Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Opinião

Boa tarde Cumpadres e Cumadres
Segue abaixo um texto do cumpadre Samuel dos Reis Garcia, "O Caipira do Sur de Minas", criador e um dos moderadores do Grupo Caipira Raiz:


Olá Amigos, Cumpadres & Cumadres!

Saudações Caipiras!

Amigos desta Grande Família, dos quatro cantos do Brasil que amam a nossa Música Caipira!

Amigos, a história de qualquer movimento, grupo ou ideologia, tem os seus altos e baixos. E nisso estão envolvidos vários fatores.

Não conheço muito e nem tenho tanta formação para afirmar isso, mas a força da Música Caipira esteve muito ligada ao contexto histórico-econô mico do Brasil há algumas décadas, quando o eixo econômico do Brasil passava primordialmente pelo interior.

Contudo, a urbanização, a industrializaçã o e a difusão do Capitalismo, onde o Lucro fala mais alto, fizeram com que, paulatinamente, a Música caipira deixaSse de ser a "porta-voz oficial" do Brasil.

E um fator que considero primordial, foi a difusão dos meios de comunicação de Massa (em especial a televisão) A SERVIÇO DA CLASSE DOMINANTE TANTO POLITICA COMO SOCIALMENTE. E, com o objetivo de acultar ao povo a sua verdadeira origem, o seu verdadeiro potêncial, foi imposto, de forma cruel, valores e formas de pensar vindas de fora. Não que isso seja ruim. Mas tudo tem que ser "ruminado", num processo de "antropofagia" , como já diziam os idealizadores da Semana de 1922.

Mas, o que faz com que a Música Caipira ainda persista como um fiel retrato de seu povo, é justamente a simplicidade e a pureza de quem a criou. É a voz pura, "sem contaminação", que brota do fundo do coração do caboclo. Particularmente, imagino e me coloco no lugar do nosso Saudoso Goiá: suas composições falam fundo em nossa alma por ele sentiu na pele tudo isso. Confiram a entrevista de Zé Mulato & Cassiano na Tv Câmara, onde eles falam que, pra falar, compor e interpretar a Música Caipira é necessário "beber na fonte", "falar daquilo que conhece".

Agora, será que nós valorizamos os nossos artistas (e outros) que estão atuando hoje, agora, defendendo a nossa Música Raiz?

Algumas vezes trocamos álbuns, cds e nos esquecemos que o artista também precisa receber o seu incentivo, o reconhecimento, que vai sim, vai muito além da simples compra de uma mercadoria, mas depende também disto.

Confesso a vocês que passei a conhecer muita gente nossa, boa de serviço, através desse Grupo. E, com o meu esforço, pretendo retribuir, da maneira como posso, no meu individual, a cada um. Mas, realmente, a divulgação de seus trabalhos nesse espaço é uma oportunidade única.

Vamos sim, resgatar o passado, sem esquecer de valorizar o presente. Quantos Cumpadres & Cumadres que estão aqui lutam na preservação da Música Caipira! Quantos são Violeiros, Interpretes, Organizadores de Sites, Grupos Musicais, meios de Comunicação (web, rádio, tv) e enfim, nós, cidadãos comuns que valorizamos a nossa Cultura!

Espero que toda essa Rica Discussão possa aumentar, ainda mais, a nossa disposição em contribuir para a preservação da nossa Música Caipira!

E reitero mais, uma fez, em nome de todos, pois sei que este é o desejo e vontade de todos: ESTAMOS DE PORTAS E BRAÇOS ABERTOS PARA TODOS OS QUE AMAM A MÚSICA CAIPIRA!

UM GRANDE ABRAÇO A TODDOS!
Samuel dos Reis Garcia



" O CAIPIRA DO SUR DE MINAS GERAIS "

Nenhum comentário: