Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Nhô Belarmino e Nha Gabriela


Salvador Graciano, o Nhô Belarmino, nasceu num lugarejo chamado Santaria, pertencente a Rio Branco do Sul-PR no dia 04/11/1920 e faleceu em Curitiba-PR no dia 20/06/1984. Sua esposa Júlia Alves Graciano, a Nhá Gabriela, nasceu em Curitiba-PR no dia 28/07/1923 e faleceu também em Curitiba-PR no dia 28/03/1996.

Salvador começou bem cedinho: com apenas oito anos de idade, já gostava de cantar e alegrar a vizinhança contando anedotas. Sendo de família de músicos, Salvador Graciano aprendeu tocar diversos instrumentos musicais, dentre eles, a Viola e a Gaita (Pequeno Acordeon) de Oito Baixos.

Foi aos 14 anos de idade que Salvador adotou o nome artístico de Nhô Belarmino por ser, segundo ele, "um nome exótico e gozado". E em 1935, aos quinze anos de idade, ele costumava se apresentar juntamente com sua irmã Pascoalina em festinhas nas redondezas de sua Rio Branco do Sul natal. Era a dupla "Nhô Belarmino e Nhá Quitéria", que permaneceu ativa durante quatro anos. Com o casamento da irmã Pascoalina, o marido não quis que ela continuasse com a carreira artística e, conseqüentemente a dupla se desfez.

Sua primeira composição foi "Linda Serrana" (Nhô Belarmino), em 1936, quando contava 16 anos de idade. Nessa época, Nhô Belarmino integrava o regional da PRB2, a Rádio Clube Paranaense; esse conjunto acompanhava os cantores que na época se apresentavam ao vivo na renomada emissora.

Em 1939 (após a separação da dupla "Nhô Belarmino e Nhá Quitéria"), Nhô Belarmino formou uma dupla com Chiquinho Montalto, dupla essa que participou de diversos programas na Rádio Clube Paranaense. E foi nessa famosa emissora de Curitiba-PR que Nhô Belarmino conheceu Júlia Alves, que veio a ser sua esposa em 23/12/1939 e com quem também formou a dupla "Nhô Belarmino e Nhá Gabriela", que veio a ser a mais famosa e representativa Dupla Caipira Raiz do Estado do Paraná.

Tudo aconteceu por volta de 1937, quando Júlia trabalhava numa fábrica de tecidos na Capital Paranaense. Numa tarde, quando o material de confecção havia se acabado, as funcionárias haviam sido dispensadas mais cedo. Resolveram então acompanhar uma colega de trabalho num ensaio na Rádio Clube Paranaense, já que ela participava de um programa de calouros. Chegando à emissora, Júlia conheceu Salvador e iniciaram o namoro que resultou no casamento que durou 45 anos, com os filhos: Clóris, Ivan e Rui.

"Nhô Belarmino e Nhá Gabriela" iniciaram profissionalmente em meados de 1940 quando Nhô Belarmino promoveu um show no bairro de Santa Cândida. Nesse dia havia chovido bastante e os outros artistas da equipe não puderam chegar ao local. Como a chuva, no entanto, foi passageira, o povo compareceu e lotou o salão. Bilheteria aberta, público chegando, ingressos que não podiam ser devolvidos... E os artistas não chegavam! Então Júlia mais algumas primas e amigos resolveram improvisar: uns declamavam, outros contavam piadas e Nhô Belarmino cantava.

E em dado momento Júlia e Salvador resolveram cantar juntos o famosíssimo valseado "Cavalo Zaino" (Raul Torres). E agradaram de tal maneira que foram convidados a fazer outras apresentações em outros dias! Nascia então, quase que por acaso, a dupla "Nhô Belarmino e Nhá Gabriela".

Nhô Belarmino "batizou" a esposa e companheira de dupla com o nome artístico de Nhá Gabriela em homenagem a uma tia dele que apreciava bastante a Música Caipira.

Em 1942, acompanhados por Nhô Dito (Chiquinho Montalto), Júlia e Salvador formaram o "Trio Caipira" que estreou nesse mesmo ano com bastante sucesso na PRB-2, a Rádio Clube Paranaense.

Em 1948 transferiram-se para a ZYM-5 Rádio Guairacá permanecendo nessa emissora por mais de 20 anos, animando diversos programas de auditório. Nessa época, músicas como "Passarinho Prisioneiro" (Luiz Vieira Filho - Nhô Belarmino) e "Linda Serrana" (Nhô Belarmino) passaram a ser conhecidas e cantadas por seus ouvintes.

Com o sucesso alcançado no Estado do Paraná, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela tornaram-se famosos em vários locais do Brasil. A dupla chegou a trabalhar por um ano na Rádio Gaúcha em Porto Alegre-RS, e também por vários meses na Rádio Guanabara (hoje Bandeirantes) no Rio de Janeiro-RJ, além de vários programas na Rádio Bandeirantes de São Paulo-SP, dos quais também participaram. A foto acima e à direita foi gentilmente enviada pelo Radialista, Produtor e Pesquisador Maikel Monteiro de Curitiba-PR (ver abaixo nas Referências Bibliográficas).

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela gravaram o primeiro disco em 1953, na RCA-Victor (hoje BMG), com as músicas "Linda Serrana" (Nhô Belarmino) e "Parabéns Paraná" (Nhô Belarmino - Pereirinha). Essa gravação fez parte das comemorações do Centenário de Emancipação do Estado do Paraná.

E, nos demais discos que se seguiram, Nhô Belarmino gravou cantando em dupla com sua esposa e também solando o Acordeon, em composições tais como "Dançando Descalço" (Nhô Belarmino), "Brincando com Oito Baixos" (Nhô Belarmino), "Mocinhas da Cidade" (Nhô Belarmino), "Paranaguá" (Nhô Belarmino), "Mocinhas do Sertão" (Nhô Belarmino), "Passarinho Prisioneiro" (Luiz Vieira Filho - Nhô Belarmino), "Defendendo O Meu Sertão" (Nhô Belarmino), "Moreninha do Vanerão" (Lord Wilson - Ubiratan), gravações que foram sucesso não só em Curitiba-PR e Região, mas também em todo o Brasil.

O primeiro LP da dupla foi gravado em 1961 pela RCA-Camdem (hoje BMG). E, ao longo da carreira, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela gravaram 17 Discos 78 RPM, 3 Compactos (Vinil) e 11 LP's, sendo que Nhô Belarmino foi compositor de cerca de 99% das músicas gravadas pela dupla.

Nhô Belarmino teve diversos parceiros na composição, destacando-se dentre todos, o amigo Moacyr Ângelo Lorusso. Compositor incansável, Nhô Belarmino estava sempre compondo alguma coisa. Foi nesse mesmo ano de 1953 que veio o estrondoso sucesso do "Passarinho Prisioneiro" (Luiz Vieira Filho - Nhô Belarmino). E em 1959 veio a consagração definitiva no cenário musical brasileiro com a gravação do famosíssimo clássico "As Mocinhas da Cidade" (Nhô Belarmino), cujo sucesso rendeu à dupla diversas viagens pelos mais diversos Estados Brasileiros em shows e apresentações que foram memoráveis.

Além das gravações em disco e das participações em programas na Rádio Guairacá e na Rádio Clube Paranaense, em companhia de seus filhos Cloris e Ivan, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela também apresentaram na TV durante vários anos o programa "Minha Palhoça" e também o "Rancho de Belarmino e Gabriela", programas nos quais eles se apresentavam com diversas duplas paranaenses, tais como "Nascimento e Zeloni", "Mensageiro e Mexicano", "Leonel Rocha e Campos", além de outras duplas já consagradas em todo o Brasil, tais como Tonico e Tinoco e "Léo Canhoto e Robertinho".

O casal também se apresentou em diversos circos e teatros na Capital Paranaense, e também no Interior do Estado, além dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. "Passarinho Prisioneiro" (Luiz Vieira Filho - Nhô Belarmino) e "Mocinhas da Cidade" (Nhô Belarmino) são sem dúvida os maiores exemplos do seu sucesso no Paraná e em todo o Brasil.

"Mocinhas da Cidade", por sinal, foi gravada por inúmeros intérpretes, inclusive pelo cantor "luso-brasileiro" Roberto Leal, além da belíssima gravação de Pena Branca, no CD "Semente Caipira", gravado na Kuarup Discos, que foi por sinal o primeiro CD que Pena Branca gravou após o falecimento do seu irmão e companheiro Xavantinho.

De acordo com Ubiratan Lustosa, Estudioso do Rádio no Estado do Paraná, em sua excelente História do Rádio Paranaense, em seu site Nosso Encontro Com Ubiratan Lustosa, "Na vida particular, Salvador e Júlia eram um casal unido, simpático, simples, que gostava de receber os amigos em suas casas em Curitiba e na litorânea cidade de Matinhos".

Após vários anos de sucesso, um derrame cerebral vitimou Nhô Belarmino na década de 1980 e interrompeu a carreira musical e as apresentações da dupla.

Rolando Boldrin convidou Nhô Belarmino para participar do seu programa e cantar “Passarinho Prisioneiro" (Luiz Vieira Filho - Nhô Belarmino), música que há mais de 30 anos atrás já tinha uma Mensagem Ecológica e da qual o criador do inesquecível "Som Brasil" era fâ desde criança.

Nhô Belarmino, sem ensaio e há vários dias sem exercitar a voz, não queria interpretar o "Passarinho Prisioneiro". Seu filho, o Acordeonista Ivan Graciano, também compositor, explicou ao Rolando Boldrin sobre o problema de saúde de seu pai. Rolando pediu então que Nhô Belarmino cantasse uma musica mais simples; e o próprio Rolando Boldrin decidiu ele mesmo interpretar o "Passarinho Prisioneiro”, até que Nhô Belarmino também começou a cantar junto com o Rolando...

...“você não sabe o bem que fez a meu pai...” Foi o que Ivan Graciano disse depois ao "Cantadô" Rolando Boldrin.

Foi no ano de 1983 a última gravação de Nhô Belarmino cantando, quando ele regravou "As Mocinhas da Cidade" no álbum "Curitiba Cidade da Gente". Pouco tempo depois, em seu último trabalho, ele participou de um Compacto Simples (Vinil) apenas tocando; quem cantou no compacto “Salve, Salve Paraná” e "Moro Lá” foi sua esposa Nhá Gabriela.

E no mês de Junho de 1984, Jurandir Ambonatti organizou diversos espetáculos comemorativos dos 60 anos da Rádio Clube Paranaense. A convite do radialista Léo Pereira, genro de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, eles estiveram presentes no antigo Ginásio do Clube Atlético Paranaense, completamente lotado.

Nhô Belarmino subiu ao palco conduzido numa cadeira de rodas. Ao lado de Nhá Gabriela, ele resolveu cantar e foi entusiasticamente aplaudido, tendo sido talvez uma das maiores ovações de sua carreira artística.

Com esse novo alento, Nhô Belarmino chegou a pensar em retornar aos palcos. Mas foi a última apresentação, pois ele faleceu poucos dias depois, nesse mesmo ano de 1984.


Alguns anos depois, Nhá Gabriela, incentivada pelos familiares, voltou a cantar, tendo feito dupla com seu filho Ivan Graciano, até o dia em que ela também adoeceu, vindo a falecer, em 1996, 12 anos depois de seu esposo Nhô Belarmino.

No ano de 1978, Mário Vendramel entrevistou a Nhô Belarmino e Nhá Gabriela e para o Museu da Imagem e do Som. Ao que consta, tamanho é o descaso com a Cultura, a Fita Magnética se deteriorou pela ação do tempo e não se sabe se ainda existe algum registro dessa entrevista de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela no Museu da Imagem e do Som.

Ivan Graciano, por outro lado, mantém a atividade artística como Compositor, Acordeonista, Produtor Fonográfico e Presidente da Ordem dos Músicos do Paraná. Proprietário da BG Gravações, (fundada em 1977 juntamente com Nhô Belarmino), onde Nhô Belarmino e Nhá Gabriela chegaram a gravar dois LP's, Ivan vem proporcionando aos mais humildes Artistas Regionais que eles possam gravar os seus sonhados CD's. Ivan é também conhecidíssimo animador das noites curitibanas, sendo que foi dos primeiros a perceber as potencialidades do Forró, coordenando seus animados bailes populares na Sociedade União Bacacheri.

De acordo com o Jornalista Aramis Millarch, em seu Tablóide Digital, Ivan também chegou a apresentar o "Forró de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela" no simpático bairro Santa Felicidade na Capital Paranaense, local esse que acabou tendo o alvará cassado por intrigas políticas. Após o episódio, Ivan, com um "público cativo e seguro", levou a apresentação a outros espaços na Sociedade Rio Branco, no bairro do Ahu de Baixo, depois em São José dos Pinhais-PR, no Barigui do Seminário e finalmente no "Arco Íris" (Avenida Churchil Nº. 309) (local hoje arrendado ao músico Marabá (Antonio Pereira dos Santos)).

Em Curitiba-PR, no Centro da Cidade, pode-se visitar, no cruzamento da Rua Cruz Machado com a Alameda Cabral, a "Fonte Mocinhas da Cidade", que homenageia Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. Com desenhos do Artista Fernando Canalli, possui colunas com pinhões nos capitéis que emolduram quadros de azulejos com versos da letra da música “Mocinhas da Cidade" (Nhô Belarmino), que foi sem dúvida o maior sucesso da dupla.

E, de acordo com o Deputado Rafael Greca de Macedo, idealizador da "Fonte Mocinhas da Cidade", "Para que não nos esqueçamos de nós mesmos. Porque a Cidade somos nós que fazemos. E uma cidade é o conjunto de seus poetas, a memória de seus cantores, a perene lembrança de seus músicos e compositores. Generoso, o povo alimenta os artistas com inspiração e aplauso. Recebe de volta, no ciclo da criação, as harmonias compostas." Citado no dia 26/03/2003, no sétimo aniversário de falecimento de Nhá Gabriela.

* Informações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nosso cumpadre Ricardinho

12 comentários:

Anônimo disse...

Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

Anônimo disse...

Thanks for sharing this link, but unfortunately it seems to be down... Does anybody have a mirror or another source? Please reply to my post if you do!

I would appreciate if someone here at violaenluarada.blogspot.com could post it.

Thanks,
Jack

João Anatalino disse...

Nós, aqui do Lions Clube Mogi-Estância vamos fazer uma homenagem ao Anacleto dando o nome dele a um recital de música e poesia que será realizado no dia 18 de agosto próximo. Soubemos que ele nasceu em Mogi e gostaríamos de mais informação sobre sua família e local de nascimento(rua, bairro) etc, para tentar junto à Câmara Municipal um decreto que dê um nome de rua ou praça a ele(se a família autorizar, claro). Se puder nos ajudar,meu e mail é jjnatal@.gmail. com. br

Anônimo disse...

Texans Arian Foster Jersey axiotakix
A.J. Jenkins Jersey axiotakix
Robert Griffin III Youth Jersey axiotakix
http://www.nikenfljerseysauthentic.us

Anônimo disse...

[url=http://www.freewebs.com/effexorpills]venlafaxine hcl vicodin
[/url]venlafaxine-xr\/mirtazapine
what is effexor xr
effexor xr open capsule
venlafaxine er high blood pressure
venlafaxine er dizziness

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino online[/url] free no deposit reward at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
[/url].

Anônimo disse...

[url=http://buyciproxin.webs.com/]buying cipro online
[/url] buy ciprofloxacin online
ciprofloxacin to buy no prescription
buying cipro online

Anônimo disse...

|
But one risk investors oFten overlook is market risk, or the volatility oF one market anF how it may well aFFect another. This was seen in February 2007, in a Framatic turn when the Chinese stock market FroppeF a whopping 9% in a single Fay, causing a tiFal wave eFFect throughout the worlF. The UniteF States Fow Jones InFustrial Average Fell by 4.3% in the Chinese aFtermath, its worst Fecline since the terrorist attacks oF 2001..
|

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Quite good topic
Your idea simply excellent
I consider, that you are not right. I am assured. Let's discuss.
This remarkable phrase is necessary just by the way
I consider, that you are mistaken. I can prove it. Write to me in PM, we will communicate.

[url=http://shenenmaoyitt.eklablog.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://cheapbags8.smartlog.dk/cute-messenger-bags-post1266169][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyipo.snappages.com/blog.htm][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiyy.devhub.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyitt.webstarts.com/?r=20130117213811][b]michael kors outlet online[/b][/url]

Anônimo disse...

Sd AhL Om HsbOo Rht http://careers.cnetg.com/fckeditor/LouisVuittonbagsforsale.aspx orKv mjU esEi IttNz [url=http://careers.cnetg.com/fckeditor/LouisVuittonbagsforsale.aspx]Louis Vuitton Bag[/url] Lf SaQ Lb IetJj Cob http://austinandrew.co.uk/fckeditor/LouisVuittononline.aspx ipGu wsX sfGd JtlRg [url=http://austinandrew.co.uk/fckeditor/LouisVuittononline.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] Kr UgT Uu UupCs Wxz http://gateway.recruitment-websites.co.uk/fckeditor/LouisVuittonOutlet.aspx seCb bxF gfKz JhgJv [url=http://gateway.recruitment-websites.co.uk/fckeditor/LouisVuittonOutlet.aspx]Louis Vuitton bags for sale[/url] Vs HtW Vb GpxXh Ukl http://future-select.co.uk/fckeditor/LouisVuittonbags.aspx ifVu zjE gxZx LcgSn [url=http://future-select.co.uk/fckeditor/LouisVuittonbags.aspx]Louis Vuitton Outlet[/url] Qq DiM Sx CwsMi Prs http://bidsolutions.co.uk/fckeditor/LouisVuitton.aspx gfRh vcE yiOm IniHn [url=http://bidsolutions.co.uk/fckeditor/LouisVuitton.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Iy JwJ Ng MzvAt Yrh http://etpm.co.uk/fckeditor/LouisVuittonsale.aspx ufAu shM jjWd FkjBd [url=http://etpm.co.uk/fckeditor/LouisVuittonsale.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Dj ZiV Ir LlsFx Jyx http://www.doremo.jp/images/upload/File/gucci.php rzKo yrJ frSx VhbMa [url=http://www.doremo.jp/images/upload/File/gucci.php]GUCCI 財布[/url] Uv BvM Cp XxmHw Gkp http://bromak.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbag.aspx vyQy wiD auBp JdzLd [url=http://bromak.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbag.aspx]Louis Vuitton bags for sale[/url] Um PkH Ue MfcAf Xkq http://recruitment-software.co.uk/features/LouisVuittonbagforwomen.aspx qaSe vsY dcBq PpsJp [url=http://recruitment-software.co.uk/features/LouisVuittonbagforwomen.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] Fq RiS Ij RgbQb Nvq http://www.yellowcatrecruitment.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbagsale.aspx tzUq kqW psYg UxnAv [url=http://www.yellowcatrecruitment.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbagsale.aspx]Louis Vuitton online[/url] Ux JvN Pv WdrXe Fyj http://www.doremo.jp/gucci.php dcHq dkB fsEh TvuRp [url=http://www.doremo.jp/gucci.php]GUCCI バッグ[/url] Xy UiX Ka GcyDw Wly http://www.clementmay.com/fckeditor/cheapLouisVuitton.aspx chUo rpO pvFj TsqAv [url=http://www.clementmay.com/fckeditor/cheapLouisVuitton.aspx]Louis Vuitton sale[/url]

Anônimo disse...

My God! Well and well!
In it something is. Thanks for the help in this question.
I consider, that you are mistaken. I can prove it. Write to me in PM, we will communicate.
It is remarkable, very amusing piece
Just that is necessary. An interesting theme, I will participate.

[url=http://ahssgj.com/bbs/viewthread.php?tid=733931&extra=][b]michael kors outlet[/b][/url]
[url=http://forumeja.org.br/ei/node/144746][b]michael kors outlet[/b][/url]
[url=http://bbs.qzmmsy.com/forum.php?mod=viewthread&tid=97699][b]michael kors outlet[/b][/url]
[url=http://etzyw.uueasy.com/read.php?tid=4209672][b]michael kors outlet[/b][/url]
[url=http://203.198.127.224/forum/forum.php?mod=viewthread&tid=4784823][b]michael kors outlet[/b][/url]