Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, março 02, 2007

Goiá

Em boa hora recebi um e-mail do cumpadre Tunico da Viola com esse anexo repasso para o Viola Enluarada, mais um excelente trabalho do Cumpadre Daniel Viola, é uma entrevista do saudoso Moraes Sarmento com Nono Basilio e Goiá e interpretaçao da musica "Aurora do mundo", apresentação de Zilo e Zalo.





http://www.youtube.com/watch?v=Bxyyntvrf4M

Grandes Compositores

Informações colhidas no site Boa Musica Caipira do cumpadre Ricardinho

Arlindo Pinto:

Arlindo Pinto de Souza nasceu em São Paulo-SP no dia 19/09/1906 e faleceu também na Capital Paulista no dia 29/04/1968.

Tendo trabalhado como gráfico, Arlindo Pinto adquiriu o gosto pela leitura e começou a escrever versos e paródias, os quais apresentava em diversas festas, circos e teatros. Arlindo também interpretou monólogos de sua própria autoria no Teatro de Comédia.

Em 1928, Arlindo passou a fazer parte da Guarda Civil de São Paulo, tendo permanecido durante 25 anos na Corporação.

Ao final da década de 1940, Arlindo Pinto já vinha sendo considerado como um dos mais importantes Compositores Sertanejos. Sua primeira composição gravada foi a moda "Desafio Nº 2" (Arlindo Pinto), interpretação que ficou a cargo de Nhá Zefa.

Arlindo compôs suas Músicas em ritmos diversos, tais como Xote, Arrasta-Pé, Samba, Chorinho, Valsa, Moda De Viola, Foxtrote, Tango, Polca, Guarânia e Rasqueado, entre outros.

Em 1945, sua composição "Alô Mister Johnny" (Arlindo Pinto - Hélio Sindô) foi gravada pela dupla Brinquinho e Brioso. E em 1947, seu Foxtrote "Vaqueiro de Verdade" (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.) foi gravado por Monte Alegre e, nesse mesmo ano, Tonico e Tinoco gravaram as Modas De Viola "A Cruz Do Caminho" (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.) e "Boiadeiro Entrevado" (Arlindo Pinto - Geraldo Costa). A Dupla Coração do Brasil também gravou em 1949 a Moda De Viola "Rancho Vazio" (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.) e, na mesma época, Sólon Sales gravou "Segue Teu Caminho" (Mário Zan - Arlindo Pinto) composição que foi um dos primeiros grandes sucessos de autoria de Arlindo Pinto.

Arlindo teve também diversas de suas composições gravadas pela dupla " Palmeira e Luizinho", tais como a Valsa "Marcaremos Casamento" (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.), o Xote "O Estoro da Boiada" (Mário Zan - Arlindo Pinto), a Moda De Viola "Chico Raimundo" (Arlindo Pinto) e o Cururu "Bom Jesus de Pirapora" (Arlindo Pinto - Palmeira).

Curiosamente, a cantora Inhana gravou em 1949 o baião "O Segredo Está No Molho" (Arlindo Pinto - Palmeira), que foi uma rara interpretação dela sem o seu esposo e parceiro Cascatinha.

Em 1953, Luizinho e Limeira gravaram o galope "Gaúcho Amigo" (Arlindo Pinto - Luizinho), enquanto que " Palmeira e Biá" gravaram "O Preço do Pecado" (Arlindo Pinto - Palmeira), no mesmo ano.

E foi no ano seguinte, 1954, que o inesquecível Acordeonista Mário Zan lançou pela gravadora RCA Victor (hoje BMG) o célebre Rasqueado "Chalana" (Mário Zan - Arlindo Pinto), Rasqueado esse que foi sem dúvida o maior sucesso de Arlindo Pinto como compositor, e que também foi gravado (cantado ou na forma instrumental) por inúmeros intérpretes do quilate de Tonico e Tinoco, Trio da Vitória, Irmãs Castro, Irmãs Galvão, Suzamar, Pena Branca e Xavantinho, Sérgio Reis, Almir Sater, Tetê e Alzira Espíndola, Inezita Barroso, Roberto Corrêa, Helena Meirelles, Pereira da Viola, Mazinho Quevedo, Nestor da Viola, Enúbio Queiroz, Zé do Rancho, Luís Bourdon e Hélio Rios, apenas para citar alguns!

Outros dois grandes sucessos de autoria de Arlindo Pinto foram a Valsa "Cantando" (Arlindo Pinto - Mário Zan), gravada em 1957 pelo Duo Irmãs Celeste (que, para nossa felicidade, foi remasterizada no CD "50 Anos de Música Sertaneja" lançado em 1999 BMG) e o rasqueado "Baldrana Macia" (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.), gravada por Luiz Gonzaga no LP "Luiz 'Lua' Gonzaga" em 1961. Esse rasqueado também foi gravado por diversos outros intérpretes, dentre os quais, Sérgio Reis, "Brasão e Brasãozinho" e " Biá e Dino Franco".

Arlindo Pinto contou com diversos parceiros na Composição tais como Mário Zan, Tonico, Priminho, Geraldo Costa, Palmeira, Luizinho e Hélio Sindô, apenas para citar alguns. E, seu maior parceiro foi sem dúvida Anacleto Rosas Jr. que dividiu com Arlindo a autoria de mais de 15 belíssimas composições.

O riquíssimo repertório de Arlindo Pinto foi gravado pelos mais diversos intérpretes da Música Caipira Raiz e também da Fina Flor da MPB. Além dos já citados acima, merecem destaque também " Raul Torres e Florêncio", Trio Orixá, Zé Cupido, Duo Batuíra, Campanha e Cuiabano, Duo Guarujá, Vieira e Vieirinha e muitos outros!

E, na foto abaixo, da esquerda prá direita, quatro grandes Compositores da Música Caipira Raiz: Anacleto Rosas Jr., Teddy Vieira, Arlindo Pinto e Ado Benatti.



Algumas composições de Arlindo Pinto:

# A Cruz Do Caminho (Anacleto Rosas Jr. - Arlindo Pinto)
# Adeus Querida (Ado Benatti - Arlindo Pinto)
# A Morte do Gavião (Arlindo Pinto)
# Baldrana macia (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.)
# Boiadeiro Entrevado (Arlindo Pinto - Geraldo Costa)
# Brasil (Arlindo Pinto - Anacleto Rosas Jr.)
# Cantando (Arlindo Pinto - Mário Zan)
# Cidades de Mato Grosso (Mário Zan - Arlindo Pinto)
# Chalana (Arlindo Pinto - Mário Zan)
# Galopando (Arlindo Pinto - Torino - Isaías Vieira)
# Gaúcho Amigo (Luizinho - Arlindo Pinto)
# Minha Viola (Tonico - Nhô Moraes - Arlindo Pinto de Souza)
# O Segredo Está No Molho (Arlindo Pinto - Palmeira)
# Rancho Vazio (Anacleto Rosas Jr. - Arlindo Pinto)
# Recado (Anacleto Rosas Jr. - Arlindo Pinto)
# Rio Grande Do Sul (Arlindo Pinto - Luizinho)
# Segue Teu Caminho (Mário Zan - Arlindo Pinto)

quinta-feira, março 01, 2007

Grandes Compositores

Informaçoes colhidas no site Boa Musica Brasileira do nosso grande cumpadre Ricardinho

Antenógenes Silva:

Antônio Honório da Silva, ou Antenógenes Silva, Compositor e Acordeonista, conhecido como “O Mago do Acordeon”. Nasceu em Uberaba MG, em 30/10/1906, onde fez os seus primeiros estudos. Aprendeu a tocar Acordeon e também estudou Teoria Musical. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 09/03/2001.

Em 1929 fez suas primeiras gravações, em solo de Acordeon, na RCA-Victor: o choro “Gostei da tua Caída”, a valsa “Norma”, o maxixe “Saudade de Uberaba” e a valsa “Feliz de Quem Ama” (todas de sua autoria). Autor de sucessos como: “Alegria” (1933), as valsas “Pisando Corações” (com Ernâni Campos, 1936) e “Saudades de Matão” (com Jorge Gallatti e Raul Torres, 1937) (esta conhecidíssima valsa descoberta por Raul Torres na Estação Ferroviária de Bebedouro-SP, e que gerou inúmeras controvérsias com relação à autoria da mesma), “Saudades de Petrópolis” (1942), “Mês de Maria” (1947) e outros mais.

Manteve também durante vários anos no Rio de Janeiro uma escola de Acordeon para profissionais, que incluía cursos de teoria, solfejo e harmonia.

Trabalhou no rádio e na TV, onde apresentou o programa “O Rancho Alegre de Paulo Bob”. Em 1957, ganhou o primeiro prêmio num festival na Alemanha tocando Sanfona de Oito Baixos.

Antenógenes Silva faleceu em 09/03/2001 no Rio de Janeiro, aos 94 anos, vítima de insuficiência renal.

Algumas composições de Antenógenes Silva:

# Alegria (Antenógenes Silva)
# Até O Mar Chorou (Antenógenes Silva)
# Feliz de quem Ama (Antenógenes Silva)
# Gostei da tua Caída (Antenógenes Silva)
# Norma (Antenógenes Silva)
# Pisando Corações (Antenógenes Silva - Ernani Campos)
# Saudade de Uberaba (Antenógenes Silva)
# Saudade Eu Tenho (Antenógenes Silva - De Moraes)
# Saudades de Matão (Antenógenes Silva – Jorge Galatti – Raul Torres)
# Saudades de Ouro Preto (adapt.: Antenógenes Silva - Edmundo Lys)
# Se Amas, és Feliz (Antenógenes Silva - Oswaldo Santiago)
# Sueli (Antenógenes Silva - Miguel de Lima)

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Grandes Compositores

Bom dia Cumpadres e Cumadres, seguindo com a historia dos grandes compositores segue abaixo a vida de Aleixinho.
Em tempo estas informações foram coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadre Ricardinho


Aleixinho:

José Paulo Bueno nasceu em Piracaia-SP em 1927. Com apenas treze anos já cantava em dupla com seu irmão Alcides, tendo passado por diversas cidades do Interior Paulista, tais como a sua própria Piracaia natal, além de Nazaré Paulista, Joanópolis, Bragança Paulista e Atibaia.

Na década de 1940, José Paulo fez seu primeiro trabalho no Rádio com o programa "A Voz de Piracaia"; na mesma época, participou também de diversos espetáculos circenses e foi vencedor do Festival de Violeiros de Joanópolis-SP.

Foi em 1954 que Aleixinho compôs a célebre “Mãe Amorosa” (Tanabi - Aleixinho), homenageando sua própria mãe que ficara em Piracaia-SP, enquanto ele seguia sua carreira artística na Cidade Grande! Gravada pela primeira vez somente em 1966, foi com "Mãe Amorosa" que Aleixinho conquistou o reconhecimento dos admiradores da Música Caipira Raiz em todo o Brasil. E essa belíssima composição continua sendo gravada até hoje por artistas do quilate de Abel e Caim, Vadico e Vidoco, Pedro Bento e Zé da Est
rada e Sérgio Reis, apenas para citar alguns.

Ainda na década de 1950, Aleixinho foi contratado pela Rádio Padre Bento em Guarulhos-SP, cidade onde mora até hoje. Em 1955, Aleixinho foi vencedor no Festival de Violeiros da Rádio Clube de Santo André. E, em 1956, foi apresentador de um programa sertanejo na extinta Rádio São Paulo.

Em 1977 Aleixinho passou a cantar em dupla com seu filho Hélio Bueno. A nova dupla participou do primeiro programa “Canta Viola” na TV Record de São Paulo-SP e, em 1983, Aleixinho e Hélio Bueno se apresentaram pela primeira vez no "Viola Minha Viola" que vai ao ar pela TV Cultura de São Paulo, apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso. Desde então, foram centenas de shows em cidades do Interior Paulista e também em diversos Estados Brasileiros.

Aleixinho também teve diversos reconhecimentos na década de 1990, dentre os quais, o Destaque Cultural na Area de Música, na Semana de Educação e Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura de Guarulhos-SP, em 1990, ano no qual foi também homenageado pelos seus 50 anos de carreira, pela Super Rádio Tupi, no programa Arte Brasil. Recebeu também o o título de Cidadão Guarulhense, em 1992. E, em 1998, foi homenageado pelo programa Viola Viva, com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarulhos-SP.

Aleixinho continua cantando em dupla com seu filho Hélio Bueno, além de tocar a Viola Caipira, dançar Catira, declamar poemas e contar piadas e "causos". E, de acordo com suas próprias palavras, "continua compondo quando vem inspiração (...) não forçando para compor; há momentos menos férteis e outros em que compõe bastante..." E suas composições musicais continuam sendo gravadas por excelentes intérpretes tais como Cacique e Pajé, Brazando e Brazandinho, Pininha e Verinha, Tapajós e Tocantins, Joseval e Joseane, Duo Canto da Terra, Rodrigo Mattos, Os Favoritos da Catira e também as Irmãs Galvão, dentre muitos outros.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Grandes Compositores

Bom dia Cumpadres e Cumadres, aproveitando o brilhante trabalho do nosso cumpadre Ricardinho no site Boa Musica Brasileira que tanto tem contribuido para a divulgação e o resgate da musica raiz, começo postar aqui a historia dos Grandes compositores da moda caipira.
Nosso eterno agradecimento ao Grande Ricardinho, que Deus pela intercessão de São Gonçalo o abençoe sempre.


Ado Benatti:

Nasceu em Taquaritinga-SP no dia 23/09/1908 e faleceu em Pirapora do Bom Jesus-SP no dia 04/11/1962.

Iniciou sua carreira artística compondo emboladas e cantando em programas de calouros. Em 1939 atuou na Rádio Educadora Paulista com o Regional de Caxangá, cantando emboladas. Mais tarde seguiu para a Rádio Difusora de São Paulo.

Deixou de cantar em 1940 e passou a se dedicar mais à composição. Tornou-se popular com o pseudônimo de Zé do Mato e em 1947 teve sua primeira composição gravada: a Moda de Viola “Destino de um Caboclo” (Ado Benatti - Tonico), na interpretação da dupla Tonico e Tinoco na Continental. A partir daí, passou a se dedicar exclusivamente ao gênero Sertanejo, com inúmeras composições gravadas pelos mais renomados intérpretes e duplas caipiras, tais como " Palmeira e Biá", " Serrinha e Caboclinho", "Zé Carreiro e Carreirinho", "Tonico e Tinoco", Inezita Barroso, "Sulino e Marrueiro", Duo Guarujá, "Cascatinha e Inhana" e "Vieira e Vieirinha", entre outros.

Foi também autor de várias peças caipiras, entre elas, “O Filho do Sapateiro”, “Sindicato dos Malucos”, “Arma Secreta” (em colaboração com Humberto Pelegrini) e “Mão Criminosa” (em colaboração com Tonico e Tinoco). Publicou também diversos livros de poemas e contos populares.

Algumas composições de Ado Benatti:


A Dama de Vermelho (Jeca Mineiro - Ado Benatti)
Adeus Querida (Ado Benatti - Arlindo Pinto)
As Duas Cruis De Ferro (Ado Benatti - Limeira)
A Volta do Corumba (Ado Benatti - Sulino)
Bandeirante Fernão (Ado Benatti - Campos Negreiro)
Besta Ruana (Ado Benatti - Tonico)
Bom Jesus de Pirapora (Ado Benatti - Serrinha)
Burro de Aço (Ado Benatti - Serrinha)
Caçador De Esmeraldas (Ado Benatti - Cascatinha - Campos Negreiros)
Chofer da Estrada (Ado Benatti – Luizinho)
Cuiabana (Ado Benatti - Tonico)
Destino de um Caboclo (Ado Benatti - Tonico)
Encontro Divino (Piraci - Ado Benatti)
Mandamentos do Chofer (Ado Benatti - Sulino)
O Azar É Festa (Ado Benatti - João Izidoro Pereira "Zé do Rancho")
O Fim Do Zé Carreiro (Ado Benatti - Serrinha)
O Gosto do Caipira (Luiz Lauro - Ado Benatti)
Pé na Tábua (Ado Benatti - Luizinho - Biguá)
Promessa Do Batistinha (Moacyr dos Santos - Ado Benatti - Marrueiro)
Rosa De Sangue (Ado Benatti - Luizinho)
Sagrado Ofício (Teddy Vieira - Ado Benatti)
Santa Cecília (Ado Benatti - Carlos Piazolli)
São Cristóvão (Luizinho - Ado Benatti)
Sucuri (Zé Carreiro - Ado Benatti)
Terra De Anchieta (Ado Benatti - Poly)
Triste Lembrança (Piraci - Ado Benatti)
Vida De Barbeiro (Luizinho - Ado Benatti)
Violeiro Sem Medo (Ado Benatti - Brinquinho - Lourival dos Santos)