Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

terça-feira, setembro 19, 2006

Mais um pouco da historia da musica caipira

Vamos conhecer mais um pouco da musica caipira, estes dados foram coletados no site viola tropeira , que presta um grande serviço para quem quer conhecer a historia da musica caipira. É um excelente local de pesquisa, assim como o site do nosso compadre Ricardinho no site Boa Musica Brasileira

Vamos até 1929? É que neste ano foi gravado o primeiro e disco de música sertaneja no Brasil.Foi em 78 rotações , com o selo vermelho Columbia . De um lado tinha a música “Jorginho do Sertão “, do outro “Moda de Pião “, as duas de autoria de Cornélio Pires, o “ Bandeirante da Música Caipira” paulista , nascido na cidade de Tietê (SP), em 1884. E quem gravou esse primeiro disco foi exatamente a turma de Cornélio pires.

Em 1933, quatro anos depois do lançamento desse primeiro disco de música sertaneja , foi formada uma das mais antigas e famosas duplas caipiras: Raul Torres ( de Botucatu, SP) e João Pacífico ( Cordeirópolis ,SP). Esta dupla gravou composições de tanto sucesso que, hoje em dia , não existe violeiro e cantador que deixe de apresentá-las. Querem ver alguns exemplos? Então vamos: “Chico Mineiro”, “Cabocla Teresa”, “A Mulher e o Trem”e “Tem Boi na Linha”.

Enquanto Raul Torres cantava junto com João Pacífico , ele também compôs e gravou com Florêncio , seu velho amigo nascido em Barretos(SP) . OS dois fizeram enorme sucesso com as músicas “Apelido dos Jogadores”, “Pingo D’água” e “Moda da Mulata Preta”, este um verdadeiro clássico da música sertaneja.


Até 1928, ocorria a total ausência de músicas caipiras nos catálogos das gravadoras .Tudo devido a uma intolerância do mundo urbano, em relação à música caipira.Por esse motivo que somente no ano de 1937, o clássico do século da música rural, Tristezas do jeca (composta por Angelino De oliveira em 1925, nascido em Botucatu),foi gravado por Paraguassu , com o selo da Columbia ( Continental a partir de 1947) .

Em 1928, Cornélio Pires procurou os diretores da gravadora Columbia propondo que gravassem discos com material caipira autêntico , e ouviu um não,isso não interessa ao mercado, então Cornélio propôs que gravaria por conta própria, o diretor que nem se quer falava português , tentou dificultar ao máximo o projeto de Cornélio , dizendo que queria dinheiro vivo para fechar o negócio . Cornélio saiu foi a rua XV de novembro , centro de são Paulo com um tal de Castro conseguiu o dinheiro emprestado , voltou a gravadora com um pacote de jornal em baixo do braço , jogou na mesa , o diretor assustado perguntou o que era aquilo, “Dinheiro uaí’ , disse Cornélio , o diretor retrucou é muito dinheiro , “Quero cinco mil cópias “( naquela época nem os cantores de maior sucesso faziam tal prensagem) , mesmo assim é muito dinheiro disse o diretor , “quero cinco mil cópias de cada um , vou fazer cinco discos diferentes ,no total de vinte cinco mil discos “. Foi a primeira produção independente do Brasil e talvez do mundo.

Cornélio ainda exigiu um selo próprio , com selo vermelho custando dois mil reis a mais do que os principais sucessos da gravadora , o diretor riu , dizendo “mais também quem vai querer comprar esses discos”.Os discos ficaram prontos em 1929, daí Cornélio saiu em dois carros em direção a Bauru , a notícia da existência de discos caipiras alvoroçou o interior paulista.De Jundiaí a Assis , de Sorocaba a São José do Rio Preto, todos queriam as tais gravações das duplas das fazendas de Tietê, antes de chegar a Bauru Cornélio já havia vendido todos os discos , telegrafou para a gravadora pedindo uma nova prensagem de cinqüenta mil cópias, a gravadora reconheceu seu erro , e exigiu direito de distribuir os discos, Cornélio Pires era mais um idealista do que comerciante , autorizou a gravadora distribuir os seus discos.

A era da música caipira no Brasil havia se iniciado “ a Philips gravadora do Rio de Janeiro, manda um estúdio portátil para a cidade rival (Piracicaba) para a dupla pioneira Mandi e Sorocabinha gravar com sua turma discos caipiras, aparecendo pela primeira vez os gêneros Moda de Viola, Cateretê , Catira , Cana Verde, Corta Jaca, Toada Paulista, Moda Campeira entre outros.


Raul Torres
Natural de Botucatu, SP, 1906. Fez dupla com o violeiro Florêncio ganhando destaque como umas das mais importantes duplas caipiras. Além de seu talento como cantor Raul Torres teve destaque como grande compositor . Fez várias composições de grande destaque que ganharam a preferência nacional como Minas Gerais, Mestre Carreiro, Do Lado que o Vento Vai , A Moda da Mulata Preta e muitas outras de igual valor. No entanto os seus maiores sucessos foram em parceria com o não menos importante João Pacífico com quem fez Chico Mulato, Cabocla Teresa , Mourão da Porteira e Pingo d’água.Raul Torres faleceu em São Paulo em 1970.



João Pacífico

Natural de Cordeirópolis, SP, 1909. Ainda adolescente transfere-se para a cidade paulista de Limeira , época em que se inicia com a música tocando bateria na orquestra do cinema daquela cidade.Segue mais tarde para Campinas-SP, e também continua atuando com a música e desta vez na Orquestra Sinfônica de Campinas também como baterista.Transfere-se mais tarde pra São Paulo onde conhece Raul Torres e recebe o apoio dos poetas modernistas Mário de Andrade e Guilherme de Almeida.Em 1936 faz em parceria com Raul Torres o clássico da música sertaneja, Chico Mulato, em seguida a antológica Cabocla Teresa.Continua compondo ao lado Raul Torres e em 1942 surge o sucesso Mourão da Porteira.Dois anos mais tarde aparece Pingo d’água .A partir daí não para mais e os novos sucessos vão surgindo e entre elas No Banquinho.A história de um Prego , Alpendre da saudade, o belíssimo poema Doce de Cidra e, tantos outros,Em 1979gravou um LP solo cantando e declamando com o titulo “João Pacífico”, no qual encontramos entre outras preciosidades , Três Nascentes , Vai se chamar Saudade, No Fim da Estrada. Por tudo que escreveu , cantou e declamou,João Pacífico , reforça sua imagem de mito dentro do universo da música sertaneja de raiz .Faleceu aos 89 anos , no dia 30 de dezembro de 1998, pobre e esquecido do mercado da mídia .

Um comentário:

Anônimo disse...

Meus parabéns, vcs estão dando uma grande contribuição para a cultura brasileira ,mantendo sempre viva a música sertaneja de raiz.Continuem sempre com esse espírito pois nós brasileiros somos todos caipiras com muito orgulho.