Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quinta-feira, abril 12, 2007

Grandes Compositores

Boa Tarde.

Com voces um pouco da vida de um dos pioneiros da musica raiz, graças ao site Boa Musica Brasileira do nosso Cumpadre Ricardinho:


· Laureano:

Ochelcis Aguiar Laureano foi Violeiro, Compositor e Cantor. Nasceu em Votorantim-SP em 01/05/1909, onde também veio a falecer em 16/01/1996 (Votorantim era na época um distrito de Sorocaba-SP, por isso, a respectiva cidade costuma ser mencionada em algumas biografias como a cidade-natal desse Compositor).

Laureano formou a primeira dupla com Soares, tendo sido uma das duplas caipiras pioneiras, logo após a célebre Turma Caipira de Cornélio Pires, da qual também chegaram a fazer parte.

"Laureano e Soares" chegaram a gravar 14 discos 78 RPM, sendo que o primeiro deles, lançado em 1931, continha as músicas "Desafio" (Laureano e Soares) e "Casamento" (Laureano e Soares). No mesmo ano, gravaram na Ouvidor as toadas caipiras "A Crise" (Laureano) e "O Diabo No Mundo" (Laureano), as quais falavam sobre a crise que o Brasil e o mundo viviam naquela época. E, na mesma esteira, no ano seguinte, a dupla lançou as modas de viola "Revolta de São Paulo" (Laureano) e "Moda dos Tecelões" (Laureano), onde também foi retratada a situação política e social brasileira da época. A dupla foi desfeita no final dos anos 30.

Laureano também fez parte do "Quarteto da Saudade" juntamente com Serrinha, Mariano e Arnaldo Meirelles (foto à esquerda). Em 1937, formou, juntamente com seu irmão, a dupla "Irmãos Laureano" que estreou em disco com "Casando À Bessa" (Ochelsis Laureano) "Roseira Branca" (Ochelsis Laureano). No ano seguinte, os "Irmãos Laureano" gravaram "O Crime Do Restaurante Chinês" (Laureano) e "Amanhecer No Sertão" (Laureano - Ariowaldo Pires), esta última, uma espécie de teatralização da qual também participaram o Capitão Furtado e Dulce Malheiros. Os "Irmãos Laureano" encerraram a dupla em pouco tempo, no entanto, Ochelsis não largou jamais a carreira musical.

Laureano também fez parceria com Ariowaldo Pires não apenas na composição, mas também na Rádio Tupi, no programa "Repouso". E, entre as composições mais célebres da dupla, destacam-se "Agricultura Hoje Tem Seu Lugar", (gravada por Nhá Zefa, Nhô Pai e Capitão Furtado), "A Bandeira Do Caboclo" (gravada pelo Duo Estrela Dalva), "Desafio Disparatado" (gravada por Nhá Zefa e Nhô Pai) e também o grande sucesso "Destinos Iguais" (gravado por diversos excelentes intérpretes, dentre os quais, Inezita Barroso, Duo Glacial e também Tonico e Tinoco).

Em 1945, Laureano fez dupla com Mariano, com quem gravou três discos e juntos fizeram sucesso com a já mencionada "Destinos Iguais" (Laureano - Ariowaldo Pires), "Lola Mariana" (Mariano) e "Boiadeiro Folgado" (Mariano).

Um dos maiores sucessos de Laureano como compositor foi sem dúvida a famosíssima "Moda Da Pinga", moda de viola chamada inicialmente de "Festança No Tietê" e gravada por Raul Torres em 1937 e regravada pela "Madrinha" Inezita Barroso em 1953, no Lado A do mesmo disco 78 RPM que teve no outro lado a célebre "Ronda" (Paulo Vanzolini). "Moda da Pinga" (ou "Marvada Pinga", como também é conhecida) também foi gravada por diversos outros intérpretes, dentre os quais As Galvão, Passoca e Pena Branca e Xavantinho.

Além de ter sido considerado como um dos maiores Violeiros nas décadas de 30 e 40, Laureano também estudou Canto Coral com Heitor Villa-Lobos e foi Professor de Música. Tendo se tornado Evangélico, viajou pelo país ensaiando Corais de diversas Igrejas.

Algumas composições de Laureano:

· A Bandeira Do Caboclo (Laureano - Ariowaldo Pires)

· ABC Do Prisineiro (Laureano)

· A Caçada (Laureano)

· A Madrugada (Laureano)

· A Morte Do Manuelzinho (Laureano)

· A Mulher E O Relógio (Laureano)

· Agricultura Hoje Tem Seu Lugar (Laureano - Ariowaldo Pires)

· Amanhecer No Sertão (Laureano - Ariowaldo Pires)

· Cana-Verde Em Desafio (Laureano - Ariowaldo Pires - Nhá Zefa)

· Cantando No Rádio (Laureano)

· Casamento (Laureano - Soares)

· Casamento Internacional (Laureano)

· Casamento Perdido (Laureano)

· Casando À Bessa (Laureano)

· Chuva de Pedra (Laureano)

· Como Nasceu o Cururu (Laureano - Ariowaldo Pires)

· Crise (Laureano)

· Deixei De Ser Carreiro (Mariano - Laureano)

· Desafio (Laureano - Soares)

· Desafio Disparatado (Laureano - Ariowaldo Pires)

· Destinos Iguais (Laureano - Ariowaldo Pires)

· Em Redor Do Mundo (Irmãos Laureano - Ariowaldo Pires)

· Ensinando A Muié (Laureano)

· Fim De Um Valentão (Laureano)

· Meu Casamento (Laureano)

· Meu Jardim (Laureano)

· Minha Profissão (Laureano)

· Minhas Aventuras (Laureano)

· Moda Da Pinga (Ochelsis Laureano - Raul Torres)

· Moda Das Meias (Irmãos Laureano - Ariowaldo Pires)

· Moda Do Ceguinho (Laureano)

· Moda Do Pito (Laureano)

· Moda Dos Tecelões (Laureano)

· Muié Sapeca (Laureano)

· No Mundo Da Lua (Laureano)

· O Balão Subiu (Laureano)

· O Cavalo E O Boi (Laureano)

· O Cravo (Laureano)

· O Crime Do Restaurante Chinês (Laureano)

· O Diabo E O Mundo (Laureano)

· O Jogo Do Truco (Laureano)

· O Que Eu Vejo (Laureano)

· O Sonho Do Matuto (Laureano - Ariowaldo Pires)

· Patrões E Operários (Laureano)

· Repicando A Viola (Laureano)

· Revolta De São Paulo (Laureano)

· Roseira Branca (Laureano)

· Saudades de Sorocaba (Laureano)

· Situação Dos Homens (Laureano)

· Uma Carta Atrapalhada (Laureano)

· Um Retrato (Laureano)

· Valentia de Voluntário (Laureano)

Nenhum comentário: