Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, agosto 29, 2006

Moreno e Moreninho

Bom dia Cumpadres e Cumadres! Depois de alguns dias sem postar nada aqui estamos de novo...


*Imagem colhida no site Ponteio Caipira do grande violeiro João Vilarim

Pedro Cioffi, o Moreno, nasceu em Machado-MG no dia 27/11/1925 e faleceu em Poços de Caldas-MG, no ano de 1995. João Cioffi, o Moreninho, nasceu em 19/05/1927 também na cidade de Machado-MG.

Trabalharam bastante no campo durante a infância. E gostavam da Viola e da Música Caipira. Houve melhora na situação financeira na década de 1940 quando da mudança da família de Machado para Poços de Caldas-MG, onde os irmãos Cioffi foram charreteiros, donos de cavalos de aluguel e também negociantes.
Pedro e João Cioffi iniciaram a carreira artística na Rádio Cultura de Poços de Caldas-MG, onde permaneceram por quase 5 anos. Foram eles os primeiros a divulgar a nossa riquíssima Música Folclórica no rádio, o que antes só era feito pelos foliões, nas Congadas e Folias de Reis.
No início da década de 1950, Moreno e Moreninho trocaram Poços de Caldas-MG pela Paulicéia Desvairada, onde passaram a se apresentar na Rádio Record, na qual permaneceram por bastante tempo. E foi em 1953, no Rio de Janeiro-RJ que a dupla gravou o primeiro disco 78 RPM, pela gravadora Sinter, com as músicas "Tempo de Criança" (Francisco Lacerda - Ricardo Jardim), e "Namoro Moderno" (Moreno - Moreninho).
E em 1954, Moreno e Moreninho apresentaram um espetáculo de "Folia de Reis", com um grupo autêntico de foliões, no Teatro Municipal de São Paulo, casa de espetáculos privilegiada para Concertos Sinfônicos e Óperas!!
Em 1956, Moreno e Moreninho gravaram e fizeram bastante sucesso com a Congada "Treze de Maio" (Teddy Vieira - Riachão - Riachinho); é importante lembrar que a dupla "Riachão e Riachinho", também formada por dois irmãos de Moreno e Moreninho, havia gravado seu primeiro disco no ano anterior, em 1955.
E no ano de 1959, Moreninho, por motivos particulares, deixou por algum tempo a dupla e seguiu de volta para Poços de Caldas-MG. Moreno chegou ainda a fazer algum sucesso cantando em dupla com Paraguai e, mais tarde, com Adolfinho.
E Moreninho também formou dupla com Minuano, em 1975, a qual durou dois anos. Moreninho procurou novamente o irmão Moreno e a dupla "Moreno e Moreninho" voltou a existir por mais algum tempo.
Em 1973, Moreno e Moreninho também participaram do filme "No Rancho Fundo", de Osvaldo de Oliveira, no qual interpretaram "Casa da Mãe Joana" (Moreno - Capitão Furtado), e "Sanfona Furada" (Moreno - José Alves).
Moreno e Moreninho lançaram ainda o método de Viola Caipira "No Braço da Viola e também participaram do lançamento da revista e também da gravadora "Paisagem Sertaneja" cujo secretario geral era José Carlos Cioffi. Moreno também foi proprietário da loja de discos e instrumentos musicais que ficava na Rua dos Protestantes, 154, próxima ao Jardim da Luz na Capital Paulista. E na foto acima e à direita, Moreno participando do histórico primeiro programa "Viola Minha Viola" na TV Cultura de São Paulo-SP em Março de 1980.
Com o falecimento de Moreno em 1995, Moreninho formou dupla com sua filha Morena (Ivone Cioffi Monteiro - nascida em Poços de Caldas no ano de 1957). "Morena e Moreninho" gravaram 4 CD's até o momento, tendo iniciado em 1999 com o CD "Abrindo Novos Caminhos".
E Moreninho também tem participação especial no CD "Sonho Realizado" gravado por Riachinho pela Discos Chororó (2004)
Não podemos citar a História da nossa Música Caipira Raiz sem mencionar essa excelente dupla mineira que foi Moreno e Moreninho, dupla que cultivou ao longo de toda a sua carreira um repertório voltado para o nosso riquíssimo Folclore, com ritmos tais como Folia de Reis, Congada, Catira, Toada, Cururú, Rasqueado, Recortado, Xote e Folia do Divino, além da autêntica Moda de Viola. Dentre seus maiores sucessos, podemos destacar "Treze de Maio" (Teddy Vieira - Riachão - Riachinho), "Milagre da Rede" (Moreninho - Rocha de Menezes), "Divino Espírito Santo" (Torrinha - Canhotinho), "O Caipira Que Foi Na Lua" (Martins Neto - Moreno), "São Gonçalo" (José Alves - Moreno), "Alma de Caboclo" (Moreno - Ilson Pohl), "Conquista da Lua" (Moreninho) e "Casamento do Caipira" (Moreno - Moreninho), apenas para citar algumas.

* Infomações coletadas no site Boa Musica Brasileira do nossso compadre Ricardinho

2 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.