Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, março 27, 2007

Grandes Compositores

· Dando continuidade, em passar um pouco da vidas dos grandes compositores da musica raiz, hoje estaremos postando sobre Elpidio dos Santos, esta postagem tambem foi colhida na integra no site Boa Musica Brasileira do Grande Cumpadre Ricardinho.


Elpídio dos Santos:


Elpídio dos Santos nasceu em São Luiz do Paraitinga-SP, em 14/01/1909 e faleceu a 03/09/1970. Filho de Benedito Alves que era maestro da Banda Santa Cecília, na mesma cidade, foi nesse ambiente “saudavelmente contaminado pela música”, que Elpídio dos Santos passou a infância, a adolescência e o início de sua juventude e descobriu o gosto pelas harmonias, ritmos e melodias.

Elpídio trabalhou como apontador de jogo do bicho, funcionário de cartório e bancário. A Arte Musical, porém, já estava incorporada à sua vida. Elegeu o Violão como seu instrumento preferido, apesar de também tocar com destreza outros instrumentos de cordas e também de sopro.

Foi também em São Luiz do Paraitinga que Elpídio conheceu Amácio Mazzaropi, que não era até então conhecido pelo grande público e que viera se apresentar num circo. Depois do primeiro espetáculo, Elpídio dos Santos tocou Violão a noite inteira e, a partir dali, ficaram amigos até a morte. Quando Mazzaropi começou a produzir seus filmes, chamou Elpídio para encarregar-se das trilhas sonoras. Elpídio foi realmente o compositor preferido de Mazzaropi, e era sempre convidado para criar as músicas específicas para cada filme, muitas das quais eram cantadas pelo próprio Mazzaropi.

Casado com Cinira Pereira dos Santos, mudou-se para São Paulo, para onde havia sido transferido pelo banco onde trabalhava. Mesmo trabalhando em período integral, não parou de compor nem de dar aulas de Violão. Em São Paulo, estudou na Escola Paulista de Canto Orfeônico.

Elpídio faleceu em 03/09/1970, deixando mais de mil composições as quais são preservadas e divulgadas pelos seus filhos, que também são responsáveis pelo Grupo Paranga, que vem fazendo um importante trabalho de resgate da produção musical do Vale do Paraíba.

Elpídio teve diversas composições gravadas não só pelo Mazzaropi, mas também por intérpretes consagrados tais como Cascatinha e Inhana, Titulares do Ritmo, Irmãs Galvão, Tonico e Tinoco, Sérgio Reis, Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho, dentre outros.

Algumas composições de Elpídio dos Santos:

· Alma Solitária (Elpídio dos Santos)

· A Mulher do Canoeiro (Elpídio dos Santos - Anacleto Rosas Jr.)

· Cai Sereno (Rama Da Mandioquinha) (Conde - Elpídio dos Santos)

· Coração De Mineiro (Elpídio dos Santos - Zé Pagão)

· Despertar Do Sertão - (Elpidío dos Santos - Pádua Muniz)

· Dona Do Salão (Elpídio dos Santos - Conde)

· Dor Da Saudade (Elpídio dos Santos)

· Fogo no Rancho (Elpídio dos Santos – Anacleto Rosas Jr.)

· Ingratidão (Elpídio dos Santos)

· Jeca Magoado (Elpídio dos Santos)

· Lamparina Do Nordeste (Elpídio dos Santos)

· Longe Dos Olhos (Armando Neves - Elpídio dos Santos)

· Menina De Escola (Elpídio dos Santos)

· Meu Burrinho (Elpídio dos Santos)

· O Lingüiceiro (Elpídio dos Santos)

· Rede De Tabôa (Elpídio dos Santos)

· Sopro Do Vento (Elpídio dos Santos)

· Você Vai Gostar (Lá no Pé de Serra) (Elpídio dos Santos)

Nenhum comentário: