Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, abril 11, 2007

Grandes Compositores

Boa Tarde cumpadres e Cumadres,

A postagem abaixo foi colhida no site Boa Musica Brasileira do grande cumpadre Ricardinho

O compositor de hoje, pode se dizer que é bem moderno, mas tem uma musica chamada "Nóis é Jeca mais é jóia", onde fala sobre a mania de copiar os costumes estrangeiros. Com voces Juraíldes da Cruz!!

· Juraíldes da Cruz:


O nome completo é também o nome artístico desse compositor e cantador que nasceu próximo ao pé da Serra Geral, no dia 23/11/1954, no município de Aurora do Norte que, na época, pertencia ao Norte do Estado de Goiás. A cidade natal de Juraíldes da Cruz hoje pertence ao Estado do Tocantins, o mais novo da Federação, o qual passou a existir a partir de 1988.

Cresceu ouvindo manifestações folclóricas regionais tais como Cantigas de Roda, Folias de Reis, e também a voz de cantadores como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, entre outros.

O primeiro lugar que conquistou no GREMI de Inhumas em 1976 deu início à sua carreira artística, a qual incluiu também a participação em diversos festivais, dentre eles, o Festival Tupi-79, onde Juraíldes se apresentou juntamente com Genésio Tocantins, sendo que, no mesmo festival, participaram também compositores e intérpretes do quilate de Caetano Veloso, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença, Fagner e Jackson do Pandeiro, dentre outros.

Com mais de 20 anos "na estrada", Juraildes é considerado como um sertanejo, não apenas por mero modismo, mas sim, um sertanejo que sabe cantar com a simplicidade que veio do berço, guardada no coração. Como um bom cantador, traz no seu canto os valores autênticos da Cultura Regional, que ele aprendeu naturalmente com a linguagem, os hábitos e os costumes do povo de seu lugar.

Juraíldes já teve composições gravadas, por diversos excelentes intérpretes, dentre os quais, Pena Branca e Xavantinho, Xangai e Rolando Boldrin, apenas para citar alguns. O segundo disco de carreira de Pena Branca e Xavantinho, "Uma Dupla Brasileira", lançado em vinil em 1982, produzido por Rolando Boldrin, tem como primeira faixa a bela composição "Memória de Carreiro" (Juraíldes da Cruz), numa belíssima interpretação da excelente dupla do Triângulo Mineiro.

Como intérprete, Juraíldes da Cruz participa do CD "Canta Cerrado", o qual foi gravado ao vivo durante um festival; esse CD contém a famosíssima "Nóis É Jeca Mais É Jóia", em ritmo de Forró, e que é uma crítica bem humorada a certos preconceitos que muita gente tem com relação ao Caipira e ao seu linguajar. Juraíldes da Cruz ganhou inclusive o Prêmio Sharp com essa composição, em 1997.

Juraíldes também tem participação no CD "Eugênio Avelino - Lua Cheia, Lua Nova", lançado pelo "Estúdio de Invenções", no qual interpreta juntamente com Xangai a sua composição "Fuzuê na Taboca".

E Juraíldes da Cruz também participa do CD "Só Forró II" (KCD150) lançado pela Kuarup Discos, que é uma excelente coletânea de Forrós, tendo também as participações especiais de Dominguinhos, Genaro, Heraldo do Monte, Maciel Melo e Jackson Antunes. Juraíldes nesse CD interpreta suas composições "Nois É Jeca Mais É Joia (Juraildes da Cruz), "Pegando Fogo" (Juraildes da Cruz) e "Receita de Mulher" (Juraildes da Cruz). Clique na capa do CD acima e à direita e adquira esse e outros excelentes CDs de Juraíldes da Cruz diretamente da Kuarup Discos.

Além das participações especiais nos CD supra-mencionados, Juraíldes lançou três discos de carreira:

Seu primeiro disco "Cheiro da Terra" foi lançado em 1990 pelo selo "Outros Brasis" e contou com a participação de excelentes músicos tais como Chiquinho do Acordeon, Sebastião Tapajós, Paulo Moura, Jaques Morelenbaum, Fernando Carvalho, Nilson Chaves, Mingo e Xangai, entre outros. Para nossa felicidade, esse álbum também foi lançado em CD.

Em 1998, gravou seu segundo CD, "Lugar Seguro", também de produção independente, pela Devil Discos, com destaque para as composições "Rio Araguaia" (Juraíldes da Cruz - Hamílton Carreiro), "O Melhor da Festa" (Juraíldes da Cruz), "Meninos" (Juraíldes da Cruz) e "Vida no Campo" (Juraíldes da Cruz), além da faixa-título "Lugar Seguro" (Juraíldes da Crus) que abre o CD e também da famosíssima "Nóis é Jeca Mas é Jóia" (Juraíldes da Cruz), já mencionada logo acima. O CD também conta com participações especiais de excelente músicos tais como Miltinho Edilberto, Toninho Carrasqueira, Oswaldinho do Acordeon e Zé Gomes, entre outros.

E, em 2002, Juraíldes da Cruz lançou seu terceiro CD "Hot-Dog-Latino" pela Anhangüera Discos, com destaque para "Se Correr o Bicho Pega" (Juraíldes da Cruz), "Canoa Furada" (Juraíldes da Cruz), "Desatando Nó" (Juraíldes da Cruz) e "Você Tá Doida" (Juraíldes da Cruz), além da faixa-título Hot-Dog-Latino, na qual Juraíldes satiraza "nomes próprios americanos e tupiniquins"...

Em 2000, Juraíldes foi classificado no concurso do Projeto "Rumos Musicais", do Banco Itaú para fazer um Mapeamento Cultural do País. Clique Aqui e conheça o Projeto "Cartografando Sons do Oiapoque ao Chuí", no qual Juraíldes da Cruz participa representando a Região Centro-Oeste e, em especial, o jovem Estado do Tocantins.

E, no mesmo ano de 2000, Juraíldes também esteve no Rio de Janeiro, onde gravou programas na Rádio MEC com os radialistas Ricardo Cravo Albin e Adelzon Alves, além de apresentar um show no Teatro do Serviço Social da Indústria (SESI).

E, em 2002, Juraíldes teve sua composição "Luz Dourada" gravada por Xangai (Eugênio Avelino) no CD "Brasilerança", o qual conta também com a participação especial do Quinteto da Paraíba.


E, segundo Hélio Santos, Juraíldes da Cruz " ...traz o bálsamo de sua infância sertaneja em suas composições, verdadeiras contas no rosário de sua caminhada pela música, sempre voltada para o homem da terra em seus sonhos, alegrias e labuta." Hélio Santos foi o produtor do CD "Made In Dependente Brasil - O Melhor da Música Independente", que é uma coletânea lançada pela "Luz do Sol Produções", da qual Juraíldes da Cruz participa com suas composições "Dodói" e "Cantiga").

Quero aqui destacar o CD "Nóis É Jeca Mais É Jóia - Juraíldes da Cruz e Xangai" (KCD183), lançado recentemente pela Kuarup Discos, onde, juntamente com Eugênio Avelino (também conhecido como Xangai), Juraíldes interpreta 13 músicas, 12 das quais de sua autoria. Destaque para a regravação da célebre "Nóis É Jeca Mais É Jóia" (Juraíldes da Cruz), já mencionada nesse resumo biográfico, além de "Convida Eu (para Bush e Saddam)" (Juraildes da Cruz), "Receita De Mulher" (Juraildes da Cruz) e também "O Bolero De Isabel" (Jessier Quirino) (a única música do CD que não foi composta pelo Juraíldes), apenas para citar algumas. Gravado em Agosto de 2003, esse CD contou com a Produção de Mario de Aratanha e Xangai, e a Direção de João Omar, além das participações especiais de Antonio Adolfo (Piano e Rabeca), Chico Lobo (Viola Caipira), Mariá Porto (voz), Paulo Sérgio Santos (Clarinete) e Oswaldinho do Acordeon. Clique na capa do CD acima e à direita e adquira esse e outros excelentes CDs de Juraíldes da Cruz diretamente da Kuarup Discos.

Algumas composições de Juraíldes da Cruz:

· A Trempe (Juraíldes da Cruz)

· Aliança (Genésio Tocantins - Juraíldes da Cruz)

· Aragem (Lucas - Juraíldes da Cruz)

· Arraste (Fátima Leão - Juraíldes da Cruz)

· Beijo na Boca (Juraíldes da Cruz)

· Bóia Fria (Juraíldes da Cruz)

· Bom Tempo (Juraíldes da Cruz)

· Canoa Furada (Juraíldes da Cruz)

· Cantiga (Juraíldes da Cruz)

· Com Jeito (Juraíldes da Cruz)

· Confissões de um Leitor (Juraíldes da Cruz)

· Desatando Nó (Juraíldes da Cruz)

· Doce Vício (Juraíldes da Cruz)

· Dodói (Ei Flor) (Juraíldes da Cruz)

· Feliz da História Real (Juraíldes da Cruz)

· Florzinha (Juraíldes da Cruz - Braguinha Barroso)

· Fogo da Saudade (Juraíldes da Cruz)

· Fuzuê na Taboca (Juraíldes da Cruz)

· Homem Tem Que Ter Mulher (Juraíldes da Cruz)

· Hot-Dog Latino (Juraíldes da Cruz) Interpretada por Juraíldes da Cruz (6)

· Lugar Seguro (Juraíldes da Cruz)

· Luz Dourada (Juraíldes da Cruz)

· Mais Que Decisão (Sebastião Pinheiro - Juraíldes da Cruz)

· Maxixe Com Cheese-Burguer (Juraíldes da Cruz)

· Memória de Carreiro (Juraíldes da Cruz)

· Meninos (Juraíldes da Cruz)

· Moça Bonita (Juraíldes da Cruz)

· Nas Nuvens (Juraíldes da Cruz)

· Nóis É Jeca Mais É Jóia (Juraíldes da Cruz)

· O Brasileiro (Juraíldes da Cruz)

· O Importante é o Brasil ganhar a Copa (Juraíldes da Cruz)

· O Jaó e a Perdiz (Juraíldes da Cruz)

· O Melhor da Festa (Juraíldes da Cruz)

· O Samba (Braguinha Barroso - Juraíldes da Cruz)

· Pegando Fogo (Juraíldes da Cruz)

· Porta do Tempo (Juraíldes da Cruz)

· Potável (Juraíldes da Cruz)

· Princesinha (Braguinha Barroso - Juraíldes da Cruz)

· Quem Ama Perdoa (Juraíldes da Cruz)

· Quem Planta Colhe (Juraíldes da Cruz)

· Raízes e Rimas (Juraíldes da Cruz)

· Reboliço (Juraíldes da Cruz)

· Receita (Juraíldes da Cruz)

· Receita de Mulher (Juraíldes da Cruz)

· Retalhos de uma roda de frevo

· Reviravolta (Juraíldes da Cruz)

· Rio Araguaia (Hamilton Carneiro - Juraíldes da Cruz)

· Se Correr O Bicho Pega (Juraíldes da Cruz)

· Solteirão Conquistador (Juraíldes da Cruz)

· Some Não (Juraíldes da Cruz)

· Tão Falando (Juraíldes da Cruz)

· Tem Que "Privini" (Juraíldes da Cruz)

· Toda Vez (Juraíldes da Cruz)

· Tributo do Amor (Sebastião Pinheiro - Juraíldes da Cruz)

· Viagem (Juraíldes da Cruz)

· Vida No Campo (Juraíldes da Cruz)

· Você Tá Doida (Juraíldes da Cruz)

Nenhum comentário: