Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Grandes Compositores

Bom dia Cumpadres e Cumadres, seguindo com a historia dos grandes compositores segue abaixo a vida de Aleixinho.
Em tempo estas informações foram coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadre Ricardinho


Aleixinho:

José Paulo Bueno nasceu em Piracaia-SP em 1927. Com apenas treze anos já cantava em dupla com seu irmão Alcides, tendo passado por diversas cidades do Interior Paulista, tais como a sua própria Piracaia natal, além de Nazaré Paulista, Joanópolis, Bragança Paulista e Atibaia.

Na década de 1940, José Paulo fez seu primeiro trabalho no Rádio com o programa "A Voz de Piracaia"; na mesma época, participou também de diversos espetáculos circenses e foi vencedor do Festival de Violeiros de Joanópolis-SP.

Foi em 1954 que Aleixinho compôs a célebre “Mãe Amorosa” (Tanabi - Aleixinho), homenageando sua própria mãe que ficara em Piracaia-SP, enquanto ele seguia sua carreira artística na Cidade Grande! Gravada pela primeira vez somente em 1966, foi com "Mãe Amorosa" que Aleixinho conquistou o reconhecimento dos admiradores da Música Caipira Raiz em todo o Brasil. E essa belíssima composição continua sendo gravada até hoje por artistas do quilate de Abel e Caim, Vadico e Vidoco, Pedro Bento e Zé da Est
rada e Sérgio Reis, apenas para citar alguns.

Ainda na década de 1950, Aleixinho foi contratado pela Rádio Padre Bento em Guarulhos-SP, cidade onde mora até hoje. Em 1955, Aleixinho foi vencedor no Festival de Violeiros da Rádio Clube de Santo André. E, em 1956, foi apresentador de um programa sertanejo na extinta Rádio São Paulo.

Em 1977 Aleixinho passou a cantar em dupla com seu filho Hélio Bueno. A nova dupla participou do primeiro programa “Canta Viola” na TV Record de São Paulo-SP e, em 1983, Aleixinho e Hélio Bueno se apresentaram pela primeira vez no "Viola Minha Viola" que vai ao ar pela TV Cultura de São Paulo, apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso. Desde então, foram centenas de shows em cidades do Interior Paulista e também em diversos Estados Brasileiros.

Aleixinho também teve diversos reconhecimentos na década de 1990, dentre os quais, o Destaque Cultural na Area de Música, na Semana de Educação e Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura de Guarulhos-SP, em 1990, ano no qual foi também homenageado pelos seus 50 anos de carreira, pela Super Rádio Tupi, no programa Arte Brasil. Recebeu também o o título de Cidadão Guarulhense, em 1992. E, em 1998, foi homenageado pelo programa Viola Viva, com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarulhos-SP.

Aleixinho continua cantando em dupla com seu filho Hélio Bueno, além de tocar a Viola Caipira, dançar Catira, declamar poemas e contar piadas e "causos". E, de acordo com suas próprias palavras, "continua compondo quando vem inspiração (...) não forçando para compor; há momentos menos férteis e outros em que compõe bastante..." E suas composições musicais continuam sendo gravadas por excelentes intérpretes tais como Cacique e Pajé, Brazando e Brazandinho, Pininha e Verinha, Tapajós e Tocantins, Joseval e Joseane, Duo Canto da Terra, Rodrigo Mattos, Os Favoritos da Catira e também as Irmãs Galvão, dentre muitos outros.

Nenhum comentário: