Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, maio 03, 2007

Grandes Compositores

Postagens coletadas no site Boa Musica Brasileira do Cumpadre Ricardinho

Nhô Chico:


Excelente Poeta e Compositor da Música Caipira Raiz, Francisco Fornaziero, o "Nhô Chico", nasceu no Bairro Sete Barrocas, na cidade de Piracicaba-SP (município riquíssimo nas tradições da dança do Cururu), no dia 19/08/1927. Filho do Sr. Atílio Fornaziero (nascido em Rovigo, Itália) e de D. Inês Guerrero (nascida em Málaga, Espanha).

Quero aqui deixar a palavra para que Joaquim de Oliveira Fornaziero, o Juninho Caipira, filho de Nhô Chico, apresente ao Apreciador uma biografia desse excelente Compositor e Poeta:

"Aos 4 anos, tornou-se órfão de mãe, recebendo assim a educação e os carinhos de sua madrasta, a Sra. Regina Betiol. Aos 11 anos começou a tocar Cavaquinho e a cantar com seu irmão de criação, nascendo assim, a dupla 'Chiquinho e Luizinho'. Uma dupla dotada de muito talento, mas também de muita timidez, que ao notar a presença de estranhos, parava de cantar.

Acompanhando a sua família, Chiquinho, como era carinhosamente chamado, aos quatorze anos, mudou-se para Pederneiras-SP, onde viveu por 20 anos. Já aos 16 anos, começou a compor as primeiras letras. Cantor de Modas-de-Viola, também demonstrava seu grande talento, cantando Cururu.

Certa vez, o que foi motivo de muita emoção, a dupla
'Chiquinho e Luizinho', recebeu um convite da Rádio PRG-8 de Bauru-SP, para uma apresentação. Tiveram assim, um sonho realizado.

Com o casamento de Luizinho, a dupla foi desfeita. Porém, a vida artística de Chiquinho, não parou por ali. Na inauguração da Rádio Cultura de Pederneiras-SP, fora convidado a assumir o programa sertanejo
'Festa na Fazenda'. Foi naquela época que recebeu do Sr. Kamel, diretor da emissora, um novo nome artístico que se perpetuou no meio cultural brasileiro: 'Nhô Chico'.

A partir desse momento, uma nova trajetória começava a ser traçada na vida desse valoroso artista. Conheceu as duplas Leôncio e Leonel e Craveiro e Cravinho.

Em setembro de 1949, Nhô Chico casou-se com Apparecida de Oliveira Góes Fornaziero. Desse casamento nasceram: João, Dirceu, Neusa, Ivone, Dimas e Joaquim, tendo este último, o nome artístico de Juninho, e que herdou do pai Nhô Chico, o dom de cantar e de compor, vindo a gravar quatro CDs, na carreira solo e autor de mais de 650 letras de músicas.

Em 1961, Nhô Chico retornou definitivamente à sua terra-natal, Piracicaba-SP. Passou assim, a conviver com grandes cantadores de Cururu: João Davi, Parafuso, Pedro Chiquito, Zico Moreira, Horácio Neto e outros, tornando-se conhecido em toda a região.

Com o passar do tempo, a morte de alguns amigos fez com que Nhô Chico deixasse de cantar o Cururu, dedicando-se exclusivamente à composição de letras musicais. Assim surgiram sucessos como:
'Caboclo na Cidade' (Dino Franco - Nhô Chico), 'Negrinho Parafuso' (Nhô Chico - Tião Carreiro) e 'Moradia' (Nhô Chico - Tião Carreiro - Craveiro), dentre outros.

Nhô Chico assinou sozinho vários trabalhos, mas possui também músicas em parceria com Dino Franco, Tião Carreiro, Tião do Carro, Garcia, Carreirinho, além de Juninho Caipira, seu filho
que, seguindo os passos do pai, também é Intérprete e Compositor Sertanejo
Teve como seu maior parceiro Dino Franco. Participou do corpo de jurados de diversos festivais, ao lado de grandes nomes ligados à cultura sertaneja. Comandou programas nas rádios: Rádio Alvorada (AM e FM) e Municipal-FM e se apresentou na TV Bandeirantes e na TV Cultura por diversas vezes.

O talento de Nhô Chico foi mais além. É também autor de muitos Cânticos Religiosos. A Capital Paulista e quase todas as cidades da região, conheceram a
'Missa Caipira' de Nhô Chico, inclusive em CD, com o Coral Sertanejo Padre Anchieta e com arranjos de Viola Caipira a cargo do Violeiro Mazinho Quevedo, que também é encarregado da regência. O CD também conta com a participação de Gil Pedro e Vitor Quevedo na Percussão, Toninho Madrugada no Contra-Baixo, e o coral é formado por Galileu, Samaritano, Nhô Chico, Dona Cida, Juninho, Carlos Tabai, Nelson Vitti, Ilda e Roseli Palomo. Gravado e Mixado no Estúdio Millenium em Araras-SP.

Em homenagem à memória de Artistas Piracicabanos, Nhô Chico escreveu "Negrinho Parafuso", "Pedro Chiquito", "Toninho do Mirante", "Zé do Prato", "Sorocabinha", "Saudade do Veneno" e diversas outras composições."


Nhô Chico possui belíssimas Modas de Viola gravadas por excelentes intérpretes do quilate de Pedro Bento e Zé da Estrada, Zilo e Zalo, "Os Dois Mineiros", Dino Franco e Mouraí, Tião Carreiro e Pardinho, Craveiro e Cravinho, "Cativante e Continente", Tião Do Carro e Pagodinho, Daniel e Cacique e Pajé, apenas para citar alguns.

Quero aqui agradecer ao Joaquim de Oliveira Fornaziero, o Juninho Caipira, filho de Nhô Chico e também Violeiro e Compositor pela biografia fornecida e também pelos e-mails de incentivo que me foram enviados. Clique aqui e visite o "flogão" de Juninho Caipira com diversas fotos dele e do pai, além de belíssimos poemas escritos por esse Violeiro e Compositor que é filho de Nhô Chico.


Contato para shows e venda de CD's:
(19) 3421-1580
(19) 9627-4838
(falar com Juninho Caipira)
e-mail: juninhocaipira@hotmail.com


Nenhum comentário: