Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, março 03, 2011

Espaço Cultural Tião Carreiro chega a São Miguel do Iguaçu


clique para ampliar

Carnaval do município vai resgatar a música de raiz sertaneja. São Miguel do Iguaçu recebe no sábado de carnaval, dia 05 de março, o Espaço Cultural Tião Carreiro. Conhecido como o rei da viola e pai do pagode sertanejo, Tião morreu aos 58 anos em 1993, mas sua música continua presente entre os apreciadores do sertanejo de raiz.

Para valorizar seu legado, uma carreta percorre, desde setembro do ano passado, 130 cidades brasileiras com seu museu itinerante.

O Espaço Cultural Tião Carreiro que chega ao município terá visitação gratuita e contará com shows no centro da cidade. A carreta e os shows são patrocinados pela União Sertaneja do Brasil, com autorização e cessão dos direitos autorais pela viúva e da filha de Tião e conta também com o apoio cultural das prefeituras municipais por onde passa.

São Miguel do Iguaçu é uma das 23 cidades paranaenses que recebem o Espaço Cultural, como explica Brasão, da dupla “Brasão e Brasãozinho”.
Segundo ele, “na carreta estão objetos pessoais que ajudam a contar a história de Tião e da música caipira no Brasil. Tem a primeira e a última viola dele, a que ele mais gostava. Também estão lá os discos de ouro, berrante, guaiaca e muitos outros pertences”.

De acordo com Rosari Bedin, Secretário de Administração que manteve os contatos com a produção da Caravana Sertaneja, “os shows e a visitação resgatando a história cultural de Tião Carreiro, têm emocionado a todos por onde a caravana passou”.

Para o Prefeito Armando Polita, “nada mais justo que nos 50 anos de São Miguel do Iguaçu também relembrarmos a história da música de raiz e que com certeza homenageia também nossos pioneiros.

Programação:

O Museu ficará no centro de São Miguel, entre as Ruas Castro Alves e Farroupilha, das 14:00h às 22:00h, aberto à visitação. Às 21 horas começam os shows com Roberto e Meirinho, Irmãs Franco (conhecidas como a dupla feminina mais alegre do Brasil) e Dino Franco & Fandangueiro.




Material coletado no site http://www.jornalofarol.com.br

Um comentário:

Paulo Romero. disse...

Amigo,
que maravilha de blog!!

Para quem é do interior desse país,é de emocionar,passear por esse blog...
Adoro a vida no interior e por isso estou sempre pesquisando,coisas relacionadas a esse meu mundo...

Abração.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.