Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Souza e Monteiro

Nascidos no Estado de São Paulo, José Braz de Souza e seu companheiro Monteiro formaram a dupla no início da década de 1950 na cidade de Taubaté-SP.

Antes, porém, existiam as Duplas Caipiras "Artilheiro e Fumaça" e também "Patativa e Pintassilgo", as quais atuavam nessa cidade do Vale do Paraíba, e que dividiam o palco nos diversos circos, festas e programas de rádio. Segundo consta, ambas as duplas não chegaram a gravar nenhum disco.

Até que um dia o compositor Anacleto Rosas Junior havia chegado a Taubaté-SP, onde passou a morar. Influenciados por Anacleto, as duplas foram desfeitas e o Patativa formou uma nova dupla com o Fumaça, tendo adotado, algum tempo depois, os nomes de Souza e Monteiro, respectivamente, aproveitando os seus verdadeiros sobrenomes para formar o nome da dupla.

Também foi Anacleto Rosas Junior que levou à nova dupla à gravação do primeiro disco, na gravadora Todamérica em 1953, com as marchas campeiras "Boiadeiro Bão" (Anacleto Rosas Jr. - Arlindo Pinto) e "De São Paulo ao Rio Grande" (Anacleto Rosas Jr.).

No mesmo ano, gravaram o segundo "bolachão" 78 RPM com a moda campeira "Vaca Mestiça" (Anacleto Rosas Jr.) e o cururu "A Volta do Canoeiro" (Anacleto Rosas Jr.).

Em 1954, Souza e Monteiro gravaram mais 3 discos 78 RPM, com destaque para as modas campeiras "Resposta à Baldrana" (Teddy Vieira - Lauripes Pedroso) e "João Gaiteiro" (Teddy Vieira - Zé Ribeiro), além da moda de viola "Goianinha" (Ado Benatti - Patativa).

No ano seguinte, foi apenas um disco gravado, com destaque para o valseado "Amor Passageiro" (Teddy Vieira - Biguá). E, em 1956, Souza e Monteiro gravaram três discos, com destaque para a toada "Velho Moinho" (Elpídio dos Santos) e o cururu "Amor Perfeito" (Nhô Fio).

E, em 1957, a dupla gravou dois discos 78 RPM, com destaque para a moda campeira "Terras do Paraná" (Anacleto Rosas Jr. ).

Em 1959, Souza e Monteiro trocaram a Todamérica pela Continental, onde a dupla gravou um disco 78 RPM com a guarânia "Feitiço espanhol" (Geraldo Costa - Goiá) e o xote "Filho de Guarapuava" (Souza - Cachoeirinho)
E, em 1962, nova troca de gravadora, dessa vez no selo Caboclo, a dupla gravou mais um disco 78 RPM, destacando a polca "Pequena Homenagem" (Souza - Domingos Greco).

Ao que consta, foram apenas 13 "bolachões" 78 RPM, com 26 músicas no total, o repertório gravado pela dupla "Souza e Monteiro", dupla essa que durou bem pouco e se desfez no início da década de 1960. Apesar da pouca duração, a dupla deixou sua importante contribuição e faz parte da História da Música Caipira Raiz.

Informações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadre Ricardinho

Nenhum comentário: