Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, março 01, 2007

Grandes Compositores

Informaçoes colhidas no site Boa Musica Brasileira do nosso grande cumpadre Ricardinho

Antenógenes Silva:

Antônio Honório da Silva, ou Antenógenes Silva, Compositor e Acordeonista, conhecido como “O Mago do Acordeon”. Nasceu em Uberaba MG, em 30/10/1906, onde fez os seus primeiros estudos. Aprendeu a tocar Acordeon e também estudou Teoria Musical. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 09/03/2001.

Em 1929 fez suas primeiras gravações, em solo de Acordeon, na RCA-Victor: o choro “Gostei da tua Caída”, a valsa “Norma”, o maxixe “Saudade de Uberaba” e a valsa “Feliz de Quem Ama” (todas de sua autoria). Autor de sucessos como: “Alegria” (1933), as valsas “Pisando Corações” (com Ernâni Campos, 1936) e “Saudades de Matão” (com Jorge Gallatti e Raul Torres, 1937) (esta conhecidíssima valsa descoberta por Raul Torres na Estação Ferroviária de Bebedouro-SP, e que gerou inúmeras controvérsias com relação à autoria da mesma), “Saudades de Petrópolis” (1942), “Mês de Maria” (1947) e outros mais.

Manteve também durante vários anos no Rio de Janeiro uma escola de Acordeon para profissionais, que incluía cursos de teoria, solfejo e harmonia.

Trabalhou no rádio e na TV, onde apresentou o programa “O Rancho Alegre de Paulo Bob”. Em 1957, ganhou o primeiro prêmio num festival na Alemanha tocando Sanfona de Oito Baixos.

Antenógenes Silva faleceu em 09/03/2001 no Rio de Janeiro, aos 94 anos, vítima de insuficiência renal.

Algumas composições de Antenógenes Silva:

# Alegria (Antenógenes Silva)
# Até O Mar Chorou (Antenógenes Silva)
# Feliz de quem Ama (Antenógenes Silva)
# Gostei da tua Caída (Antenógenes Silva)
# Norma (Antenógenes Silva)
# Pisando Corações (Antenógenes Silva - Ernani Campos)
# Saudade de Uberaba (Antenógenes Silva)
# Saudade Eu Tenho (Antenógenes Silva - De Moraes)
# Saudades de Matão (Antenógenes Silva – Jorge Galatti – Raul Torres)
# Saudades de Ouro Preto (adapt.: Antenógenes Silva - Edmundo Lys)
# Se Amas, és Feliz (Antenógenes Silva - Oswaldo Santiago)
# Sueli (Antenógenes Silva - Miguel de Lima)

Nenhum comentário: