Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, março 28, 2007

Grandes Compositores

Boa tarde cumpadres e cumadres, desta vez vamos conhecer um pouco da vida de Ely Camargo, informações colhidas no site Boa Musica Brasileira do cumpadre Ricardinho

· Ely Camargo:

"No Brasil, entre esses raros artistas dedicados à tarefa de levar o canto das grandes camadas à gente tão desinformada das cidades, está a cantora Ely Camargo. Desde seu primeiro LP - muito significativamente intitulado "Canções de Minha Terra" - o que Ely Camargo tem feito, e agora confirma neste CD que todos teremos prazer em ouvir, é exatamente isto: fazer cantar por sua voz, tão cheia de emoção, de sonoridade, a voz anônima do povo que, apesar de tudo, canta e traduz no seu canto a alma da própria terra." (comentário de José Ramos Tinhorão no texto do encarte do CD "Cantigas do Povo - Água da Fonte", lançado pelas "Paulinas Comep - Edições Paulinas" - CD 12235-1 de 1999).

A Música Folclórica do Estado de Goiás não poderá jamais ser citada sem incluir o nome de sua maior representante que é a Folclorista Ely Camargo.

Cantora, Pesquisadora de Folclore, Violonista, Professora e Farmacêutica, Ely Camargo é uma das principais intérpretes do riquíssimo Folclore Brasileiro. Nasceu no dia 12/02/1930 na cidade de Goiás-GO (a antiga e histórica capital do Estado, também conhecida como "Goyaz Velho", que também é a cidade natal da Cora Coralina!) e é filha de Joaquim Edison Camargo (1900-1966) que foi Maestro da Orquestra Sinfônica de Goiânia-GO.

Durante a infância cantou em coros de Igreja. Foi integrante em 1960 do Trio Guairá de Goiânia e em 1961 e 1962, apresentou-se na Rádio Brasil Central de Goiânia-GO em programa que era por ela produzido e que também era retransmitido em Brasília pela Rádio e TV Nacional.

Em 1962, passou a morar na Capital Paulista onde assinou seu primeiro contrato com a extinta TV Tupi e, no mesmo ano, gravou o já mencionado LP "Canções da Minha Terra" pela gravadora Chantecler.

Em 1964, gravou o LP "Folclore do Brasil" no qual interpretou Cantos de Trabalho nas Plantações de Arroz, de São João da Boa Vista-SP, e também um Canto de Ferreiro, de Botucatu-SP.

Pesquisando folclore, reuniu enorme e riquíssimo acervo que Ely coletou em viagens pelo Norte e Nordeste.

Além de alguns "compactos", Ely Camargo gravou cerca de 15 LP's, alguns dos quais foram lançados também em países como África do Sul, Alemanha, Itália e Portugal.

Integrou também o Conselho da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia-GO e, na Rádio da Universidade Federal de Goiás, Ely Camargo apresentou os programas "Brasil de Canto a Canto", "Eli Camargo Convida" e "Alma Brasileira".

Em 1978 lançou pela gravadora Chantecler/Alvorada o LP "Minha Terra", o qual foi bastante elogiado por José Ramos Tinhorão no Jornal do Brasil.

Um dos maiores sucessos de Ely Camargo como compositora foi sem dúvida "O Menino e o Circo", que ficou conhecida nas belíssimas vozes de Cascatinha e Inhana, gravação que está presente na 15ª faixa do CD "Meio Século de Música Sertaneja - Volume 02" da BMG (gravação original RCA).

No final dos anos 1990, Ely Camargo passou a trabalhar na Secretária Municipal de Cultura de Goiânia-GO. Seus trabalhos mais recentes são os CD's "Cantigas do Povo - Água da Fonte" (que conta com a participação especial da Banda de Pífanos de Caruaru e de um Coral regido por Sérgio Vasconcellos Corrêa), lançado em 1999 pelas "Edições Paulinas" e "Lembranças de Goyaz", um "disco-tributo" que Ely gravou em 2001 por ocasião do centenário de nascimento de seu pai.

Não podemos nos esquecer, no entanto, dos diversos LPs que Ely Camargo gravou, os quais esperamos que sejam remasterizados e lançados em CD o mais breve possível, dada a importância fundamental da compositora para o Riquíssimo Folclore Brasileiro!

Algumas composições de Ely Camargo:

· Bendito de Santa Luzia (Juazeiro do Norte-CE - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· Cantiga de Mendiga (Palmeira dos Índios-AL - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· Deus Te Salve A Casa Santa (Goiás-GO - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· O Menino e o Circo (Ely Camargo)

· Reizado (Ely Camargo)

· Pastorinhas (Pirenópilis-GO - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· Puxada do Mastro de São Sebastião (Ilhéus-BA - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· Que Noite Tão Bonita (Nova Resende-MG - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· Reizado (Ely Camargo)

· Reizado de Alagoas (Maceió-AL - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

· Santos Reis (recolhido e adaptado por Ely Camargo)

· 25 de Dezembro (Goiás-GO - temas recolhidos e adaptados por Ely Camargo)

Para Contato:
(62) 215-5176

Nenhum comentário: