Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, abril 10, 2007

Grandes Compositores

Informaçõe s colhidas no site Boa Musica Brasileira do cumpadre Ricardinho

  • Joubert de Carvalho:

    Joubert Gontijo de Carvalho nasceu no dia 06/03/1900 em Uberaba-MG e faleceu no dia 20/09/1977 no Rio de Janeiro-RJ. Filho do fazendeiro Tobias de Carvalho e de Dona Francisca Gontijo de Carvalho, casal que teve treze crianças no total!

    Joubert aprendeu a tocar "de ouvido" o Piano que seu pai havia comprado quando ele tinha 9 anos de idade; interpretava os Dobrados que ouvia, e que eram tocados pela Banda local.

    Quando se mudou juntamente com a família para São Paulo-SP (pois o Sr. Tobias fazia questão de uma excelente Educação e Formação dos filhos que foram estudar no Ginásio São Bento), Joubert chegou a compor uma Valsa intitulada “Cruz Vermelha”, a qual teve a renda revertida para a instituição homenageada. Estava no início da adolescência e o relativo sucesso obtido incentivou o menino para a Música.

    Em 1919, mudou-se para o Rio de Janeiro-RJ, onde estudou Medicina e também fez sucesso com o Fox “Príncipe” (que foi inclusive editado na França), composição gravada em 1922, que foi o ano do Centenário da Independência do Brasil.

    Concluíu o Curso Universitário em 1925 e defendeu a tese intitulada "Sopros Musicais do Coração"; foi aprovado com distinção, apesar do "título humorístico" da tese. E, mesmo com o exercício da profissão, continuou com as composições musicais ao Piano e a publicação das mesmas, as quais faziam sucesso entre os editores.

    Casou-se dois anos depois de formado com Elza Faria com quem teve o filho Fernando Antonio. E foi também por essa época, em 1928 que Joubert musicou dois poemas de Olegário Mariano ("Cai, Cai Balão" e "Tutu Marambá"), e iniciou com ele uma parceria de mais de vinte músicas.

    Alcançou o primeiro sucesso nacional com a música “Ta-Hi (Pra Você Gostar de Mim)”, gravada em 1930 pela Carmen Miranda. A vendagem foi de 35.000 discos, quando na época, os grandes cantores vendiam, no máximo, algo em torno de 1.000 discos.

    Dentre seus sucessos destacam-se “De papo pro Á” (1931, em parceria com Olegário Mariano) e o grande sucesso “Maringá”, música que foi composta em 1932, que tinha como tema a seca do Nordeste Brasileiro. O sucesso de “Maringá” foi tão grande que uma famosa cidade do Norte do Paraná recebeu, quando de sua fundação, esse nome que era na verdade a fusão das palavras “Maria e Ingá”. A belíssima composição foi gravada inicialmente por Gastão Formenti e depois seguiram-se diversas outras gravações, inclusive em vários outros países.

    Com efeito, Joubert almejava na época (1932) um cargo de “Médico dos Marítimos” e, como era amigo do Ministro da Viação José Américo de Almeida, fêz, para agradá-lo, (o Ministro era Nordestino), a canção "Maringá", que surgiu de “Maria do Ingá”, sendo que Ingá era um dos municípios nordestinos mais castigados pela seca. "Maringá", na época, era cantada pelos operários que construíam uma nova cidade no norte do Paraná e, quando a “Cidade-Canção” foi fundada em 1947, foi “batizada” com o nome de Maringá. Inclusive no Museu que fica na “Cidade-Canção”, no Norte do Paraná, existe o Piano no qual Joubert compôs a célebre “Maringá”.

    E em 1933 Joubert foi nomeado médico do Instituto dos Marítimos, onde fez carreira, chegando a ser diretor do hospital.

    Em 1959, Joubert também foi homenageado pelo povo de Maringá-PR, que deu seu nome a uma das ruas da “Cidade-Canção”.

    Além de renomados intérpretes e duplas caipiras que gravaram sucessos tais como “De Papo Pro Á” e “Maringá” ( Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, Adauto Santos e Inezita Barroso, apenas para citar alguns), a obra de Joubert de Carvalho também foi gravada por diversos outros intérpretes de gabarito de nossa MPB, tais como Gastão Formenti, Carlos Galhardo, Francisco Alves, além da “Pequena Notável” Carmen Miranda que havia consagrado “Ta-Hi (Pra Você Gostar de Mim)” em 1929.

    Joubert de Carvalho nunca foi de beber, e também nunca foi boêmio; bares e botecos não o atraíam. Era uma homem culto e refinado e, além de mais de 700 composições editadas, também escreveu um romance: "Espírito e Sexo". E como Médico, também foi muito talentoso e um dos pioneiros no Brasil na Medicina Psicossomática. Joubert de Carvalho também participou de diversas entidades de Defesa dos Direitos Autorais até o fim de seus dias.

    Um pneumonia pôs fim à sua vida no Rio de Janeiro no dia 20/09/1977.

    Algumas composições de Joubert de Carvalho:

  • De Papo Pro Á (Joubert de Carvalho - Olegário Mariano)
  • Mariblanca (Joubert de Carvalho - Luiz de Gongora)
  • Maringá (Joubert de Carvalho)
  • Melhor Amor (Joubert de Carvalho)
  • No Tempo da Valsa (Joubert de Carvalho)
  • Pierrot (Joubert de Carvalho - Pascoal Carlos Magno)
  • Príncipe (Joubert de Carvalho - Hélio Silveira)
  • Rosalinda (Joubert de Carvalho)
  • Ta-Hi (Pra Você Gostar de Mim) (Joubert de Carvalho)
  • Volta Para o Meu Amor... (Joubert de Carvalho - Tostes Malta)
  • Zíngara (Joubert de Carvalho - Olegário Mariano)
  • Nenhum comentário: