Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, março 07, 2007

Grandes Compositores

Continuando a saga dos grandes compositores da musica raiz, é hora de felicitar o cumpadre Ricardinho, pelo excelente trabalho no site Boa Musica Brasileira

Athos Campos:

Athos Campos, assim como Rolando Boldrin, possui também o nome artístico igual ao seu nome completo. Nasceu em 14/07/1923 na cidade de Bebedouro-SP e faleceu no dia 01/11/1992 em Bragança Paulista-SP.

Compositor, Violeiro, Folclorista e Radialista, em 1939, com apenas 16 anos de idade, em parceria com Serrinha, compôs "Chitãozinho e Xororó", sua primeira música que foi justamente o seu maior sucesso, e que foi regravada várias dezenas de vezes pelos mais renomados intérpretes da Música Caipira Raiz tais como " Tonico e Tinoco", " Serrinha e Caboclinho", " Serrinha e Zé do Rancho" e " Pedro Bento e Zé da Estrada", apenas para citar alguns.

Essa belíssima composição conta a estória do "inhambuxintã" e do "inhambuxororó" (Crypturellus tataupa e Crypturellus parvirostris, respectivamente, dois pássaros da família dos Inhambus) e ressalta também a beleza e a simplicidade da vida no campo, mesmo vivendo num "ranchinho amarradinho de cipó", sem vizinhos ao redor, ouvindo o canto do galo carijó, além dos pios da coruja, do jaó, do "inhambu-chitã" e do "xororó". Na foto acima e à esquerda, o Inhambuxintã.

E na foto à direita, o "inhambuxororó", que em outras regiões é também conhecido como "sururina": a mesma "sururina" que à tarde "chora a sua viuvêz" que foi imortalizada no belíssimo poema do "Luar do Sertão" ( Catulo da Paixão Cearense - João Pernambuco). Ver também artigo sobre o "inhambuxororó" no Blog O Violeiro em matéria publicada pelo "Cumpadre" Luiz Viola em 10/02/2005, intitulada "Etimologia Enviolada".

Athos Campos também foi radialista na Capital Paulista e, durante 17 anos foi produtor do excelente programa "Viola Minha Viola" na TV Cultura de São Paulo-SP, apresentado por Inezita Barroso.

Athos Campos passou a residir em Mairiporã-SP no final da década de 1930, tendo inclusive composto o Hino Municipal da respectiva cidade, a qual se orgulha de ter sido a terra querida e amada pelo compositor.

Além de "Chitãozinho e Xororó" (Serrinha - Athos Campos), Athos Campos também compôs outras belíssimas obras-primas do repertório Caipira Raiz, dentre elas, "Sinhazinha" (Athos Campos - Índio Vago), "Bate na Viola" (Athos Campos), "Samba de Roda (Athos Campos - Geraldo Meireles)" e "Viola Sem Defeito" (Athos Campos), apenas para citar algumas.

Fazendo imitações de animais, Athos Campos também participou do primeiro LP da dupla Chitãozinho e Xororó ("Os Garotinhos Do Paraná"), quando eles ainda eram adolescentes e não haviam "mudado a voz"; e nesse LP, os meninos também interpretaram sua célebre composição que também deu o nome à nova dupla que surgia! Curiosamente, a preferida de Athos Campos não era famosa toada já mencionada que homenageia os dois passarinhos. A que ele mais gostava era "Sinhazinha" (Athos Campos - Índio Vago).

Athos Campos foi, sem dúvida, um dos artistas mais importantes do nosso país e sempre defendeu as Raízes Culturais do povo. Através de seus programas de rádio e TV, costumava sempre denunciar o mercantilismo que já começava a deturpar a Música Caipira Raiz.

Lamentavelmente, Athos Campos veio a falecer no dia 01/11/1992 em Bragança Paulista-SP em precárias condições financeiras, não tendo podido tratar eficientemente de duas pneumonias e de dois derrames de que foi vítima. Seus últimos dias ele passou fazendo diálises no porão da casa de sua filha num abandono total...

Algumas composições de Athos Campos:

# A Saudade Continua (Athos Campos - Índio Vago)
# Bate Na Viola (Athos Campos)
# Boiada Saudosa (Athos Campos - Serrinha)
# Chitãozinho e Xororó (Athos Campos - Serrinha)
# Não Sei O Que É Que Eu Tenho (Athos Campos - Aleixinho)
# Onde Canta O Chororó (Athos Campos)
# Samba De Roda (Athos Campos - Geraldo Meireles)
# Sinhazinha (Athos Campos - Índio Vago)
# Viola Sem Defeito (Athos Campos)

Um comentário:

Cultura Caipira Blog disse...

Olá Ariel!

Belo resumo desse grande compositor da música caipira do brasil! E sem dúvida, Chitãozinho e Xororó, que batizou a dupla de mesmo nome, é uma de suas obras primas. Esta música que escolhemos para a nossa última análise no blog, se quiser ver como ficou, aguardamos sua visita.

Abraço!