Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sexta-feira, abril 13, 2007

INDIGNAÇÃO

O desabafo a seguir foi postado no Grupo Caipira Raiz, pelo cumpadre Ramiro Viola


Sou filha de um dos componentes da saudosa dupla, o cantor e compositor Moreninho. Venho por meio desta pedir um apoio através desse conceituado jornal, para fazer chegar ao conhecimento de outros artistas e ao conhecimento do publico sertanejo as condições que se vêem envolvidas as famílias desses dois artistas que tanto defenderam a musica sertaneja raiz, são dois casos que podem ser considerados (comuns), mas que de certa forma envolve o nome de dois profissionais que muito se destacaram no meio artístico, por isso que tomei a liberdade de apelar atreves desse meio de comunicação para o duplo caso que vou relatar.
“Moreno & Moreninho” foram e são conhecidos no Brasil todo, suas carreiras foram bem marcantes, esses dois irmãos iniciaram suas carreiras artísticas profissionalmente no ano de 1949, ambos foram apadrinhados pelo querido Dr José Blota Junior, mas também demonstraram que eles realmente tinham seus valores artísticos nessa parceria, reconhecida perante a maioria do publico que curti a musica sertaneja raiz.
Eu já consultei um advogado aqui em Campinas, para alguns esclarecimentos sobre os caso, um deles é sobre os contratos da saudosa dupla dos irmãos “Moreno e Moreninho” contratados pela a gravadora Warner Music Brasil . Fui orientada pelo advogado, depois que ele se inteirou sobre o caso referente aos contratos já vencidos desde 1993, me foi informado que esses casos podem ser considerados uma boa briga, porem o tempo de duração desses tipos de processos, é demorado, levara uns dez a quinze anos para serem resolvidos e por isso seria melhor realmente que eu como procuradora de meu pai, fizesse um acordo amigável com a diretoria da gravadora e a diretoria da editora Fermata do Brasil, que me enviou alguns contratos de edições também vencidos, estou tentando negociar, desde que me foi enviado esse contrato também em três vias, esse segundo caso estão com os vencimentos de edições desde 1998 .
Descobri um Cd de Moreno e Moreninho que foi lançado por Edições Fermata/Premier em 1972 um outro caso a parte alem do caso da musica João Boiadeiro que foi gravda em Portugal tendo o compositor proibido isso por trinta anos em documento arquivado com a edição feito na epoca atravez de um advogado, me foi negada uma copia dessa carta pela diretoria da Fermata assim como informações do setor internacional, mas já descobri que foi um trio quem a gravou essa obra, estou no aguardo do material que encomendei a meus contatos com amigos que moram em Portugual, passaram quase trinta anos e até hoje esses acertos estão todos retidos na fonte.
Eu percebi que em uma das clausulas estava sendo mencionado que não poderemos reclamar nada depois de assinalos, sendo que a gravadora já relançou alguns CDs da dupla, “Moreno & Moreninho” mesmo com os contratos vencidos esse tempo todo.
Sabendo da demora para solucionar esses dois casos, pelo fato de que essas duas empresas mantêm suas filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, esses processos levarão mesmo muito tempo e atë tudo ser complemente esclarecido, levando-se em conta que essas duas empresas poderão nem mais existir, eu apelo para que divulguem esse caso, pois eu gostaria que meu pai e minha tia usufruíssem de quase todos seus direitos ainda em vida.
Sua imprescindível influencia para solução dos casos do meu pai e de meu tio que tanto se desempenharam em suas carreiras pela boa musica sertaneja raiz da qual eles muito se orgulharam e essa de certa forma foi o ganha pão deles para sustento de suas famílias, muito nos ajudaria.
Meu pai esse ano completa, cinqüenta e cinco anos de carreira como cantor e compositor . Sei que V.S. tem muitas outros assuntos importantes para resolver, mas esperamos que mesmo assim ainda possa dar o devido valor a esse caso, estamos confiantes de que possa nos ajudar, reivindicando os devidos direitos através da imprensa escrita e falada também.

Antecipadamente deixo registrado meus agradecimentos, em meu nome e em nome de meu pai, também em nome de minha tia, viuva do saudoso

“ Moreno “.

Grata “Morena”


"Morena & Moreninho"

Em grande estilo e muito mais carinho!!!

http://geocities. yahoo.com. br/morenaemoreni nho/raiz. html





Nenhum comentário: