Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, junho 19, 2008

Muito bem ja fomos chamados de tatus e agora museólogos, mas uma coisa que me serve de consolo é que não renegamos o nosso passado, pelo contrário procuramos resgatá-lo, no que eles têm razão quando nos chamam de museólogos... e aproveitando a deixa
taí mais uma de nossas preciosidades...materia coletada
no site
Viola Caipira

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

Salvador Graciano e Julia Alves iniciaram
a carreira no circo. Mas foi na Rádio Guairacá, em 1940, que se conheceram. Belarmino, que já tinha dupla com a irmã Pacoalina, era considerado um excelente músico. Juntos,Belarmino e Gabriela tornaram-se imbatíveis nas apresentações públicas, com sucesso estrondoso nos anos 50, 60 e 70, principalmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O segredo do sucesso estava justamente na simplicidade de piadas irreverentes e esquetes cômicas, na maioria das vezes provocativas de um para o outro, o que divertia o público.
Musicais, Belarmino e Gabriela também compunham suas canções, tendo "Mocinhas da cidade" alcançado sucesso em todo o país, com gravação por vários intérpretes, incluindo o cantor luso brasileiro Roberto Leal. Merece destaque também a gravação de Pena Branca, gravada no LP "Semente Caipira".
Apesar do caráter simples do trabalho, baseado na cultura popular do meio rural, a dupla era "boa de mídia". Foi assim que ocupou espaço importante na época de ouro da rádio, a partir dos anos 40, com passagem pelas rádios Gaúcha, de Porto Alegre, Guanabara (hoje Bandeirante ) no Rio de Janeiro, e chegando até à TV, nos anos 70, com apresentação do Programa ´"Minha Palhoça" e "Rancho de Belarmino e Gabriela". Além disso, a dupla deixou um trabalho consistente, fruto da gravação de 17 discos de 78 RPM e 11 LP´s.

Clique e ouça "Mocinhas da Cidade" com Belarmino e Gabriela

Nenhum comentário: