Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Chico Lobo

* Chico Lobo

Nascido em São João Del Rey (MG), este filho de seresteiro, ex-integrante do grupo Aruanda de Danças Folclóricas, é, além de aplicado violeiro, folclorista atuante. Atuando como compositor e intérprete, Chico Lobo participou do CD "Canta Minas"(95), lançado pela Som Livre. Seu primeiro CD solo, o independente "Nos Braços Dessa Viola"(97), lhe rendeu uma indicação para o Prêmio Sharp na Categoria Revelação da Música Regional Brasileira e uma turnê na Itália. No ano seguinte, ao lado do ator e parceiro Jackson Antunes, lançou o CD "Nosso Coração Caipira", com 25 clássicos da canção sertaneja, declamados por Jackson e pontuados por sua viola. Seu terceiro CD, "Reinado", lançado pela Kuarup Discos, é o seu mais novo trabalho, recheado de toadas, calangos e modas-de-viola, e vem com participações de Renato Borghetti, da dupla Caju e Castanha e de Jackson Antunes.

Patrocine, Promova Cultura e Se Comunique Através do Viola Brasil.
**" O Viola Brasil, programa televisivo idealizado, produzido e apresentado pelo violeiro Chico Lobo - hoje um dos artistas mais ativos, efetivos e respeitados no processo de popularização musical mineira, brasileira e inclusive internacional. O Viola Brasil leva ao ar a cultura da viola caipira - nas suas diversas leituras(tradicionais e atuais, o que mostra o quanto esse instrumento e sua cultura raiz estão em plena ascensão). E apresenta de modo qualitativo e cativante a nobreza das raizes, tradições, causos e as crenças do universo dos violeiros, por toda Minas Gerais através da TV HORIZONTE.

Chico Lobo enfoca a cada semana um convidado especial em 30 minutos, com dois blocos, de muita música e boa prosa. E nos quadros "Dicas Do Lobo" e "Tradições, Causos e Crenças" dá a sua indicação pessoal sobre livros, eventos culturais, serviços ou produtos (a)provados pelo artista. Além de contar sempre uma história da tradição oral do universo dos violeiros e do folclore brasileiro. O destaque exclusivo sobre a cultura e a musicalidade que nascem do bojo da viola caipira (também conhecida por viola de 10 cordas, viola brasileira), ou que nela se inspiram, é a marca original desse programa que já atinge uma gama 3 milhões de telespectadores (claro que não todos ao mesmo tempo), e os surpreende com a beleza e o diferencial qualitativo de seu conteúdo. A essência do programa segue a vocação e o perfil histórico da viola caipira - apenas encontrada e produzida no Brasil (embora de origem Ibérica) e portanto -, instrumento típico brasileiro. Por isso os convidados são artistas populares, conhecidos (ou não), que tenham em seu repertório a valorização de folguedos, de literatura ou ritmos que nasceram e pelos quais o instrumento é o "mestre"; a exemplo disso temos: os catiras, as folias de Reis, os batuques de viola, as modas, os fandangos, reisados, poetas e escritores populares, grupos de projeção folclórica, orquestras de violas, e tantos mais. A maior contribuição do VIOLA BRASIL além de revelar a beleza e nobreza (oculta) da raiz cultural brasileira e seus desdobramentos atuais. É sem dúvida criar, formar e já ser considerado uma referência no que há de mais típico, vivo e pulsante presente no "embornal" da viola brasileira!
Fale conosco: (31) 3459 8026 / 9954 6580 / Fax: (31) 3454 7279

* Informaçoes coletadas no site
www.imusic.com.br
** Informaçoes coletadas no blog do artista
http://www.blogdochicolobo.blogspot.com
***Mais informações sobre o artista no site http://www.chicolobo.com.br

Nenhum comentário: