineiro:


Conhecido principalmente pelo mega sucesso do "Fuscão Preto" (Jeca Mineiro - Atílio Versutti), José Silva, também conhecido como Jeca Mineiro, além do "Fuscão Preto", é autor de diversas obras primas no repertório Caipira Raiz, como por exemplo "Não Beba Mais Não" (Jeca Mineiro - Orlandinho) e "A Dama de Vermelho" (Jeca Mineiro - Ado Benatti).

Nascido em Arceburgo-MG no dia 04/09/1913, criado junto de Violeiros e Catireiros, pode-se dizer que sua carreira artística se iniciou quando contava com apenas 10 anos de idade, quando passou a tocar viola e cantar em reuniões festivas. E, aos 15 anos, ganhou de sua avó uma Viola; por essa época, mudou-se para São José do Rio Pardo-SP, onde continuou a se apresentar em festas.

Em
1946 passou a residir em São Paulo SP, onde formou dupla com Chico Carretel, apresentando-se na Rádio Cruzeiro do Sul. A dupla logo se desfez e, em 1947, Jeca Mineiro formou uma nova parceria com Motinha e, com ele, passou a atuar no programa "Serra da Mantiqueira", na Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sua primeira composição foi "Boiadeiro Paulista", a qual foi composta em 1948 e gravada no ano seguinte pela dupla "Zé Pagão e Nhô Rosa", na gravadora Continental.

De 1949 a 1965, Jeca Mineiro formou dupla com Mineirinho. Nessa época, gravou, como intérprete, seu primeiro disco 78 RPM. A dupla também gravou na Copacabana diversos sucessos, dentre eles, os rasqueados "Perfume de Meu Bem" (Jeca Mineiro) e "Mulher Ciumenta" (Palmeira - Nonô Basílio).

Em 1955, formou-se o Trio "Jeca Mineiro, Bambuí e Pirajá", que gravou, entre outras, a toada "Filho de Ninguém" (José Fortuna), e a moda de viola "Moda das Duplas" (Piraci).

No início da década de 1960 Jeca Mineiro passou a cantar em dupla com Nininha; e o primeiro disco da nova dupla incluiu a canção rancheira "Meu Diário" (Jeca Mineiro - Teixeira Filho), e também a guarânia "Quem É Que Não Sente" (Jeca Mineiro - José Russo).

Jeca Mineiro teve diversas de suas composições gravadas por gente de renome, como por exemplo, " Nonô e Naná", Liu e Léu, Zilo e Zalo, Tonico e Tinoco e Gaúcho da Fronteira, apenas para citar alguns exemplos. E "Paiozinho e Zé Tapera" gravaram o bolero "A Dama de Vermelho" (Jeca Mineiro - Ado Benatti), que foi um dos maiores sucessos de sua autoria e um dos clássicos do repertório sertanejo, que também foi gravado por Pedro Bento e Zé da Estrada.

Além da Cruzeiro do Sul e da Bandeirantes, a Rádio Cultura de São Paulo também teve o programa "Lá No Pé Da Serra" apresentado por Jeca Mineiro.

Jeca Mineiro também chegou a cantar em dupla com Luizinho (Luís Raymundo, nascido em São Paulo-SP em 1916 e falecido também em São Paulo-SP em 1983 - o mesmo que também já formou dupla com Palmeira e também com Limeira além de ter composto em parceria com Teddy Vieira o célebre cururu "Menino da Porteira").

Em 1968 Jeca Mineiro parou de cantar por recomendações médicas e passou a atuar somente como compositor.

E foi em 1978 que Jeca Mineiro compôs, juntamente com o pintor de placas e cartazes Atilio Versuti, o famosíssimo "Fuscão Preto", que se tornou um verdadeiro fenômeno na música sertaneja. "Giovanti e Mariel" foram os primeiros a gravar a música, o que foi feito numa prensagem particular.

Em 1980, o trio mineiro "Vandeirante, Zé Batista e Darlon" gravou o "Fuscão Preto" numa pequena gravadora. E, no final do mesmo ano, Zé Tapera e Teodoro também gravaram o "Fuscão Preto" pela RCA. Gravações essas que não fizeram sucesso e passaram desapercebidas.

Em 1982, no entanto, o "Fuscão Preto" começou a ficar famoso quando foi regravado pelo Trio "Os Gladiadores", com o qual vendeu mais de 100 mil cópias. E, para aumentar ainda mais a vendagem, Almir Rogério também gravou o "Fuscão Preto" e, na voz dele, chegou a vender mais de 700 mil cópias.

A partir de então, o sucesso alavancou até mesmo no exterior! Nos Estados Unidos, por exemplo, foi gravada com o título "Black Mustang" e na Itália, com o nome "Fiat Nero". A música também "virou filme" dirigido por Jeremias Moreira Filho, com as participações de Almir Rogério e Xuxa Meneghel (que mais tarde passou a ser a famosíssima "Rainha dos Baixinhos"). E ganhou também uma versão humorística num inglês errado e com sotaque brega feita pelo Falcão ("Black People Car").

Também não faltam controvérsias sobre o "Fuscão Preto": de acordo com Moacyr Custódio (Jornalista e radialista, amigo pessoal de Atílio Versutti) no jornal Notícias de Itaquera, Giovanti (já falecido) e Mariel (a dupla que gravou a música pela primeira vez, conforme já mencionado) trabalhavam como pintores na cidade de Serra Negra-SP em 1975 e viam diariamente uma mulher casada que por ali passava freqüentemente num Fusca preto, com um homem que, de acordo com as "fofocas de boteco", não era o marido dela.

Em São Paulo, a dupla contou o fato ao compositor Atílio Versutti, natural de São José do Rio Preto-SP, pintor de placas e cartazes, que começou a compor algumas músicas em 1976.

Atílio morava há mais de dez anos na Capital Paulista e, juntamente com Giovanti e Mariel, começou a escrever a introdução “Me disseram que ela foi vista com outro, num fuscão preto pela cidade a rodar...”. Mariel compôs a melodia e a música foi incluída no LP que a dupla preparava e que, por sinal, recebeu o nome de “Fuscão Preto”.

E, ainda segundo Moacyr Custódio, para conseguir que o disco fosse gravado, Atílio Versutti se viu obrigado a dividir a autoria da música com Jeca Mineiro que era diretor da Continental. Tal fato, apesar de lamentável é muito comum no meio artístico.

Não se sabe ao certo da veracidade da estória desse adultério em Serra Negra que teria inspirado a composição do "Fuscão Preto", mas o fato é que ela foi relatada diversas vezes tanto por Atílio Versutti como também por Mariel, de acordo com Moacyr Custódio no jornal Notícias de Itaquera.

Seria "Fuscão Preto" o "divisor de águas" entre a Música Caipira e o "breganejo e sertanojo"? Na época, o Trio Parada Dura e as duplas Léo Canhoto e Robertinho e "Milionário e José Rico" já atingiam também mega-vendagens com seus discos, apesar de que tal faturamento ainda era pouco comparado com o que viria depois com as duplas "Chitãozinho e Xororó", "Leandro e Leonardo" e "Zezé di Camargo e Luciano", que ainda não eram conhecidas (apenas "Chitãozinho e Xororó" que eram iniciantes já começavam a ter algum sucesso nas paradas). O fato é que essa famosíssima composição atribuída a Jeca Mineiro e Atílio Versutti foi (e ainda é) um mega-sucesso que quebrou records de vendas, equiparados, na época, por exemplo, ao "Coração de Luto" (Teixeirinha), lançada 1961.

Algumas composições de Jeca Mineiro:

· A Dama de Vermelho (Jeca Mineiro - Ado Benatti)

· A Fumaça Do Cigarro (Jeca Mineiro - Carlos Gil)

· Alma do Ferreirinha (Jeca Mineiro - Zilo)

· Amar Não É Crime (Jeca Mineiro - Paiozinho)

· Baile Gaúcho (Jeca Mineiro - Milton Cristofani)

· Boiadeiro Paulista (Jeca Mineiro)

· Caboclo de Fato (Jeca Mineiro - Kambukira)

· Eterno Apaixonado (Jeca Mineiro - Labareda)

· Felicidade de Matuto (Jeca Mineiro - Professor Gilson)

· Flor Dos Meus Sonhos (Jeca Mineiro - Rochedo)

· Folia de Santo Rei (Tonico - Jeca Mineiro)

· Força do Destino (Jeca Mineiro - Ado Benatti)

· Fuscão Preto (Jeca Mineiro - Atilio Versuti)

· Ilusão Perdida (Jeca Mineiro - Maria Terezinha)

· Já Encontrei a Solução (Jeca Mineiro - J. Ribeiro)

· Lembranças Que O Tempo Não Apaga (Luiz de Castro - Jeca Mineiro)

· Mãezinha Feliz (Jeca Mineiro - José Fortuna)

· Mandamento Sagrado (Jeca Mineiro - Sebastião Vitor)

· Meu Diário (Jeca Mineiro - Teixeira Filho)

· Meu Sabiá (Jeca Mineiro - Atilio Versuti)

· Minas Gerais (Jeca Mineiro - Moreno)

· Minha Secretária (Jeca Mineiro - Iray de O. Machado)

· Não Beba Mais Não (Jeca Mineiro - Orlandinho)

· Pé Vermelho (Pedro Ornellas - Jeca Mineiro)

· Perfume de Meu Bem (Jeca Mineiro)

· Quem É Que Não Sente (Jeca Mineiro - José Russo)

· Remorso (Jeca Mineiro - Benedito Seviero)

· Saudade Não Levarei (Jeca Mineiro - Iray de O. Machado)

· Sem Você Eu Não Sou Nada (Jeca Mineiro - Atílio Versutti)

· Sonhando Acordado (Jeca Mineiro - Chico Lau)

· Traidor (Jeca Mineiro - Piraci)

· Vamos Cantar E Sorrir (Antônio R. Pereira - Jeca Mineiro)