Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Carlos Cesar e Cristiano

Tudo começou numa reunião de amigos, com Cristiano fazendo a primeira voz, e a segunda voz, a cargo de Carlos César e, em dado momento, espontaneamente, eles inverteram os papéis, dentro da mesma música, sem interrupção! Um "entendimento perfeito", sem combinação prévia, intuitivo, por assim dizer! Tal entrosamento animou Carlos César e Cristiano a formarem a dupla!
Ambos já lutavam bastante por uma carreira artística: Carlos César como Cantor, Compositor, Letrista, Instrumentista e Produtor, com brilhantes participações em festivais diversos, tanto na MPB como também na Música Sertaneja. Carlos César conseguia compor com incrível facilidade, chegando inclusive a musicar os versos ao mesmo tempo em que lia a letra da música.
Juntamente com José Fortuna, Carlos César compôs mais de uma centena de belíssimas páginas, gravadas por diversos e excelentes intérpretes.
A consagração de Carlos César como compositor e parceiro de José Fortuna aconteceu por ocasião do II Festival Record (em 1979, apresentado por Geraldo Meirelles), no qual os dois compositores conquistaram três primeiros lugares, com todos os méritos!
Dois anos depois, em 1981, Carlos César e José Fortuna voltaram a conquistar o primeiro lugar no mesmo Festival com a composição "O Vai e Vem do Carreiro" que foi gravada também por Carlos César e Cristiano.
O jovem Cristiano, por outro lado, com sua voz excepcional e vibrante, além de bastante sensibilidade, também desenvolveu de forma brilhante a arte da oratória. E, segundo alguns apreciadores, parecia que ele se transportava para outras Esferas quando cantava!
Desiludido, após tantas diferentes tentativas, já quase desistindo de tudo, Cristiano acabou "tendo a intuição" de procurar por Carlos César, que já vinha se tornando famoso por suas já bastante requisitadas composições, inclusive em parceria com José Fortuna, que, por sinal, também foi um grande incentivador e "padrinho"
da nova dupla que se formava, após ter testemunhado o maravilhoso entrosamento musical de ambos!
Ambos de origem urbana, utilizavam a voz ao natural, sem forçar sotaques nem dialetos (achavam desnecessário os "nóis vai, nóis vem", tão descabidos na Música Sertaneja já no início da década de 1980). Em diversas interpretações podemos também ouvir um belíssimo "vibratto" a cargo do Cristiano, em sua belíssima voz, perfeitamente harmonizada com a voz do Carlos César!
A dupla chegou a ser conhecida na época como "A Nova Maravilha Sertaneja", com o modo de interpretar, a instrumentação, o repertório e o visual bastante original e inovador, sem no entanto ferir o velho estilo Caipira Raiz.
No início da década de 1980, antes mesmo de gravar o primeiro disco, a dupla já havia conquistado um enorme sucesso, de modo que haviam feito um contrato com o Governo do Estado de São Paulo (até 1982), pelo qual percorreram o Interior Paulista em caravanas diversas, nas quais eram bastante aplaudidos.
Em Novo Horizonte-SP, por exemplo, a tourneé se prolongou por quase uma semana!
Após 1989, porém, pouco se sabe sobre essa dupla tão harmoniosa e original e de tão pouca duração, mas que também ajudou a escrever mais uma página na longa História da Música Caipira. Carlos César faleceu no ano de 2002.
São desconhecidos até então os rumos tomados pelo Cristiano após o período de atividade da excelente dupla.
Como curiosidade, vale citar que Cristiano é irmão de Getulio, cantor sertanejo quase que desconhecido, mas que, pela história, tem uma importante marca: ele foi o último parceiro a cantar com Belmonte em show ao vivo. Segundo a família de Belmonte, ele pretendia formar dupla com Getúlio, ideía que o acidente na volta do
show em Itápolis pôs um trágico fim. Getulio também já faleceu. Ele formava a dupla Juracy e Marcito e trabalhava com o apresentador Raul Gil.

(Baseado em dados do Site A Boa Música, do cumpadre Ricardinho e informações do sobrinho de Getulio atraves do Grupo Caipira Raiz)

Segue abaixo o link para uma preciosidade

http://rapidshare.com/files/2490245/_1989__-_Carlos_Cezar_e_Cristiano_-_Carlos_Cezar_e_Cristiano.zip.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Poderia postar novamente estes sucessos? Parece que o link expirou... Por favooooor!!!!! Obrigada

Anônimo disse...

POSTE NOVAMENTE CARLOS CEZAR E CRISTIANO... MANDE -ME UM ALO NO MEU E-MAIL, OK? patileey@yahoo.com.br
OBRIGADA