Materia coletada no blog http://bruxinha507.blogspot.com, atraves de indicação do cumpadre Carlos Andrade no Grupo Caipira Raiz
Desvendando Anacleto
Neto do compositor Anacleto Rosas Júnior, que morou mais de 20 anos em Taubaté, luta para divulgar a rica obra do músico
Fernanda Guerra
Taubaté – (http://jornal.valeparaibano.com.br/2004/04/13/viv01/anacle.html)
Entre as décadas de 60 e 70, quando ia às reuniões de sua família em uma casinha simples do bairro Santa Luzia, em Taubaté, o pequeno Rubens Rosa Junior não sabia que ia ao encontro de um dos maiores compositores da música sertaneja do país.O dono da casa, Anacleto Rosas Junior (1911-1978), era um compositor de renome, autor de clássicos como "Cavalo Preto", "Os Três Boiadeiros" e "Cortando Estradão", mas, para Rubens, hoje com 41 anos, ele era acima de tudo seu avô."Eu o via como meu avô mesmo. Tinha orgulho de saber que ele era um compositor, mas não sabia nem de longe o real significado de suas composições para a música brasileira", disse Rubens.Hoje, 26 anos após a morte de Anacleto Rosas Junior, Rubens trabalha com afinco para que a obra e o nome de seu avô não caiam no esquecimento.Para isto, está desenvolvendo um projeto para lançar um CD independente com 24 músicas compostas por Anacleto --sozinho ou em parceria --, e que são referências da música sertaneja.Entre as músicas pré-selecionadas, "Cavalo Preto", na interpretação de Sérgio Reis; "A Mestiça", cantada por Renato Teixeira e "A Morte do Canoeiro", nas vozes da dupla Tonico e Tinoco."As pessoas lembram muito dos cantores, mas os compositores ficam muitas vezes no esquecimento. Meu avô tem uma obra riquíssima, mas hoje seu nome é praticamente desconhecido", disse Rubens, que enfrentou uma verdadeira maratona para escolher as músicas que entrarão no CD --seu avô é autor de quase 500 composições, sendo mais de 60 especialmente escritas para a famosa dupla caipira Tonico e Tinoco.Segundo Rubens, o trabalho não se limita à escolha das músicas. Como seu avô não cantava, suas músicas foram gravadas por inúmeros interpretes e, para registrá-las em seu CD, é preciso solicitar --e receber-- autorização da gravadora de cada música."Muitas gravações estão em discos antigos, de 78 rotações, algumas gravadoras já não existem mais, trocaram o nome ou foram compradas e recompradas. Só depois de descobrir qual a gravadora que tem atualmente os direitos sobre a música é que dá para pedir a autorização", afirmou Rubens, que já está entrando em contato com as gravadoras.
TRIBUTO - O CD, que Rubens pretende chamar "Tributo 2", é o segundo produzido por ele de forma independente para homenagear e resgatar a obra do avô.
O primeiro, chamado "Tributo", foi lançado em 1999, e segundo Rubens, foi o ponto de partida para que ele conhecesse a real dimensão da grandiosidade da obra do avô. Foram três anos de peregrinação em busca da autorização das gravadoras e artistas para compor o CD."Depois de escolher as músicas, ouvindo CDs e LPs antigos e com a ajuda de minha tia Cleusa (Cleusa Rosas, filha de Anacleto), que cantava as músicas que ela considerava importantes, mas que não tínhamos em casa, fui a São Paulo e só então descobri que precisava da autorização das gravadoras", disse.Acertada a papelada, Rubens lançou o disco, com mil cópias, que foram distribuídas entre amigos, gravadoras e emissoras de rádio. Com o projeto de lançar o segundo CD também de forma independente, Rubens não deixa de sonhar em conseguir apoio de uma gravadora para lançar os discos comercialmente e vê-los chegar a todos os cantos do país."O meu grande sonho é que alguma gravadora se interesse pelo projeto e lance os dois CDs em tributo ao meu avô. Ele, e a música brasileira, merecem", disse.
*******************
Anacleto Rosas nasceu em julho de 1911, em Mogi das Cruzes e faleceu em fevereiro de 1978, em Taubaté. Seus filhos Cleuza e Luiz seguiram o caminho do pai e formaram o Trio Turuna, juntamente com o amigo Teodoro, sendo que todas as músicas interpretadas por eles eram de autoria de Anacleto.
Vamos curtir estas músicas , hospedadas em : http://www.4shared.com/dir/1352150/22a28a10/sharing.html
01 - Romaria
02 - Na Ponta do Reio
03 - Meu Prazer
04 - Mestiça
05 - Resposta da Mestiça
06 - Meu Destino
07 - Amigo do Tertuliano
08 - Pombinho Correio
09 - Filho de Mato Grosso
10 - Coração em Pedaço
11 - Burro Picaço
12 - Timidez
13 - Cavalo Preto(Gravação Original)
14 - Surrei de Chicote
15 - Presépio da Sérra
16 - Zé Cardoso
17 - Esta Noite te Espero
18 - Vaca Mestiça
19 - Falsas Promessas
20 - Sabugo de Milho
21 - Três Boiadeiros
22 - 1500 Cabeças
23 - Pomba Mensageira
24 - Flor Matogrossense
25 - Resolução
26 - Companheiro de orgia
Nota : estão arquivadas as músicas (formato mp3pro 96) e capas (JPG)
4 comentários:
Gostaria de agradecer; a todos que colaboram com a memória de "Anacleto Rosas Junior".É lógico que eu não poderia seixar de agradecer.Venho fazendo no youtube; a regularização das musicas; que estavam com outras autorias.É muiot dificil; manter uma memória Sozinho.Anacleto Rosas Junior; foi inspiração para muita gente.Como fã e neto; devo muito a Fernanda Guerra;Jornal Vale Paraibano; e tantos outros.Meu muito Obrigado.Rubens Rosas Junior.
Gostaria de Agradecer!Ao meu grande amigo Claudio Helvecio.Pelo seu trabalho no MISTAU.Somos muito amigos.Sempre pude contar com ele; para tratar de Anacleto Rosas Junior.Venho tentando; fazer contato a anos.Considero como meu irmão.Até um dia comentei."Claudio será que Roberto Carlos; e Erasmo!Já brigaram?rsrsrs...Pois Sabemos que para manter a Mémória de Anacleto nunca foi facil.Mas quero deixar aqui meu abraço.E dizer que uma pequena parte do ACERVO se encontra nas mãos dele.Album de infãncia de Anacleto.E sempre deixe a minha soubesse que na minha falta, ele pode ter acesso ao Acervo!Que Confio e ainda parte do ACERVO.Será doada para o MISTAU.Poi meu avô merece; e o meu amigo tem minha aprovação.Abraços de Rubens Rosas Junior:http://www.youtube.com/watch?v=rY9PIihK5ZI
Postar um comentário