Bom Dia cumpadres e cumadres
Depois de varios afastado causado pelo excesso de trabalho, estou continuando com a postagem sobre os grandes compositores da nossa musica raiz, lembrando que estas informações foram colhidas no site Boa Musica Brasileira do cumpadre Ricardinho
Comendador Biguá:
O Compositor e Radialista José Ângelo de Campos, também conhecido como Comendador Biguá nasceu em Paraguaçu Paulista-SP no dia 28/09/1924 e faleceu em Tupã-SP no dia 29/07/1974.
Tendo iniciado sua carreira na Rádio Propaganda de Paraguaçu (PRP), onde atuou como declamador e apresentador de programa sertanejo, Biguá dedicou-se ao rádio durante a vida inteira.
Mudou-se para a Capital Paulista em 1947 e, dois anos depois, começou a apresentar o programa "Na Serra da Mantiqueira", na Bandeirantes. Esse programa foi criado pelos Irmãos Mota, que o dirigiam até que o Comendador Biguá assumiu a direção do mesmo e transformou-o num líder de audiência. Foi também nesse programa que Biguá contratou a dupla feminina que se iniciava naquela época: as Irmãs Galvão, que haviam encantado o Comendador Biguá. Na foto à esquerda, Biguá e as Irmãs Galvão.
Além da Bandeirantes, Biguá também trabalhou nas Rádios Tupi e Cultura também de São Paulo-SP.
Atuação em circo também fez parte da carreira artística de Biguá, que viajou durante cinco anos com o "Circo Oni", da família Stuart.
Em 1954, Zico e Zeca gravaram a toada "Capelinha de Chico Mineiro" (Comendador Biguá - Teddy Vieira) e, no ano seguinte, gravaram o cateretê "Desprezo" (Comendador Biguá - Priminho). E, ainda no mesmo ano de 1955, sua valsa "Amor Passageiro" (Comendador Biguá - Teddy Vieira) foi gravada pela dupla "Souza e Monteiro". Luizinho e Limeira também gravaram uma das mais famosas composições do Comendador Biguá que é "Pé Na Tábua" (Ado Benatti - Luizinho - Biguá).
Algumas composições de Comendador Biguá:
Amarga Saudade (Goiá - Comendador Biguá)
Amor Passageiro (Comendador Biguá - Teddy Vieira)
Capelinha de Chico Mineiro (Comendador Biguá - Teddy Vieira)
Desprezo (Comendador Biguá - Priminho)
Desventura (Zacarias Mourão - Biguá - Zé do Rancho)
Pé Na Tábua (Ado Benatti - Luizinho - Biguá)
Santa Cruz da Serra (Benedito Seviero - Comendador Biguá)
Velha Querência (Comendador Biguá - Benedito Seviero)
Nenhum comentário:
Postar um comentário